A Queda da Bastilha - Leila Kruguer + Entrevista

Oie, tudo bom com vocês?

Vim ao blog apresentar o trabalho da Leila Krüger, autora brasileira e parceira do blog. Recentemente ela lançou A Queda da Bastilha, um livro de poemas e poesias lançado pela Confraria do Vento. Ela me enviou o livro que possui lindos textos. Eu nunca li muitas poesias em minha vida, mas fiquei apaixonada pelos textos de A Queda da Bastilha.

A Queda da Bastilha - Confraria do Vento

Escolhi o meu texto preferido no livro:


Leões

"Você só tem um coração; não o entregue a quem não saberá carregá-lo com ternura. Não o entregue aos leões, para que o dilacerem a dentadas selvagens que ficam marcadas por muito tempo. Às vezes para sempre. Não se entregue a quem não te devolve. Não se negue... Você só tem um coração e ele está só dentro de você; não o perca de vista... é necessário alcançá-lo entre o êxtase e a razão, em pontos de equilíbrio raros e fundos. Mas o coração é pena, um ventinho de amor o leva às estrelas... Você só tem um coração, segure-o firme na sua mão. Diga-lhe que é seu - embora ele não vá escutar. Mime-o, converse com ele sobre os novos verões que poderão mudar tudo. Ensine a ele poesia, quem sabe Vinícius de Moraes e um pouco de Clarice Lispector. E também a música, já que ela tem a capacidade inacreditável de compreender o invisível. Você só tem um coração, não o hipoteque, não o empreste e muito menos o dê - a não ser que receba outro coração em troca, um que você queira. Não o dê assim para qualquer um, um embrulho estranho sem destino certo. E o mais importante: dê! Um dia... Preserve-se. Não demais, não de menos. Você só tem um coração e nele cabe o amor. Ainda que transborde. Ainda que amoleça, endureça e depois transforme. Amor é matéria de mistério, coração e matéria de infinito. Sem mais explicações! Mas sabemos que todas estas milhares de fórmulas sobre o coração já se provaram falhas... Então apenas tente salvá-lo. Descubra sua própria salvação, guarde-a com sua chave e com seu nome, ainda que esse nome não seja amor. Embora vá provavelmente ser, sem talvez você saber." (pág. 35)

Fiz uma entrevista com a Leila para que ela falasse um pouco sobre seu trabalho, suas inspirações, suas referências e seus próximos projetos:

Leila Krüger nasceu em Ijuí, a noroeste do Rio Grande do Sul. É romancista, poeta e contista. Tem poemas e contos publicados em jornais e revistas. Lançou Reencontro, seu primeiro romance, em novembro – 2011, pela Ed. Novo Século – SP. Classificou-se em quarto lugar no XXXIII Concurso Internacional Literário, nas categorias Poesia e Conto, que foram publicados na coletânea Amanhã, Outro Dia, pelas Edições AG, em 2011. Também foi selecionada para a antologia Tempo de Tudo: Contos, da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2011. Em 2012 lançou A Queda da Bastilha, pela editora Confraria do Vento – Rio, seu primeiro livro de poemas, e participou da antologia Espelho da Alma, pela Ecograf.

Como foi a experiência de escrever um livro de poesias?

Leila: Na verdade eu nunca pensava em publicar um livro de poemas, mas fui incentivada pelo grande poeta e amigo Majela Colares, que me ensinou a realmente conhecer e apreciar poesia. São poemas que foram escritos sem a pretensão de publicar, em sua maioria. Envolvem vários temas da vida e do cotidiano, como amor, perdas, saudade, desejo, reflexões sobre a vida. São poemas simples, que vieram direto de mim, em uma experiência engrandecedora e única. Sem linguagem formal ou palavras difíceis para enfeitar, mas uma poesia não muito extensa e repleta de essências e sentimentos. A Queda da Bastilha não é um livro sobre a revolução francesa, mas sobre uma revolução interna e de muitas pessoas, não só minha. A revolução de descobrir seus recônditos e quem se é.

Qual a sua inspiração para escrever o livro?

Leila: Meus sentimentos, minha vida e alguns poetas que admiro. Vou dar umas dicas: Mario Quintana, Ivan Junqueira, Manoel de Barros, Fernando Pessoa e meu amigo Majela Colares, que além de amigo
é um grande poeta com vários livros publicados.

Você tem preferência por algum gênero literário?

Leila: Tenho preferência por boa literatura. Mas prefiro romances, desde que não sejam clichês, e livros de aventura ou suspense com temas históricos, vertente que vem sendo bastante explorada no mercado literário. Meu próximo romance vai pertencer a essa categoria, ou seja, uma mescla de romance com aventura em cenário histórico.

Qual autor te inspira?

Leila: Saramago, Dan Brown por sua perspicácia ao unir aventura e História, gênero que também é desenvolvido, porém às vezes muito prolixamente, por Umberto Eco; Clarice Lispector é minha diva, a escritora em quem mais me inspiro. Também Mario Quintana, Hermann Hesse, Erico Verissimo...

Você já sabe como será seu próximo livro?

Leila: Como falei antes, pretendo que seja um romance de aventura e histórico. Mas tenho o projeto de um livro de contos e não sei qual vai sair primeiro. Acho que só em 2014 meu próximo livro, por enquanto vou divulgando Reencontro e A Queda da Bastilha. Meu próximo romance tem o roteiro mais ou menos pronto e já comecei a escrevê-lo, mas ainda estou buscando informações para fazer um thriller emocionante e atraente.

Fale um pouco sobre as mudanças em seu site?

Leila: Bom, tem coisas sobre mim e minhas obras, tem a lojinha na qual é possível adquirir meus livros com um desconto bom, tem um visual novo e dá para ler o primeiro capítulo de Reencontro lá. Acessem: www.leilakruger.com.br. Também gostaria de falar do meu blog novo: http://leilakruger.blogspot.com.br, visual novo e sempre postagens com meus escritos e novidades.

Agradeço a oportunidade da entrevista e desejo que os leitores possam se deparar com Reencontro, uma história de amor, superação e fé, e com A Queda da Bastilha, que é um livro que pretende ler o leitor.

E aí gostaram? Comentem, compartilhem e participem das promoções!

Até a próxima, Beijos!

Um comentário

  1. Oie Aline.

    Confesso que não gosto muito de poesia e poemas. Posso ter lido e gostado de algum há muito tempo, mas não ao ponto de me lembrar.
    Eu comecei a ler o livro Reencontro da Leila, mas confesso que desisti - pelo menos por enquanto - por ser bem melancólico e não fazer muito bem parte do gosto literário que eu tenho.

    Desejo bastante sucesso para ela.

    Beijos,

    Raphaela
    @EqualizeLeitura
    http://www.equalizedaleitura.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin