Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz

Livro: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo
Autor (a): Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Ano: 2014
ISBN 978-85-65765-35-0

"Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos."

*Livro cedido em parceria com a Editora Seguinte.

Oie, tudo bom?

Assim que a Editora Seguinte lançou esse livro eu comecei a acompanhar diversos comentários positivos sobre a história. Logo depois minhas amigas Raquel e Andressa rasgaram elogios que me deixaram ainda mais ansiosa para começar a ler.

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo é um livro diferente de qualquer um que eu já tenha lido e me surpreendeu bastante com uma narrativa emocionante sobre as descobertas da vida. O livro se passa em 1987 e conta a história de dois garotos de 15 anos que moram na cidade de El Paso nos Estados Unidos.

Aristóteles, Ari para os íntimos, é um garoto introspectivo que tem muita dificuldade para falar sobre seus problemas e sentimentos. O outro protagonista é o Dante, um garoto alegre, extrovertido e amoroso. Os dois se conhecem em uma piscina onde Dante ensina Ari a nadar e começa uma grande amizade entre eles.

Ari é o caçula da família e vive com os pais. Apesar da aparente normalidade familiar, ele tem que lidar com os pesadelos que o pai tem desde que voltou da guerra do Vietnã e pelo seu irmão estar na prisão. Em sua casa ninguém cita o nome do irmão preso e isso sempre incomodou Ari ao mesmo tempo em que ele não consegue contestar isso. Sofrendo em silêncio ele guarda muitas coisas ruins para si e tem uma visão bem pessimista da vida. 

"O que realmente me incomodava era o fato de minha mãe ter mais amigos do que eu. Tem coisa mais triste?" (pág. 17)

Dante vive em uma família bastante amorosa que não esconde os sentimentos. Seu pai é professor universitário e um cara muito próximo ao filho. Dante tenta entender as aflições de Ari, mas nem sempre ele consegue convencê-lo a conversar sobre seus problemas.

O livro fala bastante sobre os relacionamentos familiares e isso é exposto de uma forma bacana. Minha personagem secundária preferida é a mãe de Ari pela sua cumplicidade e preocupação com o filho. Se já era difícil criar os filhos na década de 80 imagina agora?

Apesar de ter gostado bastante do livro, eu achei o Ari extremamente depressivo. O livro é narrado por ele e a narrativa contém os diálogos da sua vida e seus pensamentos também. Foi bem duro para mim acompanhar a história de um adolescente que se sentia tão fora de seu mundo e tão triste. Sei que há muitas pessoas por aí que vivem com esse vazio dentro de si e não consigo imaginar como deve ser complicado viver assim.

Dante é a "fofura" em pessoa e fiquei completamente impressionada com sua capacidade atribuir outros olhares para a vida. Um garoto muito alto astral, sensível, falante e que odeia os sapatos. Ele também tem várias dúvidas, mas lida de uma maneira bem diferente de Ari. A verdade é que os dois aprendem muito um com o outro ao longo do livro.

"Onde será que Dante aprendera a desenhar? Fiquei com inveja dele. Ele sabia nadar, desenhar, conversar. Lia poesia e gostava de si mesmo. Me perguntei como devia ser a sensação de gostar de si mesmo." (pág. 88)

Os dois são descendentes de mexicanos e conversam sobre isso o tempo todo, pois Ari tem mais traços do México do que Dante. Acho que isso foi uma forma bacana do autor retratar como os latinos se sentem nos EUA, pois quem nasce em solo americano pode ou não ter identificação com o país de origem dos parentes. Isso não é o foco do livro, mas é algo que faz parte da composição da história.

"Talvez porque Dante conseguia se adaptar a qualquer lugar. E eu,sempre tinha a sensação de não pertencer a lugar nenhum." (pág. 95)

O autor tem uma escrita bem fluida, dinâmica e os capítulos curtos ajudaram durante da narrativa. A leitura é repleta de diálogos inteligentes que movimentam a história e deixam o texto rico. Ele soube criar uma trama peculiar, impactante e emocionante. É um livro que fará você refletir e que pode ser lido tranquilamente em apenas um dia por causa da sua narrativa.

Sobre a diagramação eu preciso dizer que essa capa ficou linda e tem muita relação com a história retratada. Eu também amei a fonte que eles escolheram para usar no título e no início dos capítulos.

Aristóteles e Dante vai te fazer pensar em muitos conceitos da vida. Singelo, divertido, dramático e tocante são apenas pequenas definições perto da grandeza do universo. Apaixone-se também pelas descobertas de Ari e Dante!

O livro foi lido na Maratona Eu sou Doideira e escolhi Counting Stars (One Republic) para representá-lo:


Beijos!

35 comentários

  1. Olá Aline,
    Gostei muito da sua resenha.
    Ainda não conhecia esse livro, mas agora estou com muita vontade de lê-lo.
    Eu também acho difícil conviver com um vazio dentro de si, às vezes eu penso ter convivido com isso, e é estranho, enfim..
    Espero que eu sempre veja resenhas maravilhosas aqui :)
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hey!
    Só leio críticas positivas sobre esse livro. E parece realmente incrível. Só a capa já é linda.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie Aline =)

    Estou para começar a leitura desse livro e já imagino mais ou menos do que se trata a história. E depois de tantos elogios espero não me decepcionar.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  4. Tenho lido muitas resenhas do livro, e todas elogiando, agora estou curiosa para ler! *-*
    Achei essa capa muiito lindinha, compraria só por ela. rsrs
    Beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline..
    O livro parece ser interessante, ainda não o conhecia.
    Este Ari parece ser mesmo depressivo..só pela sinopse.
    Gostei da resenha. Com certeza leria o livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee

    Esse com toda certeza foi um dos melhores livros que já li na vida e claro em 2014 amei todos os personagens e não achei ele tão triste assim, na verdade tem um motivo por ele ser triste dessa forma que é não entender os seus sentimentos verdadeiros, por isso todo o conflito do momento rsrs eu amei demais a escrita do autor e realmente da para se ler em apenas um dia.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii, ainda não conheço o livro, mas parece ser bastante interessante, o que mais me chamou atenção foi a frase da página 17.

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!!! Vcs querem me matar de vontade de ler o livro né? Raquel e Andressa já falaram maravilhas e agora a sua resenha para completar!! Eu me envolvo muito com os personagens, vamos ver como vou me sentir com relacão à tristeza de Ari e se também vou achar Dante fofo!!

    Beijos

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline, tudo bem??
    Menina adorei a resenha, fiquei com vontade de ler o livro... Ao descrever o Ari me identifiquei sempre me senti nascida fora do tempo.... não sei seu eu suportaria viver na época quando as mulheres eram tratadas como objetos de luxo, mas também acho que não sabia viver em um mundo futurista. Eu era assim, por isso fugia nas minhas histórias e leituras, mas isso foi apenas fase depois meio que me encontrei e comecei a aproveitar mais as coisas rsrsrsrsrs. Gostei do enredo proposto na história. A música que você escolheu é uma das que mais gosto dessa banda... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que livro mais amorzinho, me pareceu uma dessas leituras marcantes sabe? Para ficar entre os favoritos.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  11. Eu tbm estou desejando este livro, pois andei vendo vários elogios, e o mais legal pra mim é que se passa nos anos 80. Adoro!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que ótimo. Um livro que tem latinos e com uma visão dessas, diferente, instigante não é fácil de se encontrar. Fiquei com pena do Ari.

    ResponderExcluir
  13. OI Aline estou realmente louca por esta leitura! Já vi resenhas maravilhosas sobre, e a sua arrasa com certeza!

    Quando tiver a oportunidade vou compra-lo para conhecer mais sobre a historia desses dois!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline, tudo bom?
    Adorei a sua resenha, ela ficou incrível, parabéns!
    Esse livro parece ser muito bom, pois retrata o relacionamente de duas pessoas tão diferentes entre si. Mas acho que o importante ali é a relação de amizade dos dois e como eles conseguem se entender e se comunicar. Acho que foi uma jogada inteligente o livro ter sido narrado pelo Ari, já que ele esconde tão bem seus pensamento e sentimentos, onde não deixa ninguém entrar... Só o leitor ;)
    Estou louca para ler, realmente parece ser uma história maravilhosa.

    Beijos!
    Amor em Ler | Estou sorteando um Vale Presente de R$ 50,00 lá no meu blog. Que tal você participar aqui?

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline!

    Que resenha mais fofa! Fiquei curiosa! Adorei a capa deste livro e cada resenha que leio só me faz quere-lo mais! Parabéns!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  16. Olá Aline, como vai?
    Sua resenha ficou incrível.
    É a segunda que eu vejo sobre o livro e também positiva :)
    A capa é realmente muito linda. De dar inveja.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Counting Stars <3 como amo essa música! O livro parece ser bom demais. Os protagonistas são tão diferentes, deve ser incrível acompanhar esse aprendizado deles um com o outro. Sinto que vou me identificar com o Ari. Não sou depressiva nem nada assim, passo longe disso. Mas também tenho essa dificuldade de falar sobre meus sentimentos, sou muito fechada. Acho que vou curtir o personagem, e até sofrer um pouco com ele.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie,
    já tinha visto o livro por aí, mas confesso que não tinha me chamado atenção ainda.
    Gostei bastante da resenha.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  19. É a primeira resenha que leio desse livro e eu fiquei morrendo de vontade de ler o livro. Parece ser uma história bem emocionante e com o principal foco na amizade, parece ser muito lindo.

    Bjok

    ResponderExcluir
  20. Oi Line :D
    Adorei a resenha, to vendo muita resenha desse livro e a sua fi super bem escrita e me interessou muito.

    Parabéns flor!Da um pulinho lá no Leitor ;)
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/06/recordar-e-viver-sob-o-sol-da-toscana.html

    ResponderExcluir
  21. Oi Line :D
    Adorei sua resenha, to vendo muita resenha desse livro, mas a sua me agradou muito!
    Parece ser uma história interessante. Amei flor!

    Beijocas da Deebs!
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/06/recordar-e-viver-sob-o-sol-da-toscana.html

    ResponderExcluir
  22. Quando vi o livro, imaginei algo bem diferente do que é apresentado. Porém, continuei com vontade de ler a obra.
    Adorei a sua resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  23. A cada resenha a vontade de ler esse livro só aumenta. Deve ser difícil de se imaginar como Ari vive... senti uma empatia de cara por ele. Apesar de ser um pouco complicado me colocar no lugar dele, porque aqui em casa é como na casa do Dante. rs Personagem que quero conhecer muito também! Enfim, adorei a resenha :))

    ResponderExcluir
  24. Várias vezes vi esse livro e pensei em colocar em minha lista de leitura e esquecia, hoje coloquei, ainda mais depois de você expor em sua resenha do que se trata. Gosto muito de livros que mostram essas igualdades e diferenças entre crianças.

    ResponderExcluir
  25. Eu não estava dando nada por esse livro, mas depois dessa resenha eu vejo que preciso ler e descobrir o quanto ele pode mudar minha opinião.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Estou encantada com esse livro desde o lançamento!
    Venho acompanhando as resenhas e a maioria foi positiva...
    Fora que essa capa me encantou!
    Gosto de livros que me faz refletir!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  27. Ah que lindoooooooo ♥
    A cada resenha que leio meus olhos brilham um pouco mais. E a cada uma delas eu vou montando um pouco mais do livro na minha cabeça.
    Resenha linda!!
    Quero descobrir o que falta com o Ari e o Dante!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Eu sou daquelas que toma as dores dos outros sabe ? Tenho medo de ficar meio pra baixo lendo a narrativa de Ari, sera ? Mas gostei da resenha, aparentemente me parece tambem um forte amizade. Sera que Dante consegue fazer Ari se soltar? Se livrar dos seus medos ? Que bom qeu a MAe de Ari é uma fofa, porque n´r? Irmao preso, pai ex militar, o dó.

    ResponderExcluir
  29. TODAS as resenhas que li sobre esse livro foram positivas. O que achei interessante aqui é que o autor trouxe duas personagens principais completamente opostas. Enquanto um é depressivo e intimista, o outro é mais alto astral e extrovertido. Pelo jeito, esses opostos tiveram uma química legal na trama. Fiquei ainda mais curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  30. Oi Aline!
    Já li algumas resenhas positivas sobre esse livro e cada uma me deixou mais curiosa sobre a história. Não gosto de protagonistas muito pessimistas, pois algumas vezes eles fazem com que eu também me sinta assim, mas acho que vale a pena a leitura. Essa capa é mesmo linda!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Oi, Aline!
    Confesso que não tinha muita pretensão em ler esse livro; e pode soar meio equivocado, mas achei que se tratava da história do filósofo Aristóteles, e não uma própria ficção. E agora, conhecendo melhor do que se trata, o livro me chamou a atenção. Meu forte sempre são romances, mas gosto de mudar um pouco também; e estou pensando seriamente em lê-lo. Parece ser uma história muito linda! Ótima resenha, viu!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  32. Adorei a resenha e isso me animou muito a ler o livro . Eu acho a capa linda e ele já está na minha lista de desejados .

    ResponderExcluir
  33. Tô louca pra ler este livro, já ouvi vários comentários e agora com a resenha. Super me interessei mais ainda rsrsr

    ResponderExcluir
  34. Adorei a resenha, nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas você me deixou interessada sobre ele, adorei a temática e vou o colocar na minha lista de desejos *-*

    ResponderExcluir
  35. Ai, como eu AMO esse livro <3
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin