O Vendedor de Armas - Hugh Laurie

Livro: O Vendedor de Armas
Autor (a): Hugh Laurie
Editora: Planeta
Ano: 2014
ISBN 978-85-422-0350-9

"Quando Thomas Lang, ex-militar de elite recebe uma proposta de 100 mil dólares para assassinar um empresário norte-americano, ele decide, imediatamente, alertar a suposta vítima - uma boa ação que não ficará impune.Em questão de horas Lang terá de se defender com uma estátua de Buda, jogar cartas com bilionários impiedosos e colocar sua vida (entre outras coisas) nas mãos de muitas mulheres fatais, enquanto tenta salvar uma linda moça e impedir um banho de sangue mundial.Encontramos nesta história muito do que se vê em um episódio de House, o mau espiríto salvador e a réplica assassina de Hugh Laurie, a serviço de uma intriga apaixonante e de um personagem que não será esquecido tão cedo."

*Livro cedido em parceria com a Editora Planeta.

Oie, tudo bom?

Sabe quando você acredita que irá se apaixonar pela narrativa de um livro e acaba se decepcionando com a história? O Vendedor de Armas tinha todos os elementos para me agradar, mas que não conseguiu conquistar meu coraçãozinho literário (#dramamodeon).

O Vendedor de Armas é um romance policial protagonizado por Thomas Lang, um ex-militar inglês que presta serviços de segurança e consultoria. Ele recebe a proposta para matar um empresário americano e recusa porque esse não é o tipo de trabalho que ele faz. Lang decide avisar a Alexander Woolf que sua vida corre perigo e se envolve em uma trama complicada e cheia de reviravoltas.

"Para começar, o que eu estava fazendo? Por que estava no meio do caminho de tiros, disparados por pessoas que eu não conhecia, por razões que não entendia? O que eu tinha a ganhar? O que Woolf tinha a ganhar?" (pág. 69)

À partir do momento em que Thomas se envolve com Woolf ele se mete em confusões, tiroteios, encontros misteriosos e tentativas de assassinato. Por ser uma história  cheia de cenas de ação, eu esperava uma escrita mais dinâmica, mas não isso infelizmente não ocorreu. O que tornou esse livro cansativo foi a escrita extremamente confusa.

No início eu pensei que o autor exploraria um lado da história, mas ela partiu para uma abordagem relacionada a conspiração e os assuntos se embaralharam. Não dava para saber quem era mocinho ou bandido no decorrer da narrativa.

A escrita do autor não me prendeu e a leitura se arrastou por duas longas semanas. Não conseguia avançar e foi frustrante porque não é um livro grande ou complexo. Também tive muita dificuldade para lembrar dos nomes de alguns personagens e me conectar com a história que era apresentada.

O mais bacana na leitura foi o humor do Thomas em vários momentos da narrativa, inclusive os momentos mais tensos. Ele é muito observador e tem uma espécie de dom para adivinhar se será atacado ou seguido por alguém. Foi divertido acompanhar como ele "zombava" algumas pessoas pelo fato delas serem lentas para atacá-lo ou não terem habilidade durante uma luta corporal.

Outra tópico interessante que o autor abordou durante o livro foram as teorias da conspiração envolvendo os Estados Unidos e a CIA, temáticas bastante abordadas nos filmes da década de 80 e 90. Com uma certa sutileza na escrita, Hugh Laurie faz uma critica ao fato da sociedade não ter a noção da influência que os governantes tem sobre ela.

"O povo não lê livros. Tudo o que eles se preocupam, que querem de seus governos, é uma renda que não pare de crescer. Ano sim, ano não, eles querem que seus salários aumentem. Se parar, eles arranjam novos governantes." (pág. 140)

Durante a narrativa também é possível perceber algumas situações que não ocorrem atualmente depois do 11 de setembro (O Vendedor de Armas foi lançado em 1995 e relançado com essa nova capa).  Essa obra tem uma trama dispersa, mas acredito que esse livro possa agradar aos leitores do gênero policial.

Beijos!

34 comentários

  1. Oi Aline!

    Nossa, decepcionante neh? rsrsrrsrs
    Bem, eu até tinha gostado da capa e sinopse, mas... não leria este livro!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline..
    A principio não sei se leria o livro. Mas essas conspirações envolvendo os EUA até que me chama atenção. Acho que leria só por isso.
    É a primeira vez que vejo o livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto do gênero, mas esse não me chamou a atenção. De lenta, já basta eu. Odeio quando a leitura se torna arrastada e cansativa. Apesar do protagonista não parecer tão chato, não me cativou ao ponte de querer conhecê-lo. É muito frustrante essas decepções literária! :/ rs

    ResponderExcluir
  4. Oi Line! :D
    Adorei sua resenha, mas vejo que esse livro não faz meu tipo. Acho que nunca vou conseguir ler um livro policial hahaha sou chata :P

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, gosto muito de suas resenhas!
    O livro parece ser ótimo, inclusive porque abre os olhos da sociedade com relação à falta de leitura .
    bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  6. ahhh eu sou doida pra ler esse livro. Cheguei a ler umas 10 páginas na livraria enquanto esperava o Bruno e gostei. Mas, claro, tem muito mais história né? Pena que a narrativa não te prendeu. E, cara, essa capa é só pq o cara é o House, nada a ver colocar a foto do AUTOR na capa do livro ¬¬

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu vejo a capa desse livro e só consigo lembrar de House. Ja até imagino ele com a muleta para la e para cá. PEna que não é um livro bom, esses romances policiais não me agradam tanto, sou devagar demais para dentar desvendar coisas.

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!
    Não conhecia o livro, mas não fiquei muito interessada... O estilo não é meu preferido e por não ser uma leitura muito dinâmica acho que eu não teria paciência suficiente para terminar a leitura...
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tenho esse livro aqui autografado (ok babem kkkkkkkkkkkkk) Ta aqui pra ler,mais sempre paso ele pra trás,agora com sua resenha me desanimou mais ainda :/

    ResponderExcluir
  10. Vixiii...
    Parece que não foi muito bom né?!
    Quando vi a capa, pensei que era House! hahahah
    Odeio quando livro me decepciona!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro. Realmente parecia bom de começo,mas que pena que o autor se perdeu. Amei a citação "O povo não lê livros. Tudo o que eles se preocupam, que querem de seus governos, é uma renda que não pare de crescer. Ano sim, ano não, eles querem que seus salários aumentem. Se parar, eles arranjam novos governantes." (pág. 140)
    Bom que ele faz críticas sociais.

    ResponderExcluir
  12. Que pena você não ter gostando o tanto que esperava, é muito ruim quando isso acontece. Normalmente fico com a leitura parada ou lendo lentamente, o que torna mais cansativo ainda. O bom que você seguiu a leitura.

    ResponderExcluir
  13. oi Aline,
    esse livro não me interessou muito desde o início, bom saber que você não curtiu, assim nem tento ler, kkkk.
    Quando você falou do humor sarcástico do personagem me veio o House a cabeça, rs. Não sei se é o caso, mas acho que depois de interpretar o médico mal-humorado e irônico por tanto tempo, é de imaginar que o Hugh fosse levar algumas dessas características para o personagem de seu livro

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Chefa quando vi esse livro me interessei pelo gênero, mas depois da sua resenha percebi que terei que adiar essa leitura, eu acho que para um livro com ação o autor não pode deixar essas pontas soltas né, tinha tudo para ser bom, but...
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  15. Que chato quando a gente não gosta de um livro, não é? Mas ao mesmo tempo, deve-se levar em cinta a capa intrigante, e que eu adoro esse gênero, então talvez possa dar uma chance a ele algum dia.
    Beijos
    http://leituraassidua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Aline
    Estava muito curiosa para ler esse livro, pois sou fã do Hugh Laurie, mas confesso que fiquei um pouco receosa, pois não gosto quando o livro fica confuso. A parte que eu achei interessante é sobre as conspirações e a CIA.

    ResponderExcluir
  17. Oie,
    nossa é horrível quando lemos um livro e não gostamos, mas acontece!
    Tb acho que não iria gostar desse livro. Ele parece ficar bom um em filme, mas em livro deve ser bem narrativo.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu adoro esse livro, e é, no momento o meu favorito. Acho uma pena o autor não ter publicado mais nada. O humor ácido empregado no texto (que vemos o autor utilizar em House) foi o que me conquistou.

    Pena você não ter gostado.

    E pena que editora planeta fez essa nova capa tão oportunista. Eu tenho a edição anterior, e prefiro de longe a capa dela.

    ResponderExcluir
  19. Poxa, que pena que você não se prendeu a leitura de O vendedor de armas.. Eu tenho esse livro, mas com a capa antiga, laranja, e confesso que comprei só pelo fato de ele ter sido escrito pelo Hugh Laurie. A sinopse é sim bem interessante.
    Assim que der uma folgada nas minhas outras leituras, vou pegar ele.

    Bjok

    ResponderExcluir
  20. Oiee

    Não sei se leria o livro , a sinopse não me agradou muito e sua resenha também não me dispertou o interesse é horrivel quando demoramos mais de 1 semana para ler um livro imagine ler em 2 semanas, que pena que não foi um livro tão fácil de ler.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Aline!!
    Sempre fui curiosa por esse livro, por ser do Hugh. Na verdade acho que é isso que deve motivar suas vendas, pois pelo jeito a escrita não é muito envolvente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oie, td bom?

    Quando eu descobri esse livro também fiquei super curiosa com a história, mas já ouvi antes que aparentemente não é tão bom assim :/
    Que pena, né? Quem sabe um dia, eu leia, mas outras leituras tomam a preferência

    Beijão!
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  23. Oi, Aline!
    O livro possui uma premissa até interessante, mas é uma pena que a escrita não tenha sido tão bem desenvolvida a ponto de ser envolvente e cativante. Isso realmente é um problema na hora da leitura e já passei por isso; você quer continuar, e não consegue. No caso deste, porém, não faz parte do meu gênero de leitura atual - apesar de que estou tentando expandir um pouco, mas, devido ao fato da escrita, ao que parece vai passar longe da minha estante. Mas, para todos os efeitos, ótima resenha!

    Beijos...
    Sâmella Raissa
    ♥ SammySacional.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  24. Eu só fiquei sabendo deste livro quando você disse que tinha solicitado, achei interessante e estava esperando pela resenha :)

    E agora com a resenha eu vejo que o livro realmente é muito bom e espero poder ler logo. Sei que estou sem tempo agora, mas assim que der vou ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Não meu bem, não agrada fãs de livros policiais.
    Li este livro logo que foi lançado e simplesmente detestei.
    O autor é um ótimo ator ótimo músico, a banda dele é ótima, mas escrevendo... sójesusnacausa!!

    Que livro ruim!!!!

    Mesmo assim amei a resenha. E adorei você ter deixado aberto para a leitura dos outros, de repente tem alguém que goste além a mãe dele, rs.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Aline eu não sabia e o ator alem de um ótimo cantor é escritor também, o que mais este cara pode ser? ele é extremamente talentoso, já o admiro como ator, meu eterno Dr House e recentemente tenho escutado suas musicas ( e que voz) fiquei mega curiosa agora e conhecer o seu trabalho como autor!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  27. Aline,

    Tá aí um livro que não me ganhou nem pela sinopse, nem pela capa, em pelo gênero. Não sou uma pessoa dada a livros policiais. Ainda mais sabendo que ele te decepcionou, não acredito que leria esse livro um dia.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  28. Oi *-*

    Eu até gosto do gênero, mas o livro não me chamou atenção... Triste você ter se decepcionado, né?! Mas parabéns pela resenha!! Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Nossa, muito decepcionante neh?! A capa me chamou muita atenção, mas depois que li a resenha,perdi a vontade de ler, infelizmente. Mas mesmo assim, meus parabéns pela resenha bem escrita. rs

    ResponderExcluir
  30. Ahhh q frustrante... =/
    A capa não tinha me agradado e nem a sinopse, lendo a resenha descobrir que me livrei de uma furada...rs

    Andy_Mon Petit Poison
    #ResumoDoPoison bit.ly/1i0uzC4

    ResponderExcluir
  31. Nossa! Estava todo cheio de expectativas com esse livro, mas essa resenha foi um balde d'água fria. Pelo menos tiveram alguns momentos legais. Se algum dia for lê-lo, já vou preparado pra tudo. Só assim não ficarei decepcionado.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  32. Não me interessei pelo livro, não me agradou . Pelo menos é menos imum livro pra adicionar na minha enorme lista

    ResponderExcluir
  33. Oi Aline;
    Não sou muito fã do gênero policial. Só se tiver uma ficção científica meio Arquivo-X no meio. E quando você falou sobre o livro ser lento, a vontade de ler diminuiu mais ainda. Gosto dos livros mais dinâmicos porque senão realmente demoramos semanas para lê-lo e isso me estressa. Gosto de pegar um livro e ler sem parar e sem ficar cansada.
    Esse não vai pra minha lista de leituras não.


    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  34. Huuuuugh <3
    Pra ser sincera, o livro não me interessou muito, mas quero ler só por causa do Hugh.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin