O Mago de Camelot - Marcelo Hipólito

Livro: O Mago de Camelot - A Saga de Merlin para Coroar um Dragão
Autor (a): Marcelo Hipólito
Editora: Novo Século
Ano: 2013

"De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável e temido, Merlin vem a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago. Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade. "

Oie, tudo bom?

Acreditam que eu nunca li nada sobre a história do rei Artur? Quando surgiu a oportunidade para participar desse BookTour eu não hesitei em aceitar a leitura do livro. Também achei importante para mudar um pouco minhas leituras. O livro é curto, mas demorei a finalizá-lo porque a semana foi muito corrida.

O livro conta a história do mago Merlin através de diversas narrativas relacionadas e descreve como ele se tornou uma das pessoas mais importantes da Idade Média. A história começa a ser contada quando ele ainda é um adolescente e vivia com o irmão e sua mãe prostituta. Era uma vida de intensa miséria e ele era obrigado a roubar frutas na feira do povoado, mas no último roubo ele e seu irmão foram presos e jogados em uma cela imunda onde passaram por várias privações.

"Desde pequenos, sua mãe os forçava a furtar, enquanto ela complementava  os ganhos na prostituição com os poucos fregueses que lhe suportavam o rosto marcado pela varíola e o corpo inchado de bebida." (pág. 19) 

Blaise, um druida, acabou cruzando a vida de Merlin e o converteu em seu aprendiz. Durante anos ele aprendeu feitiços, dogmas, rituais e ensinamentos que eram passados oralmente. O autor relata os diversos momentos de conflito no solo britânico contra os Saxões e também aborda em vários pontos da narrativa a influência e diferença de religião entre os povos daquela época.

Os druidas eram capazes de visualizar determinadas situações do futuro e Blaise visualizou que precisava passar seus ensinamentos a Merlin. Já o jovem druida tinha a missão de passar seus ensinamentos e treinar Artur, o príncipe da Britânia. Artur e seu tutor passaram anos andando como mendigos para que ele entendesse como seus súditos viviam e conseguisse ser o melhor rei para o povo.

"Percorremos as cidades, os campos e as aldeias... Se deseja governar seu povo, antes precisa entendê-lo." (pág. 85)

Artur torna-se um rei respeitoso, valente e se casa com a bela Guinevere. No entanto, ele tem que enfrentar a inveja de sua meia-irmã Morgana, uma bruxa que só pensava em destruí-lo.

É um livro de apenas 150 páginas, mas achei a narrativa complicada em determinados momentos devido à linguagem usada pelo autor. Ele optou por escrever algo mais parecido com a linguagem da época e em algumas páginas a narrativa tinha tantos nomes e lugares diferentes, que eu relia para compreender melhor. Cheguei a pensar que um personagem tinha morrido, mas descobri logo depois que eu tinha trocado os nomes.

O Mago de Camelot é interessante e bem narrado, fazendo com que o leitor seja introduzido no contexto da época. São batalhas e conflitos descritos em sua forma mais cruel e desumana. Lanças, espadas e adagas são utilizadas sem piedade em uma guerra sem vencedor. 

Em relação à diagramação eu gostei muito dessa capa e da sua ligação com a narrativa. Indico a leitura para quem gosta de livros sobre o rei Artur e para os que desejam ler uma história diferente e fora da zona de conforto.


Beijos!

16 comentários

  1. Oi Aline, tudo bem, flor?

    Já ouvi falar desse livro, mas não o li. Quando você falou da quantidade de personagens e do vocabulário meio complicado, me lembrou muito o que eu passei com Guerra dos Tronos. O livro tem tanto personagem (e de nomes difíceis) que eu tive que anotar cada nome seguido de uma referência para que eu pudesse me situar. Sem dúvidas a capa do livro é muito bonita! Parabéns pela resenha

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aline, parece interessante. Realmente a capa é linda. A questão da linguagem exigir atenção é bem favorável, gosto de leituras que exigem, sempre aprendo com elas.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline .
    Não é só você que nunca leu um livro sobre Arthur . Euzinha aqui também :/
    A capa não me chama muita a atenção, mas até que é bonita . Só que eu não sei se eu entro na onda de uma leitura diferente. Como você disse, eu gosto da zona de conforto .
    Mas vou pensar sobre isso melhor .

    Valeu ;D
    http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha, não sabia muito do livro antes.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada sobre o rei arthur também kk acho que vou ler esse, gostei :)

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha =D

    Como assim vc nunca tinha lido nada sobre o Rei Arthur?????
    Pode correndo ir ler As Brumas de Avalon xD

    Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Kkkkk nossa senhora, devem ser muitos nomes mesmo. Isso não costuma funcionar bem pra mim, acabo demorando horrores pra ler porque me confundo toda hora!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi flor quando vc falou que estava com dificuldade na resenha pensei comigo, até parece kkk
    Olha que vc nunca leu nenhum livro do gênero e ficou perfeito!!!!
    Adorei!!! Que bom que vc participou do book tour obrigada!!!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  9. Oiee

    Estou ansiosa esperando o livro chegar do book tour , adorei a resenha e espero que eu goste :)

    Beijos

    http://www.livrosechocolatequente.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline! :)
    Não conhecia esse livro. Parece ser bem interessante.
    Não posso deixar de dizer que a capa é linda!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu amo livros medievais, apesar de ter lidos poucos. Mas todos são meio sangrentos, né?
    Nunca tinha ouvido falar do livro e me interessei bastante, depois da sua opinião.
    Os quotes são bem.... marcantes. Gostei mesmo.

    Beijos,
    Le Lançanova
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  12. Eu também nunca li nada do rei Artur :X e olha que todo mundo fala bem hein hahaha
    Adorei sua dica, me interessei bastante pela história, talvez seja uma ótima maneira de me introduzir nesse gênero né :D

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin