A Escolha - Kiera Cass

Livro: A Escolha
Autor (a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
Ano: 2014
ISBN 978-85-65765-37-4

"A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer."

*Livro cedido em parceria com a Editora Seguinte.

Oie, tudo bom?

Sabe quando você fica extremamente ansiosa para o lançamento de um livro? E quer ler na primeira hora do lançamento e não descansa até que tenha lido a última página? Foi assim com A Escolha, o livro que fecha a trilogia A Seleção, escrita pela Kiera Cass e lançada no Brasil pela Editora Seguinte.

A Escolha é o último livro dessa série e isso já causa bastante expectativa antes da leitura, pois eu estava louca para saber como a autora iria lidar com algumas decisões importantes de seus personagens. Essa trilogia é um romance distópico que se passa no futuro em um país chamado Illéa. Nesse local a sociedade é dividida em castas e todos são governados por uma monarquia. A protagonista é a America, uma artista da casta 5, que vê toda sua vida mudar quando é escolhida para participar da Seleção que irá escolher uma esposa para o príncipe. 

"A seleção já durava meses, e agora finalmente podíamos enxergar os verdadeiros objetivos de cada uma na competição. Agora todas sabíamos qual era a relação das concorrentes com Maxon - pelo menos em parte-, e era possível compará-las." (pág. 31)

America nunca quis participar da Seleção porque tinha deixado seu namorado Aspen para trás, mas depois que ele terminou tudo com ela um dia antes de sua partida, ficar longe de casa lhe pareceu uma boa proposta. No palácio ela conhece o famoso Maxon, um cara que está tão confuso quanto ela por ter que encontrar uma esposa entre 35 garotas desconhecidas.

"Eu estava encurralada por todos os lados, perdendo tudo o que sempre fora importante para mim." (pág.12)
 
No primeiro livro fomos apresentados aos personagens e a história. Em A Elite a autora pecou pelo excesso de indecisão da America e por diversas atitudes irritantes do Maxon e Aspen. Mesmo sendo um pouco óbvio a decisão da protagonista, eu ainda comecei esse livro querendo saber como a Kiera iria trabalhar isso.

A Escolha foi uma ótima leitura, pois a autora soube finalizar muito bem a série. Para começar, os personagens estão mais maduros nesse livro e deixaram grande parte do "mimimi" de lado. America começou ainda um pouco indecisa e fiquei com medo de ter uma narrativa chata como aconteceu em A Elite, mas ela surpreendeu e se mostrou uma pessoa bem mais forte, decidida e corajosa. 

Ela chegou a um determinado momento onde teve que realmente escolher um lado e me pareceu uma pessoa mais forte depois disso. O que vocês irão ver nesse livro é uma America mais sagaz, valente e determinada e com muita atitude.

"Eu não sabia o que isso significava para nós. Nem se ainda havia um nós que com que valesse a pena me preocupar." (pág. 58)

Maxon e Aspen também estavam mais sensatos em diversos momentos do livro. Maxon foi perdoado por mim pelas burradas que ele havia cometido e passei a considerar mais o Aspen pela sua entrega e companheirismo. Mas, a personagem que mais teve mudanças nesse livro foi a Celeste. A personagem foi muito bem trabalhada em A Escolha e se tornou uma das minhas personagens preferidas de toda a série.

A autora não teve medo de matar personagens nesse último livro, mas todas foram necessárias para um fechamento coerente da história. Uma das mortes foi extremamente triste e me deixou com o coração apertado....na verdade foram duas, mas por motivos diferentes. Algumas me fizeram refletir muito sobre essa trama e todas ocorreram nos momentos mais cruciais do livro. Sabe aquelas mortes que você lê e tem que parar porque precisa respirar? Eu falava: Não acredito que ela fez isso.

"Viva sua vida. Seja o mais feliz que puder, deixe de lado as coisas que não importam e lute." (pág. 264)

Esse livro tem mais ação que os anteriores e possui mais explicações sobre os rebeldes. Várias coisas que eu não havia observado nos outros livros foram reveladas e resolvidas. Tive a impressão de que a situação política do país ganhou bem mais destaque e isso fez muito bem para a história porque fugiu um pouco do triângulo amoroso. Foi bacana também a aproximação das garotas que sobraram na seleção, pois querendo ou não, cada uma delas tinha um determinado objetivo ali.

"Eu sei. Mas às vezes a questão é o que você quer fazer, não o que você precisa fazer." (pág. 175)

A escrita da Kiera Cass continua deliciosa, ágil e dinâmica. Juntando isso com a vontade de finalizar o livro fizeram com que eu devorasse as páginas em poucas horas. Foi uma série regular que teve uma queda de rendimento no segundo livro, mas que no geral me agradou muito. Gostei bastante do final porque a autora melhorou a personalidade dos protagonistas e soube responder diversas questões pendentes na história sem deixar a narrativa acelerada e sem sentido.

A trilogia A Seleção está longe de ser um conto de fadas, mas A Escolha fechou lindamente toda a série. Recomendado para todos que gostam de bons livros e um bom romance. Finalizo a série com uma sensação boa de dever cumprido e feliz por ter amado essa leitura.

Para quem tiver interesse esse livro está no top comentarista de Maio aqui no Livros y Viagens:


Beijos!

31 comentários

  1. Quero muitooo ler todos os livros... ainda não li nenhum para começar é não ter que morrer de tanto esperar para o outro lançamento *-*
    Todos os livros parecem ser ótimos so o segundo que ja vi comentários deixou a desejar *-*
    Mais eu amo esse tipo de historia.. acho que vai virar um dos meus livros favoritos :D

    ResponderExcluir
  2. Oi Chefa tudo bem, mesmo ouvindo opiniões contrárias sobre a trilogia ela é minha favorita! Vou dizer por que no A elite mesmo a America bancando a babacóide a autora soube dividir a gente referente a ela, e eu gostei disso, por isso achei que o livro foi excelente. Por que o que seria do livro se ele fosse totalmente previsível, America já sabendo com quem ficar e fim... Tinha que ter esse baque nos leitores e até por que para dar um desfecho em A Escolha como vc disse ela não teve medo de matar os personagens e isso eu já curti kkkkk Como sempre amei sua resenha chefa, impecável!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    tb gostei bastante do Aspen neste livro, esta mto melhor, e Celeste... Menina o que foi aquilo? Adorei a nova Celeste!
    Gostei bastante do final, mas achei bem corrido.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. To louca pra ler essa trilogia,to super ansiosa pra poder começá-la. É uma trilogia que está no topo da minha lista .
    Beijos:*

    ResponderExcluir
  5. Ai nossa Aline eu li essa resenha segurando a respiração, preciso urgentemente ler essa trilogia, é tão bom saber que a autora soube fechar a série perfeitamente, já estou até imaginando quem morreu, creio que eu esteja certa, mas vou tirar isso da cabeça para que seja tudo uma surpresa, vai que eu estou errada, esta resenha esta maravilhosa, amei.
    Um beijão *-*

    ResponderExcluir
  6. Uaaaaau não acredito que a Celeste tenha melhorado!!!!! hahaha Gente ansiedade me define pra ler esse livro e cada resenha que leio como a sua, fico louca por ele, é bom saber que a Escolha é muito bom, e que a Kiera não economizou nas mortes e nossa fiquei mega curiosa pra saber quem foi essas duas mortes que te deixaram triste.... hehehe espero poder ler essa obra logo.

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Confesso que pulei um pouco sua resenha pq eu quero ser pega de surpresa. Estou louca para ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Gente estou me sentindo um peixe fora d'água..hah Só eu não li esta trilogia.
    Sua resenha está igual as outras que vi, até agora para falar verdade não vi resenhas negativas.
    Tenho muita vontade de ler, diante de tanta empolgação. Deve ser muito bom mesmo. Preciso ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie Alineeeeee ainda não li meu A Escolha mas chegou esta semana, não sei por que mas estou prolongando a leitura. E saber que você sentiu a finalização da série como dever comprido pela autora me anima muito. E o melhor a resenha sem nenhum spoiler direto. (eu não sabia que algum personagem morria, mas OK acho que em meio de algum ataque dos rebeldes achei mesmo que isso aconteceria)

    Estou doida para ler e contar o que achei ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  10. Oi *-*
    Nossa, estou super ansiosa para terminar a leitura dessa trilogia. Amei A Seleção e estou a espera de A Elite. Quero muito conseguir começar a leitura de A Escolha assim que terminar a leitura do segundo livro. Amo essa trilogia e a escrita da Kiara.
    Amei a sua resenha!! Ela me deixou ainda mais ansiosa haha'
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Começo o meu comentário com um simples: Preciso, preciso, necessito ler esse livro. Acabei A Elite ontem, demorei nele, porque estava esperando o meu A Escolha chegar. Mas terminei e os correios ainda não trouxe. Revoltada. rs Quero saber como a Celeste se tornou uma das suas preferidas :O E quem morreu? senhor!! Preciso ler esse livro logo.

    ResponderExcluir
  12. Li esses dias ♥♥♥ Nossaaaaaaa, eu chorei muitooooooo.

    Catrine - http://cloudofdream.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Alineeee. estou lendo e amando! Ai meu Deeeus, louca pelo final...

    Bjs, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Aline, tudo bem flor...
    Que bom saber que você finalizou a série satisfeita... geralmente os últimos livros nos fazem sofrer um pouco não é mesmo? Gostei muito de sua resenha e vou seguir o seu conselho... vou colocar na minha meta de Junho a leitura de dois primeiros livros... e dependendo do meu desenvolvimento com a trama já coloco o terceiro quem sabe eu ganhe aqui no top... vou fazer pelo a menos a minha parte nos comentários.... Gosto de perceber que America amadureceu, só ouço as pessoas dizendo o quanto ela é meio chata com tanta indecisão... e espero ansiosa para descobrir a sua escolha... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. OMG, como eu preciso desse livro.
    Para tudo... A Celeste conseguiu te conquistar?
    A Kiera deve ter aprontado poucas e boas em A Escolha.
    Sério mesmo que vai ter mortes. Será que existe alguma série com um incrível desfecho sem nenhuma morte? Se bem que eu sou a favor da morte do rei e da Celeste kkkkkk
    Tenho excelentes expectativas sobre esse livro até mesmo porque li ótimas resenhas, incluindo a sua.
    Meri, surpreenda-me!!!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline!!! Estou louca para ler A Escolha! Meu namorado me prometeu de dia dos namorados então eu tenho que esperar! Não acredito que tem mortes.., que triste!!!! Estou tentando não ler absolutamente nada sobre o livro até poder lê-lo, não vejo a hora!!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. EStava doida para ler sua resenha. Eu nao li nenhums dos livros, mas acompanhei e sei do que acontece pelassuas resenhas. Estou doida pra saber com quem America ficou, mas vai demorar sobrar grana pra comprar os livros agora. Acho que vc deve me mandar um email contando a verdeira escolha, rsss.

    ResponderExcluir
  18. Esse é o único volume que falta pra completar minha coleção. Não vejo a hora de tê-lo em mãos. O bom é que a Kiera soube finalizar essa série muito bem. Legal que houve esse amadurecimento dos protagonistas, pois se eles continuassem tão chatos e mimizentos como no volume anterior, seria o caso de atirar o livro pela janela. kkkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Oi, Aline
    Estou louca para ler A Escolha. Meu livro chegou hoje, será a minha próxima leitura. Torcendo pelo Príncipe.

    ResponderExcluir
  20. Me diga se não tem como enlouquecer de curiosidade e ansiedade depois de uma resenha dessas?! Mesmo aguçando ainda mais minhas vontades, confesso que estou feliz por a história não ter decepcionado ou caído na mesmice. Definitivamente, não vejo a hora de ler!

    ResponderExcluir
  21. Li A escolha semana passada e fiquei muito contente com a forma que a autora terminou a trilogia.
    Adorei a desenvoltura da America nesse volume. Em A Elite ela estava muito irritante, com a sua indecisão. Fiquei super feliz por ter visto um pouco da parte distópica com a participação dos rebeldes e seus objetivos.
    Também fiquei chocada com duas mortes! OMG como a Kiera pôde fazer isso??
    Gostei bastante da trilogia! Agora estou aguardando o lançamento do conto com a visão da Rainha Amberly *-*

    ResponderExcluir
  22. Oi Aline!
    Eu também estava muito ansiosa para essa leitura, senti falta de explicações melhores sobre algumas mortes, mas, como você disse, foram necessárias para o fechamento da trilogia. também fiquei feliz com o amadurecimento dos personagens, não aguentaria mais um livro com as indecisões da America...
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. oi Aline, fico feliz em ver que você gostou do livro, e que os personagens estão melhores. Eu estou na metade do livro, e já consigo perceber essas mudanças, mas minha implicância com a America atrapalha em alguns momentos, por isso deixei o livro de lado um pouco, e retomo a leitura amanhã.
    Eu já vi uma das tais mortes, fico me perguntando quais serão as outras, rs
    Adorei a resenha, meu deu um incentivo a mais.

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Não acredito. Você me deixou ainda mais ansiosa para ler!!!! Como assim quem morre???? Como assim a Celeste é sua personagem favorita! Meu Deus preciso ler urgente!!!! Estou juntando para comprar na bienal, mas como está tendo no Top Comentarista de maio, vamos tentar a sorte... hehe.

    Um beijo,
    Lê.


    | Na base da leitura |

    ResponderExcluir
  25. Quero muito ler os livros
    Quewria ler tudo junto,mais não to sem dindin pra comprar
    por isso então vou ter que esperar

    ResponderExcluir
  26. Oi Aline,
    nossa, você foi a primeira que li e gostou do livro.
    Todas as minhas amigas se decepcionaram com o ultimo!
    Ainda não li mas estao na fila!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  27. Meu Deus, preciso muito ler esse livro... Saber que acontecem mortes me deixou com o coração na mão.
    Fico feliz que a América esteja mais madura nesse último livro. e confesso que fiquei curiosa pra saber quais foram as mudanças que ocorreram com a Celeste.
    enfim, preciso muito saber qual é a escolha do principe Maxon... rsrs

    Bjok

    ResponderExcluir
  28. É bom saber que a autora soube como finalizar a série, então se eu chegar a ler a série saberei que tenho motivos pra persistir na leitura depois de um 2º livro com uma protagonista irritante.
    Tenho curiosidade a respeito da trilogia, mas ao mesmo tempo receio ler, pois não gosto de protagonistas indecisas e a America é apontada assim em diversas resenhas que leio.
    Mortes, mortes e mais mortes! Porque esses autores gostam tanto de matar personagens? Porque isso não me surpreende mais?

    ResponderExcluir
  29. Séries que ao acabarem deixam uma boa sensação.. isso é o melhor <3
    Todas as que eu li foram finalizadas dessa maneira, Graças a Deus! Depois de tanto tempo investido em uma série, se decepcionar com o fechamento deve ser de matar!

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  30. Ai meus Deus, não vejo a hora de poder ler esse livro e saber com quem ela fica e olha que to no primeiro livros ainda. kkkkkkkkkkk Comprei os contos esta semana e quando tiver em mãos dai vou ler eles e A elite, para ficar pronta para esse. Espero gostar também e que ela fique com o Aspen. <3

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  31. Ainda não li A Seleção mas tenho muita vontade de começar a trilogia.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin