Freud Me Tira Dessa! - Laura Conrado

Livro: Freud Me Tira Dessa!
Autor (a): Laura Conrado
Editora: Novo Século
Ano: 2012

"Freud, me tira dessa! narra a história de Catarina, uma jovem que passa a morar sozinha em função do novo emprego. Dona de uma vida amorosa catastrófica e disposta a rever suas escolhas, Cat busca ajuda na psicoterapia. Como se não bastasse o dolorido processo de conhecer a si mesma e de adentrar na relação com seus familiares, Catarina se apaixona pelo terapeuta. No auge de sua angústia, a personagem recorre ao pai da Psicanálise para sair dessa. Por meio das confusões de Cat, é possível não simplesmente rir, mas também se identificar com a profunda trajetória de autoconhecimento e aceitação da própria história."

Oie, tudo bom?

Conheci a Laura Conrado durante a Bienal do Rio e simpatizei muito com a autora, mas ainda não tinha lido nenhum dos seus livros. Porém, no últimos dois meses consegui ler Só Gosto do Cara Errado e Freud me Tira Dessa! Nesse livro, a autora faz uso da psicanálise como um pano de fundo para sua protagonista e deixa a narrativa única e interessante.

Catarina, uma garota no corpo de mulher, tem 23 anos, mora sozinha em Belo Horizonte, trabalha em uma grande empresa e nunca conseguiu manter um relacionamento duradouro. Depois que Rubens, um colega de trabalho, termina com ela para ficar com uma mulher "sem graça" da empresa, Catarina tenta entender porque os caras nunca ficam realmente interessados nela.

"O que toda mulher quer é encontrar alguém que goste dela, estar numa relação estável, com alguém bacana." (pág. 177)

Cat, como ela é chamada, tem muitos problemas internos como a falta de atenção da mãe durante sua primeira infância, a omissão do pai e o fato de sua irmã ter todo tipo de atenção de seus pais. Após ouvir de uma prima as vantagens da psicanálise, ela decide investir em terapia para se conhecer e entender um pouco mais sobre ela mesma.

O terapeuta é Luiz, responsável por abrir seus olhos para uma nova realidade e por quem Cat se apaixona. Eu esperava um pouco mais desse personagem no livro.

Toda a insegurança dela em relação aos homens estava intimamente ligada aos problemas familiares e foi bem interessante a autora ter trabalhado isso no livro. Cat e sua irmã Amanda são bem diferentes e isso também influenciou no desenvolvimento pessoal e profissional da protagonista.

"Nosso inconsciente é assim. Carrega coisas que herdamos dos nossos paios e todas as impressões que tivemos na vida." (pág. 168)

Em determinados momentos da narrativa vocês podem se irritar com a Cat, como eu me irritei, mas não desistam. O que me incomodou foi a quantidade de reclamações durante a história, pois parecia que a vida dela era horrível e isso não é verdade. Acho que se a autora tivesse deixado a protagonista menos "reclamona", a Catarina seria uma protagonista mais divertida. Além disso, a imaturidade dela em algumas situações foram bem irritantes.

É um chick-lit nacional de leitura rápida (menos de 300 páginas), agradável e que faz pensar sobre o que guardamos em nosso interior. Tem algumas falas engraçadas, mas não fará você gargalhar. Você começa a se analisar um pouco mais sobre as pequenas coisas que incomodam sua vida e como isso pode influenciar quem você é.

"Onde eu estava errando a mão? Por que as coisas na minha vida estavam tão emboladas? Às vezes, sentia-me velha demais; outras vezes, uma menina com problemas na escola." (pág. 15)

Leitura indicada tanto pela literatura nacional, quanto pela história desenvolvida pela autora.

Beijos!

25 comentários


  1. Gostei bastante da resenha!
    Concordei com alguns pontos e
    adicionaria outros, porque na verdade não gostei nenhum pouco desse livro.

    Personagem reclamona e imatura: você acertou em cheio.

    Beijinhos :D

    ResponderExcluir
  2. Achei a premissa do livro muito engraçada! Uma pena que o livro não tenha sido isso tudo.
    Eu já estudei um pouco de psicologia quando fiz meu curso técnico e posso dizer que é muito interessante. Ver isso retratado em um livro me chamou mais atenção ainda. Simplesmente adoro quando os autores trazem mais conhecimento para seus leitores.
    Apesar dos seus apontamentos, creio que esse seja um livro que vai me agradar. Rápido e fácil de ler =)


    Ahhhh, lá no blog está rolando uma Gincana de Natal. A 1ª prova já está no ar valendo o livro A Casa de Hades do Rick Riordan!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Dreeh! O livro é leve e divertido.
      ;)

      Excluir
  3. Oie!

    Achei interessante este livro, até me deu vontade de ler.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  4. Oiee

    Não cheguei a conhecer a autora na bienal, mas gostei da resenha e do título do livro, fiquei com vontade de ler :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie :D

    Achei super interessante a tematica do livro, só espero que ele não tenha quebrado a ética profissional e ficado com ela rs

    Acho a capa linda e adoro ler livros nacionais, espero ter a chance de le-lo logo !!! Quero muito conhecer a outra obra da autora e me encantar pelas historias dela assim como você.

    Beijus

    Renata Sara

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie :D

    Fiquei super curiosa para ler esse livro e ver o que vai acontecer, só espero que o psicanalista dela não tenha quebrado a ética profissional e ficado com ela.

    Adorei a capa desse livro, e estou super curiosa pra ler o outro livro e me encantar pela narrativa assim como voce ^^

    Beijus

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. OLHA SÓ QUEM TÁ AQUIIIIIIIIIIIIIII.
    Eu sei. Você me odeia. Eu não comento mais. SOU UMA PESSOA TÃO RUIM. E olha que dessa vez eu nem tenho como dizer o porquê de eu não comentar, uma vez que isso tudo vem do fato de que a Sarah não presta, não é uma pessoa legal e não faz as blogueiras felizes.
    Eu aceito isso. Pode jogar na cara. buá
    MAS ESTOU AQUI DE NOVO, então se vc puder me odiar um pouquinho menos e continuar a ler meu comentário completamente inútil, its ok.
    Eu posso dizer que particularmente adoro esse chick-lit???????????????
    SÉRIO. EU ADOREI PRATICAMENTE TUDO. Evidente que houveram algumas coisinhas que me irritaram ao longo da narrativa~, mas a história em si me ensinou algumas coisinhas diferentes e me deixou feliz e saltitante com o final. SÉRIO. EU AMEI AQUELE FINAL. AMEI FORTE AQUELE FINAL.
    Isso porque eu sou fã de finais de histórias que não sejam ~definitivos~, sabe? É isso aí, é a vida, você resolve um problema de cada vez e vai vivendo, tu não sabe como vai ser tudo, então seu leitor também não tem o direito de saber.
    keep walking.
    Eu amei isso na Laura. Não gostei TANTO do estilo ~resumo~ de narrativa, porque tipo, eram capítulos extremamente longos e na maior parte das vezes a gente não se focava nas cenas, meses se passavam em algumas páginas e isso me irritou. Mas não muito, porque eu não consegui largar o livro durante dois dias inteiros. Gostei da ideia do Luiz, porque ficou claro que a Cat só se apaixonou por ele pq ela sabia que não o teria de qualquer jeito.
    E COMO TU NAO FALOU DO PIRILAMPO ALINE PLMDDS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! amei ele, amei forte.
    Mas tá certo. A Catarina realmente reclamava DEMAIS, mas sei lá, conheço pouca gente que não passe boa parte do dia reclamando. Reclamar é uma coisa que vem com o ser humano, é triste, mas é AUISHIUHSIUAHS realmente me irritei com ela às vezes. Queria que ela tivesse agarrado o gringo lá. E que parasse de mimimizar. Mas mesmo assim, quando terminei o livro eu já a amava muito, porque ela tem esse toque legal de realidade e eu poderia ser amiga dela se ela existisse de verdade.
    Considero a Laura Conrado uma das melhores escritoras de chick-lit daqui c: é claro, preciso ler Carol Sabar AINDA. Mas já li Carina Rissi e EM TEOR DE COMPARAÇÃO, prefiro Laurinha.
    Que mais?
    Realmente queria que a Cat tivesse agarrado o gringo. Que decepção.
    Tua resenha tá linda como sempre, Aline <33333333 VOU PASSAR A COMENTAR MAIS POR AQUI, OK? Não com a frequencia de antes, mas também não vou sumir.
    Beijo pra ti <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sarah!!! Sempre bom ter seus lindos e enormes comentários aqui no blog. Sei o tanto que você gosta desse livro.
      Eu pensei em citar o Pirilampo, mas achei que havia coisas melhores para falar do livro.
      Espero que o segundo livro traga uma Cat mais madura.
      ;)

      Excluir
  8. Parece ser um livro bem interessante. Gostei da premissa :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Iiih, odeio uma personagem reclamona. Mas o livro parece muito bom, amei a resenha. Me convenceu a ler!

    Beijos,
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo Amanda. Só tem esse problema com a protagonista.
      :)
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  10. A resenha me deixou louco pra ler o livro, ainda não conhecia ele.
    Obrigado pela dica, bjs

    http://umviciadoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Chick-lit! <3

    Então, eu entendo sua irritação com a protagonista pois isso acontece direto comigo nas leituras, hahaha. Mas eu acho bem que a Cat retrata bem algumas (eu disse algumas, não todas, hahaha) mulheres (e até homens) reclamões que temos hoje em dia! Como o pessoal brinca, tem até o Mural das Lamentações do FB, hahaha. Acho que reclamar vicia! XD

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o povo gosta de reclamar. Até eu gosto!!!
      Quem nunca?
      ;)

      Excluir
  12. Eu adoro essa categoria de livros nos nacionais!
    Não li esse ainda, mas já ouvi falar muito dele. E pela forma como você falou, nem me incomodaria com a irritação que sentiria com a protagonista, ia amar ler!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Chefa tudo bem, eu conheci a autora, mas o livro ainda não li, mas achei muito boa sua resenha, e sobre como falou da personagem sobre ser um pouco chata, mas pela resenha desperta a curiosidade para ler com certeza. Anotado!
    bjka

    ResponderExcluir
  14. Olá, Aline, tudo bom?
    Eu já li várias resenhas sobre e do livro, mas poucas foram as que reclamaram da protagonista, hahah.
    Confesso que não tenho paciência com protagonista do tipo, então esse livro eu leria em um momento de pura paz. kkkkk


    Abraço :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi.

    Não li este livro mas, uma vez vi uma resenha negativa. E acho que nem interesse foi água abaixo. rs só espero mudar de ideia e ler.

    Beijos

    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ahhhhhhhh adorei!!!!! Não conhecia a fundo a história e tinha uma visão totalmente diferente!!!
    Lerei com certeza!

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Aline! ^^
    Acho que já tinha ouvido falar desse livro, mas não tinha parado para ler nenhuma resenha.
    Me interessou. Acho que é um livro que eu pegaria pra ler!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li nada da autora, mas esse título está sendo super bem falado e já anotei na minha lista de leitura para 2014...

    Andy_Mon Petit Poison
    RESUMO DO POISON #3.50 - Sem(09/dez-14/dez) bit.ly/1dBQ453

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin