As Vantagens de ser Invisível - Stephen Chbosky

capa vantagens de ser invisível
Livro: As Vantagens de ser Invisível
Autor (a): Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Ano: 2007
ISBN 978-85-325-2233-7

"Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela."

Oie, tudo bom?

Sabe quando você termina um livro se perguntando os motivos das pessoas gostarem dele? Foi essa a sensação que tive ao terminar As Vantagens de ser Invisível. O livro é contado através de cartas escritas por Charlie para um amigo e nelas ele conta sobre seu cotidiano. Na narrativa não fica claro se esse amigo é real ou imaginário.

Charlie não é um adolescente estranho, desajustado, esquisito, sensível e invisível. A narrativa começa com ele contando sobre o suicídio de seu amigo Michael e como ficou sozinho após a sua morte. Ele tem apenas 15 anos e começa uma amizade com Patrick e Sam, irmãos veteranos no colégio que podem ser rotulados como alternativos.

"Só queria que Deus, ou meus pais, ou minha irmã, ou alguém, me dissesse o que há de errado comigo. Que me dissesse como ser diferente de uma forma que faça sentido. Que fizesse tudo isso parar." (pág. 149)

"-Charlie, você é tão idiota ás vezes. Sabia disso?
-Sabia. Mesmo. Eu sei disso. Sério." (pág. 163)

Com os dois, Charlie conhece o amor, as drogas, as bebidas alcoólicas, o mundo das festas e da música. Um aspecto que me incomodou nesse livro, foi o excesso de incitação às drogas e ao álcool. Podem me chamar de careta, mas não é um assunto que eu goste de ver tão explicito ou utilizado em um livro como algo comum. Mas, como a história se passa no inicio da década de 90 eu tentei ver com os olhos daquela época.

Charlie se apaixona por Sam e ela se torna um porto seguro para sua mente tão conturbada. Ela me pareceu a pessoa mais sensata e mais predisposta a compreendê-lo.

O protagonista tem uma relação muito boa com seu professor Bill que lhe reporta diversos livros para ler e depois pede que ele escreva sobre eles. Apesar de ser tão diferente, Charlie é muito inteligente e Bill foi capaz de captar o seu melhor. Bill é como aqueles professores que ficam marcados na sua vida acadêmica.

No final o autor revela os motivos para que ele tenha esse comportamento e isso me surpreendeu porque eu não tinha imaginado em nenhum momento da narrativa. O livro faz com que você reflita sobre determinadas situações e aspectos psicológicos. Mas, o livro não me agradou como eu imaginava. Tirando o Charlie, os outros personagens não me cativaram.

O protagonista também fala muito de sua família, sua mãe, seu pai, seu irmão mais velho que vai para a faculdade e sua irmã. Eles sempre são citados nas cartas escritas por ele e cada um, do seu modo, tenta entendê-lo.

É um livro curto com pouco mais de 200 páginas, mas com uma narrativa cheia de assuntos intrincados e sérios. Charlie é um representante dos abastados da sociedade que não segue regras determinadas. Ele gosta de viver plenamente, mas sabe que algo está errado e lhe incomodando. O leitor também sente esse "incômodo" que só passa no final do livro.

Beijos!

22 comentários

  1. Oi Aline! Sou absolutamente encantada com esse livro... Que pena que você não gostou tanto. Já viu o filme? É ótimo...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, ainda não assisti ao filme, mas agora como li o livro pretendo vê-lo.
      Espero que eu goste mais!
      ;)

      Excluir
  2. Eu adoro esse livro, mas minhas amigas, como você, também não gostaram muito! "/

    Abraços
    Rafa-Eu + Livros
    blogeumaislivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ai, todos falam tão bem do livro e eu ainda não consegui ler :/ adorei o filme, não vejo a hora de conseguir realizar a leitura.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie, minha amiga vim visitar *.*
    eu não gostei dessa capa, e fiquei um pouco confusa e olha que só lendo tua resenha, rsrs, e isso me deixou curiosa para sabe como me sentirei com o livro, espero conseguir ele logo pra tirar minha dúvida.
    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  5. Tenho vontade de ler o livro e ver o filme. Gosto de ler o livro antes e só depois ver o filme. Vou tentar conseguir o livro.

    Adorei o seu blog! Estou seguindo.

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br
    *Ficarei feliz com uma visita sua ao meu blog!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. oi Aline. Ainda não li o livro, mas tenho muita curiosidade. Eu acho que sei qual foi essa coisa revelada no final, porque li uma resenha que comenta um tema abordado livro que as outras não mencionaram, e acho que é o final, snifff, rs.
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tem esse tipo de coisa no livro, tento falar o mínimo porque é muito chato ler spoiler.
      ;)

      Excluir
  7. Oi Amiga, saudades de vc!!!!
    Eu queria ler esse livro realmente o povo fala muito dele né,
    gostei da sua resenha e concordo contigo quando o livro foca
    demais em um assunto ainda mais sendo drogas e álcool é meio
    desnecessário, sabemos que isso existe mas não precisa
    escancarar digo isso pois tenho um filho adolescente que leria
    essa livro!
    Bjkas
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  8. Eu não fiquei muito empolgada para ler esse livro por causa do filme, não gostei dos atores escolhidos. Só que de uns tempos para cá, estou lendo umas resenhas muito boas, como a sua e a minha curiosidade tem aumentado. Vamos ver se leio esse ano ainda.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho vontade ler, todos falam tri bem do livro, quero ver o filme e se gostar vou ler o livro com certeza.
    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii!!
    Tento tanta vontade de ler esse livro!
    Parece ser uma narrativa repleta de assuntos relevante que nos fazem refletir. Gosto de livros assim.
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline! ^^
    Ainda não li esse livro, mas já coloquei na minha lista de leituras. O problema é que a história não me conquistou assim no nível máximo, e como já tem um filme, fico tentada a assisti-lo antes de ler.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Agora fiquei curiosa sobre esse final! rsrs

    ResponderExcluir
  13. Sei exatamente como é essa sensação de se perguntar o porque todo mundo gosta do livro, tive isso quando li "Estilhaça-me". Eu pensei: "O que tem de mais neste livro? Ele é muito chato!" kkkkkk
    Agora a respeito do comentário que você fez sobre drogas e ao álcool no livro... Hoje em dia esse assunto é tratado como se estivéssemos falando do tempo e é melhor que seja assim porque pode abrir os olhos de muita gente, se drogas e ao álcool for tratada como algo proibido de se falar então muita gente desavisada vai se ferrar mais do que as pessoas que sabem os resultados disto e mesmo assim usam se ferram.
    É a primeira resenha que vejo desse livro que o resenhista não gostou. Agora mesmo que tenho que ler para tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oie, tudo bom?
      Eu não gosto não é do fato de falar das drogas em um livro, mas pelo uso indiscriminado que os personagens do livro fazem.
      ;)

      Excluir
  14. Ainda não li esse livro, mas vi o filme e gostei bastante, minha amiga se apaixonou pelo livro, só não entedi a relação do Charlie com a tia dele, ele tem algum trauma com ela?
    Acho que só vou saber direito lendo o livro, ah a resenha está ótima.
    Beijos e abraços

    ResponderExcluir
  15. Acho que sou a única pessoa do mundo que ainda não leu e nem viu o filme =/ mas já ouvi falar muito bem do livro, ele parece algo bem agradável de ler, eu sinto que ele vai me prender do começo ao fim principalmente porque o protagonista é um colegial e eu amo livros que envolvem esse mundo escolar, amo os conflitos internos da adolescência, as descobertas que fazemos nesta fase e tal.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Você conseguiu me cativar com sua resenha. Não abordando apenas os "aspectos" que você considera negativo, mas, como em toda boa resenha, contando sua verdadeira história. Sem rodeios. Devo dizer-te que tive o mesmo sentimento em relação a "As vantagens de ser Invisível." Ficou um grande vazio em mim durante a leitura, nada que eu dissesse: Uau, realmente valeu apena ter parado para lê-lo. Foi sim, absorvida pequenas e boas lições, mas digo e repito, sinceramente? Nada de tão mais.
    Um beijo!
    Paula, Poetisa & Literária

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin