Ah, o verão! - Fernanda Belém

Livro: Ah, o verão!
Autor (a): Fernanda Belém
Editora: Valentina
Ano: 2014
ISBN 978-85-65859-18-9

"Uhuuu! Enfim, férias! Camila (ou Mila para os íntimos) estava preparada para curtir com as amigas o verão carioca. Festinhas, clube, praia, noitadas, churrascos... ufa! E Mila também não queria perder a oportunidade de se aproximar e conhecer melhor Rafael, o menino com quem tanto sonhava. Mas como na vida nem tudo são flores, a mãe de Camila já havia bolado outra ideia para o mês de janeiro: viajar. O destino? Búzios. Além de não poder colocar em prática o plano arquitetado para conquistar o coração do Rafa, Mila também teria de conviver com Juliana, uma menina que era o oposto de todas as amigas do seu grupo. Arrasada, partiu para Búzios (fazer o quê?) acreditando que aquelas férias seriam as piores da sua vida. Ela só não imaginava que... Que onda aquele verão reservava para ela? Novas amizades, calor, praia, gargalhadas, micos homéricos e muitos, muitos frios na barriga e arrepios no pescoço. Quem nunca viveu um amor de verão descobrirá com a Camila como é passar por essa experiência que dá uma vontade danada de viver de férias para sempre."

Oie, tudo bom?

Uma das minhas metas para 2014 é ler mais livros do gênero infanto-juvenil. Quando Ah, o Verão! foi lançado eu fiquei muito tentada a comprá-lo (comprei na pré-venda) por causa do gênero e também porque nunca tinha lido nada da Editora Valentina. Além disso, é mais uma autora nacional que descubro e isso só ajudou na hora da compra.

Camila (Mila para os próximos) é a protagonista dessa história. Ela tem 15 anos, está no primeiro ano do ensino médio e vive no Rio de Janeiro. Ela está de férias e seus pais decidiram levá-la para Búzios onde ficarão hospedados com um casal de amigos e sua filha Juliana. O único problema é que Camila não quer ir, pois prefere ficar no Rio para aproveitar as férias com as amigas e ao lado de Rafa, sua paixão platônica. Mas, ela não tem escolha e viaja com os pais no meio de reclamação e chororô.

Apesar da minha idade, eu tive uma identificação com a personagem porque ela quer ser jornalista (minha formação) e escreve na agenda as coisas que está sentindo. Eu também escrevia tudo em uma agenda e desde os 12 anos já queria ser jornalista quando eu crescesse. Camila tem uma necessidade de guardar momentos bons e ruins na agenda e isso é algo marcante desse período da vida. 


Engraçado é que nessa idade nós fazermos uma tempestade em copo d'água e nos apaixonamos com uma facilidade assustadora. Camila tinha uma grande paixão por Rafa, mas será que ele realmente é tudo aquilo que ela imaginava?

Em Búzios ela acada sendo surpreendida com novas amizades de pessoas que ela "desprezava". Além disso, ela vive um delicioso amor de verão ao conhecer Leandro, um simpático e lindo garoto mais velho. Leandro mora em Goiânia e está de férias com mais três amigos no mesmo condomínio de Camila. Ele é um cara bacana, simpático e muito fofo <3.

A escrita da Fernanda Belém é super jovem, leve e atual. É um livro para adolescentes, mas que pode ser lido por adultos sem nenhum problema porque a leitura não fica cansativa. A história fará com que você relembre aquela paixão adolescente e os momentos de frio na barriga daquela época. Ou seja, retrata adolescentes vivendo o que há de melhor dessa época.

"Desde que te vi, senti algo diferente. Você parece que é capaz de me dar choque. O beijo é mágico, quando a gente se toca rola uma coisa forte. O que é que você tem de diferente, hein, carioca?!" (pág. 145)

O romance dessa história é bem bonitinho, mas para mim a Camila e o Leandro criaram uma cumplicidade rápido demais. Eu entendo que nas férias as coisas ganham uma proporção maior, mas senti que os dois se tratavam como se fossem confidentes a vida toda. No entanto, isso não tira a química do casal protagonista.


Não é apenas o romance que fica em evidência nessa história. A autora também trabalhou as amizades que são firmadas nessa idade e como os adolescentes são diferentes entre si. Também foi bacana falar da relação entre pais e filhos nessa idade porque muitos proíbem os filhos de fazer várias coisas acreditando que poderão impedi-los de cometer loucuras. Em contrapartida os adolescentes sempre pensam que os pais estão sendo exagerados, chatos e controladores.

Fiquei encantada com o trabalho de diagramação da Valentina nesse livro e por isso coloquei algumas imagens no decorrer da resenha. A capa do livro é realmente a cara do verão e em cada início de capítulo há pequenos detalhes e desenhos. É muito bacana, pois não é um livro caro e o trabalho gráfico ficou perfeito.


Fernanda Belém sem dúvidas conquistou uma leitora! O livro faz parte da série As Quatro Estações do Amor e ainda haverá muitas situações envolvendo a protagonista Camila. Se você gosta de romances juvenis e leituras leves não deixe de conferir Ah, o verão!

Beijos!

25 comentários

  1. Oi Aline!
    Eu já li outro livro da autora e curti bastante. Este é a primeira resenha que eu li deste livro e fiquei louca para ler. Essa diagramação ficou perfeita.

    Você é formada em jornalismo??? Menina, vou começar a cursar jornalismo semana que vem, estou bem ansiosa.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  2. Oi,Aline!
    Preciso dizer que NECESSITO desse livro pra ontem? rs
    Conheci o trabalho da Nanda em Louca por Você e me apaixonei completamente pela escrita da autora. Aguardei ansiosamente por um novo livro seu. Apesar da personagem principal ser tão novinha acho que irei me identificar. A Nanda tem um talento nato e isso torna as coisas bem mais fáceis. Espero o quanto antes ter o livro em mãos. Em relação a diagramação imagino o quanto ela tenha ficado espetacular. A editora Valentina capricha mesmo em suas publicações. A Nanda não poderia ter escolhido editora melhor para voltar com tudo ao mercado editorial.
    Adorei a resenha.

    Bj grande!
    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline! ^^
    Achei interessante a história! Eu também, assim como a protagonista, escrevia tudo em agendas e quando tinha as paixões platônicas na minha adolescência (leia: todas), aí sim fazia uma verdadeira tempestade em copo d'água quando não podia ficar perto Dele, como se aquele fosse o amor da minha vida (hoje os adolescentes fazem a mesma coisa e quando a gente fala que isso é uma fase eles respondem: Nãããããõoooo. Exatamente como a gente fazia! Hahahahahahahaha... Juro que se tiver filhos vou gravar esses momentos deles pra mostras depois! XD ).

    Não sei se vou ler. Gosto de literatura infanto-juvenil, mas quando tem fantasia. De qualquer forma anotarei a dica!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline adorei sua resenha, parece um livro bem facil de ler e ainda mais que a diagramação ajuda muito e deixa a gente mais tentado a ler!
    bjkas

    ResponderExcluir
  5. Ah eu preciso urgentemente desse livro, pelo visto vou me identificar muito com a Camila eu também quero muito ser Jornalista, kkkkkkkk a diagramação esta linda, me apaixonei, não vejo a hora de poder me divertir muito com a Camila nesse verão.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline! :)

    Fui no lançamento do livro aqui no RJ e me surpreendi com a simpatia da autora! A edição da Valentina está um arraso mesmo, tiveram muita atenção nela (apesar de eu não curtir muito folhas brancas). Mas se tem ganhos por outro lado, como essa diagramação linda, acho mais que válido.

    Gostei muito das suas fotos! Estou doida pra saber como será a capa do "Outono".

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Lineeeee!!!!

    Não leio muito livro infanto juvenil, mas quando leio sempre dou sorte de a história ser boa!!! \o/
    Também escrevia coisa na agenda que para mim eram importantes. Hoje as leio e sinto saudade de um tempo bom que não volta mais...

    Adoro quando os autores nacionais usam o Brasil como cenário de suas histórias!!!
    Dá mais vontade ainda de ler! s2

    Beijokinhaaaaa!!!
    Giani Plata - Estranha Estante
    aestranhaestantedagi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!
    Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas ele parece ser muito bom!
    Adoro livros assim: histórias de adolescentes (Até porque se trata da minha atualidade, não é mesmo?)
    Sua resenha como sempre ficou encantadora!
    Já está na minha listinha! *-*

    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiee

    Amei as fotos que você tirou do livro e fiquei morrendo de vontade de ler, quem sabe agora depois de ler sua resenha eu leia, e também nunca li nenhum livro da editora valentina acho que essa é uma ótima oportunidade.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline!
    também fiquei tentada quando vi o lançamento desse livro, mas estou meio falida, então minha curiosidade vai ter que esperar um pouco para acabar. Amei as fotos da diagramação do livro, sem contar que a história parece ser muito gostosa de se ler...
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline! Estou só esperando o meu chegar, este livro tem jeito de ser super fofo e divertido, e só a edição já me conquistou. Que bela diagramação, a editora caprichou mesmo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oiee :)
    Ainda não conheço a escrita da Belém e tenho curiosidade, creio que vou gostar desse livro pelo que falou, gosto de livros jovens e atuais, espero ler e, breve.
    Beliscões da Máh♥
    Blog | Instagram

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline, tudo bem?
    Esse parece ser um livro de leitura leve e rápida, pelo menos a sinopse demonstra.
    Eu ainda escrevo em uma agenda para desabafar e registrar momentos felizes.
    Apesar de ter passado dessa idade, eu adoro livros infanto-juvenil, só fiquei meio dividida
    pelo fato de ser uma série. Não gosto de ficar esperando por continuações. Ainda não li nada da autora e da editora, espero ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    já li algo da autora, fiquei feliz quando soube que ela estava com uma editora bacana :D
    fiquei curiosa para ler o livro.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  15. Apesar de já não ter essa idade, eu também gosto muito dos juvenis e acho que sempre vou gostar haha
    Eu nunca li o trabalho da autora, mais fiquei muito tentada a ir no lançamento que teve aqui no rio, porém foi na cidade vizinha a minha e a ida até lá sozinha e com transporte público me fez desistir haha
    A diagramação parecer ser uma fofura *-*
    Tem algo que deixe o livro mais perfeito do que uma diagramação bem feita?!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline!

    A resenha esta ótima e gostei da proposta do livro, somente achei a capa um pouco infantil, e foi por conta dela, que achei que o livro fosse mais voltado ao publico infantil e juvenil, mas como você disse que pode ser lidos por todos e ao meu ver a história é uma gracinha, eu fiquei interessada, afinal, Ah, o Verão, tem um clima gostoso para ler, pelo menos foi o que eu achei. ;)

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  17. Acho que o livro não seria p/ mim..rs, mas confesso que está mto lindinho o trabalho que foi feito ;)

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON SERIES - Atlantis bit.ly/OzwGPQ

    ResponderExcluir
  18. Eu fiquei encantada por este livro desde que o li na página da editora.
    Apesar de não ser meu gênero favorito, abriria uma exceção para ele, afinal a estória parece encantadora e traz lembranças gostosas, não?
    Como eu queria poder voltar ao meu primeiro ano, aos meus meus 15 anos! Como o homem ainda não inventou a máquina do tempo, a única forma de fazer essa viagem é através de livros.
    Ver a diagramação e o cuidado da editora com o obra só me deixa ainda mais empolgada para ler.

    ResponderExcluir
  19. Nossa a diagramação deste livro ficou demais né. Gostei muito.
    Espero poder ler em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li, mas me interessou muito, parece ser muito bom e tenho certeza que também vou me identificar com a personagem. Parece ser um livro bem leve e bom para se ler tranquilamente, além de ter a cara do verão mesmo, achei muito lindo o interior do livro! :)

    ResponderExcluir
  21. Olá querida... Este livro parece ser demais com uma historia super leve e divertida. Ama ótima indicação para uma leitura agradável, para se ler depois de uma leitura mais "pesada" e sem falar que esta edição é uma fofura só♥

    ResponderExcluir
  22. Oi oi Aline! Ainda não li nada da autora, mas vejo muitos comentários ótimos em relação a escrita da mesma, fiquei bem animado com esta série e quero bastante começar a leitura, espero ficar igualmente encantado!

    Bjs,

    ResponderExcluir
  23. O livro é muito bem constituído, por dentro e tudo mais há essas figuras, ficou muito lindo o trabalho da editora no livro.
    Creio que amaria lê-lo, parece ser bem leve e divertido, e gostei de você ter se identificado com o livro, é bom quando isso ocorre. E amo ler livros para essa faixa etária.

    ResponderExcluir
  24. Não gostei tantooo assim, mas se um dia pintar a oportunidade leio sim. Já li outros livros do gênero e sei que são bem práticos, a gente termina rapidinho.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Aline.
    Adoro livros nacionais e infanto- juvenil, então acho que vou gostar dele. Sem contar que o livro está muito bonito.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin