A Bruxa de Near - Victoria Schwab

Livro: A Bruxa de Near
Autor (a): Victoria Schwab
Editora: Planeta
Ano: 2013
ISBN 978-85-422-0167-3

"Na cidade de Near não existem estranhos e a velha história da Bruxa é contada apenas para assustar as crianças. Estas são as verdades que Lexi Harris ouviu durante toda a vida. Mas quando um estranho, um garoto que parece desaparecer como fumaça, surge em uma noite do lado de fora de sua casa, ela sabe que algo não está correto. Na noite seguinte, crianças começam a desaparecer de suas camas sem deixar qualquer vestígio e o estranho é o principal suspeito. Mas quando o garoto se oferece para ajudar na busca, algo no coração de Lexi diz que ele esconde outros segredos e não é o culpado. Ela estaria imaginando ou o vento parecia sussurrar através das paredes? Quando a busca pelas crianças se intensifica, o mesmo acontece com a necessidade de Lexi de saber sobre a Bruxa que talvez não seja só uma história para dormir..."

*Livro cedido em parceria com a Editora Planeta.

Oie, tudo bom?

Ano passado eu li Uma Bruxa na Cidade e gostei muito do universo das bruxas. Eu tinha uma impressão errada e diferente sobre A Bruxa de Near, mas a história me conquistou com seu jeito misterioso. É um sobrenatural com toques de infanto-juvenil protagonizado por Lexi Harris. Lexi é uma garota de aproximadamente 16 anos, que vive com sua família no vilarejo de Near. Ela mora apenas com a mãe e sua pequena irmã Wren após o morte de seu pai, de quem herdou diversas habilidades.

A vila de Near é rodeada pelo Páramo (planaltos desérticos encontrados em grandes altitudes) e durante a noite os ventos que vem do páramo parecem cantar nas janelas das pessoas. Near tem duas bruxas, as irmãs Dreska e Magda Thorne, que vivem em uma casa no limite do vilarejo e são duas velhas que Lexi confia da mesma forma que seu pai confiava.

"Para mim, elas são como gravidade, com sua estranha atração, e sempre que não tenho para onde ir meus pés me levam até a casa delas. É a mesma gravidade que senti na janela ontem à noite, puxando-me para o estranho no páramo, um tipo de peso que nunca entendi completamente. Mas meu pai me ensinou a confiar nele tanto quanto em meus olhos, então é o que faço." (pág. 26)

A narrativa começa com o desaparecimento de uma das crianças do vilarejo sem nenhum vestígio ou sinal de sequestro. Os habitantes de Near tem medo de muitas coisas e o conselho logo se reúne com os moradores para alertar e buscar um culpado. As suspeitas caem sobre um forasteiro que havia chegado na cidade um dia antes e que se hospedou na casa de Dreska e Magda. 

Gostei muito da protagonista, da sua força e coragem. Lexi não é uma menininha boba que fica esperando os homens resolverem tudo, pois ela não foi criada dessa forma pelo pai. Assim, quando ela fica sabendo da criança desaparecida, vai à busca do garoto estranho e tenta descobrir se ele está envolvido nos desaparecimentos.

Outro ponto interessante na Lexi é seu relacionamento com a irmã Wren, pois as duas tem uma grande diferença de idade, mas são cúmplices e amorosas entre si.Quem não gosta muito do jeito da protagonista é seu tio Otto, que vive brigando com ela para que fique em casa, se vista melhor, se comporte e pare de andar com uma faca.

Depois de mais um desaparecimento sem rastros, o medo se instala entre os moradores. Lexi percebe como isso pode ser perigoso, pois o medo deixa as pessoas cegas fazendo com que elas acreditem em qualquer coisa ao invés de buscar a verdade. Aliás, todos na vila são alienados e a Lexi me pareceu a pessoa mais sensata em relação aos acontecimentos.

A escrita da autora causou estranheza no começo, pois eu tentava entender as lendas da cidade e os hábitos dos moradores, mas achei confuso no princípio. Também achei que muitas coisas foram acontecendo em um curto espaço de tempo. Porém, fui me habituando a escrita da Vitoria Schwab, as lendas começaram a fazer sentido e compreendi sua importância para a compreensão dessa história.

"Meu pai costumava dizer que a mudança é como um jardim. Não acontece da noite para o dia, a menos que você seja uma bruxa. As coisas precisam ser plantadas e cuidadas e, acima de tudo, o chão precisa ser o certo. Ele falava que as pessoas de Near tinham a terra errada e por isso resistiam tanto à mudança, da mesma forma que as raízes resistem à terra dura. Ele falava que, se pudesse simplesmente romper a resistência, no fundo  havia um bom solo ali." (pág. 235)

Vários trechos do livro são pontuados com cenas de ação e aventura, deixando o leitor ansioso e instigado. Os fatos e mistérios por trás desses sumiços vão sendo descobertos aos poucos. A Bruxa de Near prende o leitor durante toda a narrativa com a mistura de romance (sim, temos romance fofo) e sobrenatural.

Gostei muito da diagramação da editora: folhas grossas, detalhes nos números dos capítulos, verniz localizado e uma capa linda.

Beijos!

53 comentários

  1. Oie minha querida, tudo bem?
    Olha fiquei super interessada em ler o livro e principalmente UMA BRUXA NA CIDADE até porque vc afirmou que gostou bastante. Eu tenho os dois na minha estante me esperando para serem lidos, mas estava esperando o momento certo sabe?
    Eu simplesmente adorei tudo que vc escreveu na sua resenha, porque a história parece ser bem interessante e gosto desses ar de mistério que contém nas histórias.
    Enfim...Fico feliz que tenha gostado da sua leitura.
    E agora? Que livro vc vai ler ?
    Eu estou terminando de ler Linguas de Fogo da Autora Karen Soarele
    e to lendo Se Arrependimento Matasse do Autor Alma Cervantes que tbm é mto bom =]

    Enfim...
    Se cuida linda e depois passa no meu cantinho tbm pra ver
    minha resenha do livro HUGO E ELISA - Investigação Policial !

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana, obrigada pelo comentário! No momento estou lendo Chaves Trocadas.
      :D

      Excluir
  2. Oi Aline!
    Eu também gosto dessa temática, livros de bruxas. Também quero muito ler Uma bruxa na cidade.
    Tenho curiosidade em ler este, e pela sua resenha parece bom.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  3. Eu estava muito curiosa sobre esse livro e a sua resenha me deixou com anda mais vontade de ler, a capa é mesmo linda e um livro com mistério e romance é a combinação perfeita, pelo menos para mim...
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou bem curiosa com essa história principalmente após a resenha :) *---* O livro sempre me chamou a atenção por causa da capa.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Alinee, que saudade de ler suas resenhas, sumi por um tempo mas voltei :P

    Adorei o livro, bruxas são um dos meus assuntos favoritos, sejam elas verdadeiras ou fictícias.

    Um beijão!

    www.istoeleitura.com

    ResponderExcluir
  6. Alineee! Que saudades de ler suas resenhas, sumi por um tempo mas estou de volta.

    O livro parece ser ótimo, bruxas são uns dos meus assuntos favoritos, acho incrível o mistério que cercam tanto as fictícias quanto as verdadeiras.

    Um beijão!

    www.istoeleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiano, fico feliz que você esteja de volta!!!
      Obrigada pelo comentário.
      :D

      Excluir
  7. Nunca mais li nenhum livro de bruxa hehe
    acho que essa é uma boa pedida... Me interessei pela estória e vou querer ler futuramente.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha Aline! :)
    Eu conheço a autora por outros livros dela, muitos vlogueiros americanos falam super bem da escrita e dos livros dela.
    Não vejo a hora de ler o livro. ;)

    ResponderExcluir
  9. Tenho muito interesse em ler esse livro, confesso que no princípio apenas pela capa que achei linda, mas agora depois de ler sua resenha curti muito a história em si. Adoro lendas, e depois da sua dica, vou tentar não perder muito no começo e ler com calma, rs.
    Adoro livros de bruxas, então acho que vou gostar desse, ainda mais com um romance no meio.
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa, se você curte lendas vai gostar dessa história. Além da capa é uma boa história.
      :D

      Excluir
  10. Romance fofo, mistérios e bruxas <3 com essa capa linda, como não se encantar? Adorei a resenha, lerei com certeza o livro!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandy, obrigada pelo carinho de sempre! Leia esse livro, pois vale a pena.
      :D

      Excluir
  11. Li sobre a resenha desse livro a 2 dias atrás e realmente me aparece bom e sua resenha só me fez ficar ainda mais encantada pelo livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline!

    Adoro livros com aventuras! Esses livros de fantasia, no inicio também me deixam perdida. Sempre vem muita informação sobre lendas, personagens, poderes, etc. Aos poucos a gente vai entendendo melhor =D O livro parece ser bem interessante, não o conhecia.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, tramas assim pedem um pouco mais de concentração para entender as lendas e os personagens. Indico muito o livro!
      :D

      Excluir
  13. Esse livro parece ter muito suspense e esse lado sobrenatural me deixou curiosa. E com um que de romance é sempre bom. E bom que a protagonista não é boba ou se faz, já que temos algumas assim. Ao meu ver, pode tornar a leitura chata.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cah, o bom dessa protagonista é que ela é inteligente e sagaz.
      :D

      Excluir
  14. Oi Aline!!
    Gosto muito de histórias que envolvem bruxas, acho que de sobrenatural é um dos seres que mais gosto.
    Gostei muito da sua resenha e gostei do livro, ainda mais que tem um romance fofo no meio *-*
    A capa é linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nati!
      Obrigada pelo comentário. Você vai gostar muito desse livro.
      :D

      Excluir
  15. Não me lembro de já ter lido alguma resenha desse livro, mas eu já o vi e nunca me interessei de fato. Mas a sua resenha foi tão positiva que me animei. Lerei assim que eu tiver oportunidade. Não creio que entrará para a minha listinha desse ano porque já está cheia e tenho outras prioridades :/

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas gosto bastante de histórias com bruxas e magia, e acabei ficando ainda mais curiosa quando li a sinopse.
    Ainda bem que Lexie não parece ser aquela donzela em perigo que fica sentada esperando tudo se resolver *-*
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dryh, uma das coisas boas desse livro é a protagonista.
      :D

      Excluir
  17. Não conhecia o livro, mas pela resenha acabei me apaixonando pela história rs

    Estou te seguindo! Ficaria feliz pela vista e comentário em meu blog

    meupedepagina.blogspot.com (Meu Pé de Página)

    ResponderExcluir
  18. A sinopse desse livros já tinha me deixado intrigada ai vem sua resenha para me deixar morrendo de vontade de lê-lo, eu sou super fã de livros com tema de magia e sobrenatural e esse parece ser desse tipo, a trama parece ser envolvente e cheia de mistérios também, tudo para eu me apaixonar pela estoria *---*

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, se você gosta de livros nesse estilo você vai realmente adorar a Bruxa de Near.
      :D

      Excluir
  19. Eu conhecia o livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha e gostei muito da sua. Espero ler o livro em breve (se meu dinheiro deixar rsrs).

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Sou louca por livros que falem sobre bruxas/feiticeiras então quando vi este não podia deixar de me sentir atraída, né?
    O enredo parece bem legal e despertou a minha curiosidade. Mas saber que o livro é meio confuso no começo me faz imaginar que o ritmo de leitura pode ser meio lento no começo, e a última coisa que eu quero enfrentar agora é um livro com uma leitura lenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita, se você gosta de livros sobre bruxas você vai gostar desse.
      :D

      Excluir
  21. Oiee

    Gostei muito da resenha e pretendo ler o livro em breve adoro aventuras com fantasia e esse parece unir os dois.

    Beijos
    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu gostei de A Bruxa de Near, foi algo diferente do que estamos acostumados e saiu da mesmice de sempre no quesito bruxas...

    Andy_Mon Petit Poison
    #ResumoDoPoison bit.ly/1azYNCL

    ResponderExcluir
  23. Adoro estórias com bruxas! Sempre tenho vontade de ler algo quando vejo que tem bruxas no meio, mas esse livro não me interessou :/ acho que a minha ressaca literária está me impedindo de querer ler alguns livros (o que é bom pois assim a minha lista de desejados para de crescer um pouco).

    ResponderExcluir
  24. OI Aline!!! Ainda não tinha lido sobre esse livro, mas pela sua resenha parece ser bom! Também gosto de livros de bruxas e mistérios, acho que vou gostar!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Aline! ^^
    Não sei como ainda não comprei e li esse livro! (Talvez seja o preço...rsrs). Tem tudo que eu gosto! Preciso muito desse livro! Depois de ler sua resenha desesperei ainda mais pra ler!! Sabe quando você sabe que vai gostar de um livro pela resenha? Então, me senti assim! :)

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helaina, realmente você vai gostar desse livro porque a narrativa é o tipo de livro que você curte.
      :D

      Excluir
  26. Gosto de livros de fantasia, quando comecei a ler a resenha me faz lembrar o livro Névoa, legal quando a protagonista tem atitude e deixa o livro mais dinâmico! Vou anotar para ler!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, tudo bom?
      Eu ainda não li Névoa, mas pretendo ler em breve.
      :D

      Excluir
  27. Essa autora é muito aclamada no estrangeiro, mas nunca li nada dela. Quem sabe um dia né?

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Não li ainda Bruxa de Near, esperando lançar toda a série primeiro, mas está entre os que quero ler. E, ah, lembra de você elogiar o UM DIA? Pois é, você elogiou tanto que acabei trocando um livro por ele só para lê-lo. Espero lê-lo em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oliveira espero que você goste desse livro como eu gostei. Fico feliz!!!
      :D

      Excluir
  29. Oi Aline!
    Adoro histórias de bruxas! Gostei muito da resenha e também me interessei pelo livro "Bruxas na Cidade" que você citou. Pretendo ler os dois.
    xx, Ann

    ResponderExcluir
  30. Esse foi um livro bem diferente do que eu estou acostumada a ler, mais um diferente no bom sentido, eu gostei bastante da Bruxa de Near, e devo confessar que senti medo em várias passagens do livro.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Patty, o livro é bem assustador em algumas partes.
      :D

      Excluir
  31. Nossa eu nunca tinha cogitado ler esse livro, mas depois dessa resenha e saber mais sobre o que o livro fala fiquei super curiosa, eu adoro bruxas, primeiro ponto para o livro, e adoro mistérios segundo ponto e eu amo aventuras, muitos pontos para ele. Não vejo a hora de poder ler.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você vai amar esse livro Camila! A história é ótima.
      :D

      Excluir
  32. Acho essa capa tão linda!
    E o enredo também parece fantástico! estou mega curiosa para ler e ver se não me decepciono.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin