A Música que Mudou Minha Vida - Robin Benway

Livro: A Música que Mudou Minha Vida
Autor (a): Robin Benway
Editora: Galera Record
Ano: 2009
ISBN 978-85-01-08321-0

“A vida de Audrey Cuttler não tem sido a mesma desde que aquela música chegou ao topo das paradas. Ela só queria ir a shows, andar com os amigos e, talvez, arrumar um encontro com o gatinho do trabalho, mas agora Audrey é...famosa! Não famosa tipo coisas-grátis-e-crachás-para-o-camarim. Famosa tipo paparazzi-escondidos-nos-arbustos, o-pior-momento-de-sua-vida-estampado-por-toda-a-primeira-página. Tudo por causa da música que o ex-namorado fez sobre o rompimento dos dois - o hit do momento, quer dizer, um desastre."

Oie, tudo bom?

Essa semana tive uma grata surpresa ao ler esse livro que é um infanto-juvenil mais adultizado (não existe essa palavra, rs). A protagonista do livro A Música que Mudou Minha Vida é Audrey, uma adolescente de 16 anos que vê sua vida se transformar depois que termina com seu namorado Evan. Ele é vocalista da banda Do-Gooders e nunca foi a melhor companhia do mundo principalmente pelo seu egocentrismo e ela chega a fazer uma lista de motivos para terminar o relacionamento.

Logo após o término Evan escreve uma música sobre isso chamada Audrey, espere! e toca em um show na cidade. A primeira reação de Aud é a pior possível ao ver que não só a música era boa, como também as pessoas estavam gostando. Depois disso não demorou muito para que começasse a tocar nas rádios locais e a banda fizesse shows em outros estados e países.

O grande problema é que o sucesso da música afetou a "musa inspiradora" e Audrey tornou-se uma celebridade instantânea. Em pouco tempo sua vida é invadida com especulações, fotos em revistas e jornais e xingamentos na internet. Invadem seu celular, sua conta de e-mail e msn e ela chega ao ponto de não sair mais de casa. Enquanto isso, sua amiga Victoria vê apenas as vantagens que o reconhecimento pode trazer como conseguir ingressos para os melhores shows e receber produtos de beleza de graça. Mas será que é essa a exposição que ela quer?

Audrey é uma adolescente diferente, engraçada, que curte bandas de rock, gosta de ir à shows com a amiga Victoria e também faz colagens na parede do quarto. Gostaria de falar um pouco sobre Victoria, uma das personagens mais engraçadas que já vi no meio literário. Tem algumas partes que eu ria tanto que as pessoas na rua ficavam olhando (quem nunca?). Ela é a melhor amiga de Audrey e passa todo esse alvoroço ao lado dela dando apoio moral e auxílio emocional...sem contar que ela e Jonah, seu namorado, são super engraçados quando estão juntos.

Quando Audrey, Espere! chega entre as 10 músicas mais tocadas pela Billboard, a vida de nossa protagonista fica insuportável. Ela tem que estudar separadamente dos alunos e seu trabalho se torna bem difícil porque seus "fãs" vão o tempo todo no local apenas para tirar uma foto ou conversar com ela. Mas as coisas parecem melhorar quando James, que trabalha na sorveteria junto com ela no shopping, parece uma pessoa muito mais interessante com seu jeito tímido e gosto musical apurado..

É um livro muito bom, apesar de ter uma queda de rendimento no meio da história, mas fica ótimo novamente nos últimos capítulos. A narrativa traz uma boa discussão sobre a invasão de privacidade, algo comum hoje em dia com as redes sociais e os vídeos famosos na internet. Só que no livro ela não se expôs e sim foi exposta. Qual o limite para falar de uma pessoa ou expor sua intimidade na internet ou na televisão?

Pense nisso! Espero que tenham gostado da resenha de hoje.

Beijos!


5 comentários

  1. Li esse livro ano passado e achei muito legal! Gostei ainda mais das músicas citadas ao longo da leitura, pois são ótimas.
    bjs

    www.marianaesuaestante.com

    ResponderExcluir
  2. Sim, são muitas referências musicais no decorrer da história. Isso tbm é muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro está na minha lista há séculos, Aline!!! Sou super curioso a respeito!
    Beijo,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  4. Oi, flor.
    Ainda não li o livro. Mas já tenho ele na minha lista a muito tempo, e anda não tive a oportunidade de ler.
    Gostei da resenha.=D

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee to os posts cada dia melhor ...

    Tem mais um TAG lá para vc querida !!

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/2013/04/tag-11-coisas.html

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin