Como Viver Eternamente - Sally Nicholls

Livro: Como Viver Eternamente
Autor (a): Sally Nicholls
Editora: Geração Editorial
Ano: 2014
ISBN 978-85-61501-00-6

"Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. ”Como Viver Eternamente”, é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler."

*Livro cedido em parceria com a Editora Geração Editorial.

Oie, tudo bom?

Sabe aqueles livros que você começa a ler já ciente de que ele vai entrar na sua lista de favoritos? Como Viver Eternamente é um livro que me deixou ansiosa antes da leitura porque a editora enviou um pacote de lencinhos para enxugar as lágrimas durante e depois da leitura. Ele conta a história de Sam, um garoto de 11 anos que tem leucemia e sabe que vai morrer. Apesar disso, ele tem curiosidade em saber como é a morte e como vai ser quando acontecer com ele. Obviamente a morte é um assunto que seus pais não comentam e isso o deixa frustrado.

"Morrer é a coisa mais boba de todas. Ninguém lhe conta nada. Você faz perguntas e eles tossem e mudam de assunto." (pág. 19)

Ele e seu amigo Félix têm aulas particulares em casa com a Sra. Willis. Félix também tem câncer, é um pouco mais velho, anda em uma cadeira de rodas e é fã do Green Day. Os dois não têm aulas normais e sempre gostam de questionar a professora sobre algum fato científico ou uma dúvida sobre a vida. Certo dia a professora pede que eles façam uma lista com cinco coisas que eles querem fazer e Sam decide escrever um livro cheio de referências, dúvidas, questionamentos e listas.

Essa história é tão poética e bonita que acredito e todos deveriam lê-la. A autora soube pontuar muito bem os momentos de uma criança que está vendo sua vida ir embora. Sam não é enganado sobre sua condição e ele sabe que tudo pode acabar inesperadamente. Mas, isso o deixa com muitas dúvidas, medo e raiva, pois ele escreve esse livro para entender várias questões relacionadas a morte que todos os adultos evitam lhe contar porque também estão com medo.

"Tem a ver com coisas velhas que morrem e coisas novas que nascem. Velhas estrelas formando novas. Folhas mortas se transformando em plantinhas. Pode ser algo que morre ou pode ser algo que nasce. Depende do ângulo que se escolhe." (pág. 200)


Cada personagem no livro tem uma função importante na vida do protagonista. A Sra. Willis é aquela que ensina coisas interessantes e importantes para ele. Bella é sua irmã caçula que às vezes não entende a situação do irmão e não tem idade suficiente para compreender que ele necessita de mais atenção. Já os pais de Sam representam lados opostos: sua mãe é uma fortaleza e sempre está por perto para auxiliar e se preocupar com ele. Em vários trechos é possível perceber que ela tenta entender porque seu filho foi "escolhido" para adoecer.

Já o pai de Sam sofre em silêncio e finge acreditar que o filho irá se curar a qualquer momento. Ele tem um papel muito importante na história e os momentos que ele passa com o filho são emocionantes e singelos.

A relação mais tocante nesse livro é a amizade entre o Félix e Sam. Os dois compartilham a mesma doença e conseguem se entender de uma forma única. Félix é muito importante para que Sam viva os melhores momentos de sua vida e é muito bonita a maneira como a amizade foi retratada. Eles compartilham as partes mais engraçadas e tristes dessa narrativa.

"Tive ódio dela naquela hora. Muito ódio. Ódio da sua cara de tristeza e dor, que eu sabia ser por minha culpa. Ódio por não me deixar vencer." (pág. 139)

Esse livro pode ser lido tranquilamente em um único dia porque a autora tem uma narrativa gostosa e muitas páginas são constituídas por listas. A narrativa é envolvente e você se pega torcendo para que a autora dê um final feliz mesmo sabendo qual será o desfecho. Ela também nos faz refletir sobre questionamentos comuns sobre a morte como por exemplo: Por que Deus faz isso com as crianças? Por que ninguém conversa sobre a morte? Para onde vamos depois da morte?

Não é um livro onde o protagonista fica se lamentando por causa câncer. Sam é muito inteligente, curioso e está sempre em busca de respostas para todas as suas dúvidas. Ele entende a situação em que se encontra e quer apenas realizar seus desejos e ser feliz.

A diagramação desse livro está bem bacana, as páginas são mais grossas, o espaçamento é agradável e a editora fez um belo trabalho com as listas e os recados criados pelo Sam.

Como Viver Eternamente é o tipo de livro que você termina ciente de que aprendeu uma lição e não consegue parar de pensar nos personagens. Recomendo muito que vocês conheçam essa narrativa e deixem que o Sam conquiste e emocionem vocês. Essa narrativa vai te mostrar que viver eternamente não tem nada a ver com viver para sempre.


Beijos!

40 comentários

  1. Ai, que delícia de resenha!
    Já havia lido sobre o livro e fiquei interessadíssima. Lembrei logo de Extraordinário, da maneira que August enfrenta sua dor e dificuldades e ainda assim consegue ver as coisas boas ao redor.
    Acho que isso é próprio das crianças. E a família é fundamental nesse processo doloroso que experimentam...
    Bj

    Resenha minha aqui (sou colaboradora):
    Ler para divertir

    ResponderExcluir
  2. Letícia aqui o/

    Amei a resenha *------------* e o livro, bom, começarei a economizar lágrimas desde agora, para ter um bom estoque, pois ele realmente parece ser muito triste, mas lindo ao mesmo tempo!
    Acho fantástico esses livros que trazem crianças, que hoje em dia vemos sem muita maturidade para assuntos assim, mas que nos livros são seus próprios heróis! *-*
    Espero voltar aqui depois de lê-lo! ;)


    Bjokas :*
    Diário dos Treze

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser incrível, acho que não tem como não se interessar por esse enredo. Por mais que já saibamos o final, ele parece merecer ser lido de qualquer forma. Já gostei do Sam e das perguntas que ele carrega. Que indiretamente nós também carregamos. Espero demais ter oportunidade de ler esse livro, preciso lê-lo. Já está nos meus desejados!

    ResponderExcluir
  4. Ai, Deus! A cada dia a lista de livros que preciso ler aumenta!! Sou louca por essas histórias marcantes, que fazem a gente chorar. Não que eu goste de chorar, mas só choramos quando a história nos toca de verdade e ficamos apegados demais aos personagens... Vou ter que esperar um pouco pra ler este, porque ainda estou de luto por causa de "A culpa é das estrelas". Chega de doenças por enquanto! Mas já está na lista de desejados!! :)
    Beijoo, Gabe!

    mundomagicolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline.
    Adorei a sua resenha. Tenho muita vontade de ler Como Viver Eternamente! Sam parece ser um garoto muito inteligente e sensível e sua visão e questionamentos sobre a sua doença deve ser bem tocante.
    A família de Sam retrata bem o que normalmente vemos numa família que passa por essa situação. Um dos pais é a rocha, enquanto o outro não consegue aceitar a situação.
    Espero poder ler esse livro em breve! Parece ser daqueles que ficamos alguns dias de ressaca literária.

    ResponderExcluir
  6. OLHAAAAAAAAA Aline gostando de mais um livro que eu tb gostei! Meu Deus, to aqui já com o guarda chuva porque vai chover!!! Ainda bem que vim de sapatilha para o trabalho huahuahuahua. Esse livro é muito LINDO. Simplesmente amei a leitura e, sim, usei os lencinhos que a editora enviou!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ah quero muito ler o livro Aline..
    Todas as resenhas que vejo, inclusive a sua ficaram encantadoras.
    Este livro tem causado muitas lágrimas por aí..
    Ele traz uma motivação para vida né, Sam deve ser uma graça.

    Blog: livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
    Fanpage: facebook.com/livrosvamosdevoralos

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline,

    Fiz essa leitura no final de semana e gostei muito, mas não precisei usar os lencinhos enviados pela editora.
    Acho que o fato do Sam ser uma criança de apenas 11 anos e ter um espirito tão sonhador e aventureiro acaba aliviando bem o clima tenso da doença.

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiee

    Já li esse livro, gostei mas não tanto igual a você kkkk achei normal e nem precisei do lenço no fim das contas mas enfim o livro realmente é facil de ler e da para ler em um dia.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline já tinha favoritado esse livro pois já tinha gostado pela capa, li outras resenhas que definem assim como a sua o que esperar, uma história bem singela e triste mas que com certeza todos deveriam ler!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  11. Nossa esse livro deve ser muito bom, mais sou uma manteiga derretida *-* vou forma um rio pelo jeito rsrsrsrs(exagerei total)
    Mais preciso desse livros todos estão so falando nele i eu aqui boiando :P

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline! Eu gostei muito do livro, quem pensa que vai ser uma história de lamentação, engana-se, é uma história que ressalta o valor da vida, o Sam é um garotinho muito forte e me encantou.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Adorei a capa e a história do livro!! Botei na minha listinha, que já está enorme haha.
    Ps.: Achei esse layout novo lindo.

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline! Já li tanta resenha linda deste livro e tenho certeza que vai ser daqueles de partir o coraçãozinho hahaha, por ler tanta resenha linda já sei que vai ser uma leitura certa para mim, só falta o livro mesmo!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  15. Até hoje, todas as resenhas que li desse livro foram extremamente positivas,tenho muita curiosidade em lê-lo. Parece ser uma história boa e tocante ao mesmo tempo,que te faz ter muita vontade de chorar e com certeza eu iria chorar.

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler esse livro
    Adoro livros que emocionam e me fazem chorar
    Ta na minha lista!

    ResponderExcluir
  17. Oie,
    acho que não vou gostar tanto deste livro, ele parece ser tão triste :( Mesmo recebendo só elogios ele ainda não me chamou atenção

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Aline
    Adorei a sua resenha. Quero muito ler esse livro, só vejo resenhas positivas sobre ele. Tenho certeza que vou chorar muito, pois sou uma manteiga derretida.

    ResponderExcluir
  19. Nossa o livro deve ser lindo! Apesar de ñ ser fã de livros onde os personagens morrem (sim sou uma pessoa que chora por tudo) esse livro deve ser como vc falo, aqueles q leva lições pra vida toda. Adorei a resenha me deixou com vontade de ler kkkk

    /closettgarden.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Simplesmente lindo demais esse livro! Fiquei emocionada com a resenha, pois me fez lembrar muito da leitura e nossa, me emocionei muito ao ler. Li em um dia, pois é isso que o livro pede de tão emocionante que é!

    Linda sua resenha, Aline!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  21. Não li toda a resenha, por cauda de spoiler! Amei a sinopse e achei legal a ideia do lencinho! Vou me lembrar disso quando começar a leitura!! rsrs Gostei das fotos também! O livro é de capa dura?? Eu gosto muito de livros com essa temática de doença, mas superação e lição no final! Quero muito fazer a leitura!!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  22. Até agora só li resenhas positivas em relação a esse livro. Confesso que não sou muito fã de livros como esses, porquê me parece ter uma carga dramática forte demais pra mim. Mesmo assim, quero ler esse livro, pois é emocionante e nos faz refletir sobre nossa própria vida. Enquanto reclamamos de coisas fúteis, tem pessoas que passam por essas situações e não reclamam tanto como nós.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. Esse livro parece ser incrível. Essa foi a primeira opinião que li a respeito dele e já fiquei super na vontade de ler. Livros que nos trazem boas lições são sempre muito bons!! Parabéns pela resenha, Aline! Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Esse é um livro que provavelmente me fará chorar se o ler.Sua resenha me deixou com vontade de um dia comprar e lê-lo, no momento não faria pois tenho muitos esperando pela minha pessoa. Gostei do fato do personagem não ficar lamentando por estar doente, na verdade percebe-se que os livros que abordam câncer, tem buscado retratar personagens fortes. E essa capa é tão linda, amei.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. A primeira resenha que li desse livro foi um tanto negativa e me deixou bastante desanimada. O argumento do resenhista foi de que mesmo o livro tendo uma história boa, a autora não conseguiu articulá-la de modo que fosse tocante, sensível e emocionante. Mas, lendo a sua resenha acredito que ela podia apenas não está na "vibe' do livro, mas ele tem uma boa lição a passar. E que diagramação linda é essa?! Já quero!

    ResponderExcluir
  26. Estou louca pra ler esse livro,
    desde que li a sinopse fiquei encantada!
    Separei minha caixinha de lenços pra poder ler!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  27. Oi Chefa!
    Adorei a resenha, e fiquei bastante curioso com a leitura do livro.
    Já vi várias resenhas positivas. =)

    ResponderExcluir
  28. Só pela capa e título eu sei que vou chorar. Recebi esse livro da editora e comecei a ler, mas como perdi uma pessoa, resolvi parar a leitura e voltar num outro momento. Ele parece ser mesmo daqueles reflexivos e pensativos, mas não triste, não sei, vou ter mais certeza quando ler. Isso vai acontecer em breve.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  29. Nossa, cada resenha que leio desse livro só aumenta a minha vontade de ler o livro... rsrs
    O que parece ser o mais legal na história, é que o livro não parece ficar bitolado nas questões sobre a doença e o drama de se esperar a morte, mas parece tratar da vontade do August em viver e fazer tudo que estiver a seu alcance para ser feliz.

    Bjok

    ResponderExcluir
  30. Tô louca p ler este livro, não sei pq mais acho q lembra um pouco A culpa é das estrelas, vou comprar e ler brevemente

    ResponderExcluir
  31. Oi Aline... que resenha linda e emocionante... fiquei arrepiada com a leitura dela. Confesso que li a resenha desse livro em outro blog eu me me emocionei, mas não me interessei pela leitura... confesso que aqui senti uma boa vontade... não seria por agora... porque já estou em uma fase triste de minha vida e se eu ler um livro assim que sei que vai me fazer chorar... ai realmente eu caio em depressão rsrsrsrs. Mas a história parece ser bem cativante... que parece trazer significados e pensamentos em questões de nossas vidas... simplesmente perfeita... Parabéns...

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. ei Aline
    quero muito ler esse livro. Parece ser mesmo muito lindo, e sei que eu precisaria dos lencinhos, rs. Mas acho melhor esperar um pouco, já chorei demais nas últimas semanas por causa de livros, rs, acho que não está na hora de mais um assim, rs.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. A morte é o maior mistério existente. A única experiência pela qual passamos que não pode ser compartilhada. É intrigante, faz com que indaguemos um monte de coisas a respeito dela e, por vezes, pode ser assustador. Se esse turbilhão de emoções é despertado em uma pessoa adulta, porque não em uma criança? Fiquei bastante curiosa com o livro por causa disso. Quero ver como a autora uniu a inocência de uma criança com indagações tão profundas assim.
    Mas por hora estou evitando livros com fortes cargas emocionais, então esse não será um livro que lerei tão cedo.

    ResponderExcluir
  34. Já estou preparada para chorar.
    Todos falam super bem desse livro e adoro quando a obra nos transmite alguma lição. É uma boa forma para o livro te marcar.
    A morte é um assunto muito delicado. Enquanto alguns a temem, outros a fazem valer a pena.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  35. A história me lembrou um pouco John Green, mas por algum motivo que não sei explicar me pareceu bem melhor. Eu sei que não é o normal, mas não sou grande fã de ACEDE.
    Parece ser um livro extremamente emocionante, e eu com certeza já o adicionei a minha lista de leituras.

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  36. Adoro livros que fazem chorar, vai entender, sou esquisita. Depois de A Culpa é das Estrelas, eu tinha decidido dar um tempo em Livros com pessoas com cancer, pois acompanhei o sofrimento de varias pessoas da familia, inclusive minha mae. Mas, sua resenha deixou o livro tao doce, que eu nao posso ficar sem ler. Pel ovisto, vou precisar comprar uma farmacia inteira de lenços.

    ResponderExcluir
  37. Oi Aline!! Eu gosto de livros assim, que nos ensinam alguma coisa. Só vejo resenhas positivas dessa livro e a minha vontade de ler só cresce!! Achei a capa linda e gostei de saber que a editora também caprichou nas folhas!! Está na minha lista de desejados!!

    Beijos

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Oi Aline, adorei a sua resenha, tenho certeza de que a historia nos envolve de uma maneira maravilhosa, que podemos aprender muito com o Sam, muitas pessoas choraram com o livro, to achando que serei mais uma dessas.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  39. Oi Aline!
    A primeira coisa que chamou a minha atenção nesse livro foi a capa, mas depois de ler a sinopse fiquei ainda mais ansiosa para ler. Parece ser uma história emocionante mesmo, ainda mais por ser uma criança enfrentando e tendo consciência do seu destino...
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  40. Li esse livro e me apaixonei pela narrativa, super recomendo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin