E Se Fosse Verdade... - Marc Levy

Livro: E Se Fosse Verdade...
Autor (a): Marc Levy
Editora: Suma de Letras
Ano: 2013
ISBN 978-85-8105-135-2

"A história se passa em São Francisco, em julho de 1996. A jovem e bela Lauren, estudante de medicina, sofre um acidente de carro, entra em coma e vai parar no mesmo hospital onde trabalha. Apesar de seu estado, Lauren consegue, espiritualmente, voltar para o seu antigo apartamento. Lá, encontra Arthur, o arquiteto que é o novo morador do imóvel e a descobre no armário do banheiro ao ir tomar banho. Ele é a única pessoa que consegue vê-la, ouvi-la e senti-la."

Oie, tudo bom?

O que dizer quando a história de um livro te emociona? O que pensar quando a narrativa te atinge de uma forma inimaginável? Como lidar com um amor que transcende o físico, não tem explicação e muito menos sentido? E Se Fosse Verdade é muito mais que uma adaptação que virou sucesso cinematográfico. É uma singela e linda história de amor de um casal incomum.

O livro tem como protagonistas a Lauren e o Arthur. Ele é um arquiteto que mora em um belo apartamento na cidade de São Francisco, no antigo apartamento de Lauren. Ela é uma médica e um dia ele a encontra dentro do seu armário e pensa que é uma moradora de rua ou uma perseguidora.

Enquanto isso, Lauren tenta explicar que é uma espécie de "fantasma", pois está em coma há vários meses depois de um grave acidente de carro. Obviamente ele não acredita, mas ela consegue convencê-lo a ir ao hospital onde ele está internada.

Eu nunca tinha lido nada do Marc Levy, mas fiquei encantada com a leveza que ele escreve e a empatia de seus personagens. Quando Lauren aparece na vida de Arthur, ele é taxado de maluco, por falar sozinho na rua e pelas suas atitudes esquisitas. Porém, em nenhum momento ele hesita em ajudá-la e busca soluções para o coma em que ela se encontra.

"Quando a gente divide o pouco que tem é que realmente está dando alguma coisa." (pág. 79)

Acho que quem quer dividir com o outro uma etapa da vida deve deixar de acreditar ou querer que acreditem ser possível entrar numa história importante sem realmente estar disposto a dar. Não se chega à felicidade com medo." (pág. 84)

A relação entre eles fica mais estreita com o desenvolvimento da narrativa e posso afirmar que poucas vezes vi um casal com tanta "química". Principalmente depois que a mãe dela autoriza a realização da eutanásia, uma vez que o quadro clínico de Lauren não apresentava mudanças.

Um personagem importante na narrativa é Paul, sócio e melhor amigo de Arthur, que fica bem preocupado com as atitudes do amigo. Ele pensa que Arthur ficou louco e até marca um check-up para ele. Mas, Paul se mostra um verdadeiro companheiro ao se envolver nas situações mais absurdas e perigosas para ajudá-lo. Gostei bastante dessa relação entre eles porque foi bem trabalhada sem ser piegas ou forçada. Além disso, Paul é responsável pelas frases mais engraçadas do livro.

A questão familiar envolvendo Arthur e sua mãe também é um tema importante na história que não foi utilizado no filme. É um relacionamento muito bonito que me emocionou bastante no decorrer da narrativa. O autor criou uma trama onde é fácil se afeiçoar aos personagens, principalmente pelo fato do livro ter apenas três personagens centrais. 

Recomento que todos que assistiram ao filme leiam o livro porque a história é bem diferente da versão cinematográfica. Recomendo muito a leitura para quem gosta de drama misturado com romance.

"Quem ama tem  que gostar tanto dos defeitos quanto das qualidades, não dá pra separar uns dos outros." (pág. 161)

Espero que vocês possam ter a mesma sensação prazerosa que eu tive ao ler esse livro.

"Coragem é agir para o bem e para o melhor, no momento necessário, sem calcular as consequências possíveis." (pág. 213)

Beijos!

80 comentários

  1. OMG, me apaixonei pelo livro... Sério sua resenha me emocionou hahaha, quero muuuuito ler

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pela sua resenha, já deu pra notar alguns pontos bem diferentes do filme. Eu AMO o filme, e agora me enchi de expectativa pra amar o livro também. Fora que não conheço ninguém que não goste da escrita do Levy.

    Bejinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, tudo bem?
    Já li algumas resenhas positivas sobre o livro. Surgiu um pouco de interesse ao lê-lo, mas como estou com uma lista um pouco longa ficará no final da fila. Em todas as resenhas falam isso, de que a história não tem nada a ver com o livro. Como adoro o filme, lerei o livro para comprovar o que foi dito na sua resenha.
    Beijos da Cah!

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!

    Eu amo esse filme e já tenho o livro na estante só esperando a vez de leitura. Fiquei receosa quando disse que o livro é bem diferente, já aconteceu de acabar me decepcionando com o livro por conta disso rs' Espero que seja só acréscimos e não uma mudança muito grande de uma versão para a outra. Ótima resenha!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei o filme e espero adorar o livro também.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee sua linda =)
    Que capa linda! Ao ler tua palavras que foi uma adaptação, fui ler a sinopse, e lembre que o já li esse livro, mas com outra capa, também gostei da escrita, dei umas risadas, mas confesso que gostei mais do filme, se bem que foram sentimentos diferentes, com o livro me emocionei e com o filme achei muito engraçado, fiquei com dor na barriga de tanto ri.

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh

    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  7. Nuss, essa sinopse foi de tirar o fôlego, deu até medo asuahsaushas
    Mas o livro parece ser bem interessante e divertido, eu gosto desse tipo de enredo, que está envolvido espíritos, as vezes me deixa meio assustada, mas agora eu acho bem engraçado na maioria das vezes. Parabéns pela resenha, muito boa!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu li esse livro deve ter umas 2 semanas... Eu gostei, mas prefiro o filme rs
    Não esperava tantas frases de auto ajuda no livro e gosto mais de comédia romântica kkkk
    Mas gostei o livro... é uma história legal sim.
    Sua resenha ficou ótima.
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já vi o filme várias vezes, mas não tenho vontade alguma de ler o livro. Não sei porque, mas aquilo que acontece no filme em si me basta.
    Fico feliz que tenha te deixado tão emocionada e sem palavras.

    Beijos
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  10. Oi flor!

    Olha, eu curti muito o filme, a história é realmente linda, mas nunca li esse livro por dois motivos:
    1) Já sabia que a história seria mega diferente (mas acabei de decidir ignorar essa parte porque parece igualmente linda).
    2) Já ouvi muitas reclamações da escrita do autor.
    Então resolvi primeiro ler os dois livros que tenho dele na estante pra ver se curto, se sim, eu leio esse! Huhauahau otima resenha!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Quero tato ler esse livro,
    sou apaixonada pelo filme e o livro é o mais desejado da
    minha lista, não vejo a hora de ter meu exemplar em mãos
    pra conhecer essa estória que tanto amo mais detalhadamente

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei muito dessa nova capa, eu por enquanto só vi o filme que adoro!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  13. Oiee

    Adoro livros assim quero muito ler esse talvez eu tenha assistido a um filme parecido mas ja faz muito tempo não sei se seria relacionado a esse livro .

    Amei a resenha

    Beijos

    http://www.livrosechocolatequente.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Vou ficar só com o filme mesmo! Rs. Ele não me atraiu muito.
    Ah, e meu blog está comemorando dois anos de existência, e está rolando uma super promoção valendo 4 incríveis livros! Passa lá depois quando tiver tempo para participar. :)
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  15. Oie Alyne =)

    A cada resenha que leio, mas fico desanimada com esse livro =/
    Todo mundo parece unânime quando diz que o filme é melhor. Ainda não desisti de ler o livro, mas confesso que estou sem muitas expectativas.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Gosto de livros que mexe com o emocional da pessoa. E esse livro me passou muito isso. Boa resenha.
    Um beijo, Ariane
    www.diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Aline!
    Bom, o filme é muito lindo, já o livro eu não conheço. Gostei da sua resenha, me empolgou. Vou pegar para lê-lo qualquer dia desses.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu assisti o filme tipo DIVERSAS vezes e simplesmente amo, já que a história é tão emocionante sabe. Com certeza vou dar uma chance para o livro :D
    Ótima resenha e valeu pela dica

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro mas fiquei meio tocada e com vontade de ler :)

    ResponderExcluir
  20. Já vi o filme diversas vezes mas não sabia que tinha o livro...
    Fiquei curiosa para ler pois um livro que te emocionou tanto deve ser ótimo.
    Se for ainda melhor que o filme, com certeza é hiper emocionante
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Eu assisti o filme e gosto muito da história. Para falar a verdade, só fui saber que tinha livro há pouco tempo atrás, mas como sempre prefiro os livros aos filmes, fiquei muito curiosa para ler. Sua resenha foi bem empolgada e pelas suas palavras, mesmo tendo visto o filme, vale a pena ler o livro, principalmente porque tem coisas diferentes, como você disse.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Aline!

    Sou louca para ler esse livro, adoro o filme! A resenha está linda, emocionante! Desde que soube que era um romance, quero lê-lo. Beijos!

    Letícia Valle
    litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Eu amo o filme, já vi várias e várias vezes. Nem sabia que tinha um livro sobre! Já estou morrendo de vontade de ler. Pois sempre gosto mais do livro que do filme, sempre é mais complexos e tem mais personagens. E esse parece não ser diferente. E a capa é linda! Também nunca li nada desse autor!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  24. O filme é muiito bom, um dos meus preferidos!
    Nunca li o livro (por motivos de: descobri que tinha a pouco tempo), e quando vi ops é do MARC LEVY fiquei =OOO os livros dele são demaaais!
    então preciiiso deste livros!

    ResponderExcluir
  25. Eu nunca havia me interessado de verdade para ler esse livro, já que conhecia mais ou menos a história pelo filme e, sei lá, a vontade de ler não havia aparecido, de qualquer forma. Mas, parando um pouco para ver sua resenha... talvez eu lhe dê uma chance; e eu costumo gostar mais dos livros do que dos seus filmes, sempre gosto de ver mais história, mais exploração do tema e dos personagens, e tal. =) Inclusive, sua resenha ficou ótima!
    Beijos...

    ♥ SammySacional.blogspot.com ♥
    ♥ DandoUmaDeEscritora.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  26. ,OMG me apaixonei pelo livro,esse ja vai para a lista dos que eu quero ler *---* ,sua resenha foi muito bem feita ,parabens!!

    ResponderExcluir
  27. Gente é tão fofooo! Um livro muito bom, uma história deliciosa. O filme dele é bem legal também, mas a pena é não ser exatamente igual. Uma leitura muito prazerosa mesmo, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  28. Sou apaixonada por esse filme já assistir varias vezes , nem sabia que tinha livro rs , gostei da resenha prabéns :))

    ResponderExcluir
  29. Sempre assisti o filme muito bom , não sabia que tinha livro rs , amei a resenha :)
    parabéns beijos :*

    ResponderExcluir
  30. Oii!!
    A introdução da sua resenha tá repleta de sentimentos, desde que assistir ao filme, minha vontade de ler o livro é imensa. A história de amo desse casal é uma das minhas favoritas. Como você disse que a história é bem diferente do filme, espero me surpreender ainda mais.
    Leitura obrigatória para mim!
    Beijos

    Elidiane Ferreira
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  31. Poxa, nem sabia que o filme era baseado em um livro. Adorei a sua resenha, mais um livro para minha gigante listinha do "Quero Ler".

    Beijos <3

    Nicoli
    http://blog-mundodaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Quero muito ler esse livro, o filme é realmente uma gracinha mas deu para perceber pela sua resenha que, como sempre, foram feitas muitas mudanças na história. No filme ela não sabe que está em coma e também a mãe de Arthur não é mencionada, pelo menos que eu me lembre.

    ResponderExcluir
  33. Realmente não sei o que pensar sobre esse livro, devido às mais diversas opiniões que eu li sobre ele. Apesar de eu adorar o filme, o fato do livro ser tão diferente dele e ter esse toque de auto-ajuda que eu detesto, também não sou tão fã de romances e principalmente não gosto de coisas que fujam da realidade. Aceitei isso no filme por ser uma comédia, mas se no livro a relação entre um fantasma e uma pessoa for tratada como um acontecimento normal, daí ele definitivamente não vai funcionar pra mim. Por outro lado, a curiosidade fala mais alto e só por isso eu ainda tenho interesse em ler o livro, apesar de não achar que vai me agradar tanto, por gostar muito do filme eu darei uma chance. Só espero que não estrague o filme pra mim, que é uma das minhas comédias românticas preferidas. E também tem as resenhas positivas como essa, que me estimulam um pouco mais a lê-lo. Enfim, só lendo pra poder formar uma opinião contundente. ;D

    ResponderExcluir
  34. Essa capa é tão linda...
    Eu quero ler o livro justamente por causa do filme, eu ADORO o filme, mas li em algumas resenhas que existem diferenças entre os dois, assim não fico esperando exatamente a mesma coisa.
    Acredito que E se fosse verdade é um livro precioso, intenso, fascinante. De uma história improvável, Marc Levy parece nos surpreender e nos fazer refletir sobre o verdadeiro sentido da vida, da palavra esperança e do sentimento mais puro de todos, o amor.
    Quero ler
    Bjus

    ResponderExcluir
  35. Amei a resenha! Já assisti o filme e estou louca agora para ler o livro! beijos.

    ResponderExcluir
  36. Eu amo esse filme, mas fiquei muito feliz em saber que a historia do livro é bem diferente, e ainda assim, é tão boa quanto o filme! Adoro um romance cheio de drama e com certeza essa historia já me conquistou, alias, Marc Levy, escreve bem demais, nunca me decepcionei com nenhum livro dele! Amei a resenha! :)

    ResponderExcluir
  37. Essa história me fascina. Vi o filme, mas quero ler o livro, pois sempre tem mais detalhes da trama.
    Acredito que seja bom também.

    Beijinhos**

    ResponderExcluir
  38. Já vi o filme e realmente a história é encantadora, tanto que não resisto e vejo outra vez qdo passa na tv, rs...
    Imagino que o livro seja bem superior, como sempre acontece, com riqueza de detalhes e coisas que o filme não consegue contar.
    A história é instigante, acho que vou sofrer torcendo por eles até o final!

    ResponderExcluir
  39. Oi!
    Com essa resenha fiquei curiosa com a leitura.
    Tenho o e-book e o lerei em breve, bjo!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Desde que assisti o filme apaixonei, e pelo que vi na sua resenha, há coisas que não teve no filme. Se o filme foi bom, o livro deve ser maravilhoso! Não sabia da mãe dela, e sei que há uma continuação, estou louca pelos dois livros!

    ResponderExcluir
  41. Esse livro deve ser maravilhoso pois o filme é ótimo. E pela sua resenha vi que há coisas que não colocaram no filme, como a mãe dela. Sei que há continuação e estou louca pelos dois livros.

    ResponderExcluir
  42. Se o livro for tão lindo e emocionante quanto o filme pode apostar que vou lê-lo! Achei a trama bem envolvente e, mesmo sendo uma ficção, é impossível não acreditar e torcer por um romance assim =')

    @tibiux

    ResponderExcluir
  43. Não assisti ao filme, mas a história me lembrou um filme de quando eu era adolescente Ghost. Mais que tudo, quero saber se ela vai sair do coma para eles ficarem juntos.
    Nome de seguidora: Miriam Guiraldelli

    ResponderExcluir
  44. Oi, Aline!
    Nunca canso de assistir ao filme. É uma história linda. E se você disse que livro e filme são diferentes, tenho certeza de que o livro consegue ser ainda melhor. Até essa publicação pela Suma de Letras eu não sabia da existência do livro; achei muito lindo o trabalho da editora.

    ResponderExcluir
  45. oi Aline
    eu já vi o filme, que é super fofo, mas até pouco tempo atrás não sabia que era baseado em um livro, rs. Bom saber que o livro é diferente do filme, porque assim dá mais ânimo pra ler
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  46. Eu adorei o filme e morreria sem saber que havia um livro do mesmo :x
    Fiquei bem empolgada com a história e quero muito, muito ler!
    Adorei a resenha, está super bem escrita!

    ResponderExcluir
  47. Adoro o filme e morro de vontade de ler o livro, espero que seja tão bom quanto o filme hahaha adorei sua resenha, ficou muito boa ;)
    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. amei o filme e com certeza adorarei o livro.Pela resenha o livro deve ser muito melhor.
    Participando!!

    ResponderExcluir
  49. Sua resenha me deixou muito curiosa!!

    ResponderExcluir
  50. Essa capa nova tá linda!
    Eu li um livro do Marc e concordo com você, ele escreve de um jeito leve... Desde então fiquei com vontade de ler outras coisas dele e esse livro certamente será um deles!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  51. Adorei as quotes! A narrativa do Marc são muito gostosas, espero ler esse logo também!
    Parabéns pelo blog, que está lindo,
    Bjs

    ResponderExcluir
  52. Eu tinha assistido ao filme e morreria sem saber que existe o livro, e agora que você falou que o livro é bem diferente da versão cinematográfica, fiquei mais curiosa ainda. Parabéns pela resenha, bem envolvente! Beijo.

    ResponderExcluir
  53. Não sabia que tinha o livro de E se fosse verdade! Agora estou super curiosa para saber como é o livro, haha! Pela resenha deu mais vontade de ler ainda, por ser diferente do filme! Resenha linda, parabéns!

    http://coresdedezembro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  54. OMG, me apaixonei pela resenha. Eu já assisti o filme algumas vezes e não sabia que existia o livro, estou louca de curiosidade. O filme me emocionou, mas sempre me emociono mais com o livro HUSAHUASH

    ResponderExcluir
  55. IHSIDUGHSIUGHSDFJAASFAUI PRECISO URGENTEMENTE DESSE LIVRO. Eu já estava louquinha antes e essa sua resenha linda só me fez ter mais vontade de ler ainda!

    ResponderExcluir
  56. Oi, a história do livro é muito linda. Já assisti o filme dele e fiquei apaixonada pelos personagens. Realmente eles foram feitos um pro outro. Vou tentar ler este romance pra ver se é como no filme. Espero que seja até melhor. Beijos.

    ResponderExcluir
  57. Eu sinceramente nunca ia descobrir que o filme tinha livro! :O
    É bom quando o autor define de forma contrastante quem são os personagens principais, e o tema do livro me atrai bastante. É uma pena que o filme tenha excluído pontos como esse do relacionamento do Arthur com a mãe, mas é aquela história sobre adaptações cinematográficas né? Hmpf. O livro parece emocionante, parece realmente valer a pena uma tentativa. Ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
  58. Adorei a resenha , quero muito ler este livro !!

    Beijos

    ResponderExcluir
  59. A curiosidade para ler esse livro cresceu exponencialmente depois da sua resenha. xD

    ResponderExcluir
  60. Vontade grande de ler. xD amei a resenha.

    ResponderExcluir
  61. Ótima resenha e livro maravilhosos, só fiquei com uma duvida tem um filme com essa mesma estoria, eles tem relação ? (tipo o livro inspirou o filme ou ao contrario)

    ResponderExcluir
  62. O filme é perfeito, e como você disse o livro é bem diferente dele.
    Assim que puder vou ler o livro, deve ser muito envolvente por ser um drama/romance, muito mais envolvente que o filme.

    ResponderExcluir
  63. Eu sempre adorei esse filme, mas até agora não sabia que havia o livro também. Quero muuuuuuuuito lê-lo, já até coloquei na lista de desejados haha

    ResponderExcluir
  64. Nossa história emocionante, muito afim de lê o livro

    ResponderExcluir
  65. Nunca li nada do autor, mas assisti o filme que me parece ser baseado no livro ( salvo engano) todas as resenhas que li são bem positivas e me parece uma leitura leve e sem grandes momentos arrastados.

    ResponderExcluir
  66. Gostei muito da resenha, me deixou com muita vontade de ler o livro, ainda mais sabendo que foi ele quem deu origem à um dos meus filmes preferidos.

    ResponderExcluir
  67. Amei a resenha, fiquei com muita vontade de ler o livro, ainda mais sabendo que foi ele quem deu origem à um dos meus filmes preferidos

    ResponderExcluir
  68. Oi Aline. Faz pouco tempo que descobri que este filme é uma adaptação. Quero muito ler o livro, que sempre é melhor que o filme. Já vi algumas diferenças do filme em relação ao livro, no filme não vi a mãe da Lauren, por exemplo, e o amigo do Arthur não é tão engraçado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  69. Oi Aline. Faz pouco tempo que descobri que este filme é uma adaptação. Quero muito ler o livro, que sempre é melhor que o filme. Já vi algumas diferenças do filme em relação ao livro, no filme não vi a mãe da Lauren, por exemplo, e o amigo do Arthur não é tão engraçado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  70. Oi Aline. Faz pouco tempo que descobri que este filme é uma adaptação. Quero muito ler o livro, que sempre é melhor que o filme. Já vi algumas diferenças do filme em relação ao livro, no filme não vi a mãe da Lauren, por exemplo, e o amigo do Arthur não é tão engraçado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  71. Já tinha lido sobre o livro, mas não sabia sobre o filme. Me deixou bem curiosa
    Quero muito ler E se fosse verdade já há algum tempo, vou procurar ler e ver se tanto o livro quanto o filme são bons

    ResponderExcluir
  72. Li o livro e vi o filme, adorei! Esperando para ler o segundo livro e ver o que vai acontecer!

    ResponderExcluir
  73. Bem legal a sua sinopse, gosta de conhecer um pouco do estilo do autor antes de ler um livro, se eu gostar tanto livro como gostei do filme sei que vou amar!

    ResponderExcluir
  74. Eu conheço muito bem o filme. Já vi um milhão de vezes e não me canso! Se o livro for tão bom quanto, e acredito que é mais pois tem outros pontos que não entraram no filme, vou amar! Preciso desse livro!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin