Bolsas, Beijos e Brigadeiros - Fernanda França

Livro: Bolsas, Beijos e Brigadeiros
Autor (a): Fernanda França
Editora: Planeta
Ano: 2014
ISBN 978-85-422-0387-5

"Melissa é uma jovem e impetuosa jornalista, que vive de escrever suas deliciosas aventuras por belas e curiosas cidades do mundo. Em uma nova fase de sua vida profissional, ela viaja á Europa em busca de cenários para as suas matérias e também de suas raízes italianas. Em meio a essa instigante jornada, além dos percalços comuns a uma mochileira no Velho Mundo, Melissa precisa lidar com a distância de seus familiares queridos, principalmente de sua mãe - grávida de um filho temporão -, e os misteriosos sumiços de seu namorado, Théo. O que será que ele esconde? Por que desaparece sem deixar rastros e reaparece como se nada tivesse acontecido?"

*Livro cedido em parceria com a Editora Planeta.

Oie, tudo bom?

Quando comecei a ler esse livro, eu imaginava um chick-lit divertido com uma protagonista meio maluca. Mas, a leitura mistura não só os percalços da protagonista como também funciona muito bem como um verdadeiro guia de viagem europeu.

Melissa Moya é uma jornalista que trabalha em uma agência que a envia em viagens fantásticas para falar sobre diversos lugares do mundo. Seu novo projeto, chamado Europa sob Trilhos, vai fazê-la percorrer várias cidades europeias, documentando e visitando os principais monumentos e atrações do velho continente. Seu primeiro destino é a Itália, onde ela conhece parte de sua família italiana. Além disso, seus primos Giusi e Peppe resolvem embarcar nessa aventura e passam a acompanhar Mel pelas cidades.

Fiquei um pouco decepcionada com o livro porque em nenhum momento eu consegui me conectar com a protagonista. A narrativa não passou veracidade e não consegui visualizar a personagem como uma pessoa aventureira e disposta a conhecer os quatro cantos do mundo. Mel tem muitos medos e não parecia que ela estava a fim de desbravar fronteiras.

Ela namora Théo, um fotógrafo que era seu vizinho em São Paulo. Os dois gostam um do outro, mas o problema é que o Théo vive desaparecendo sem manter contato por vários dias e a Melissa não entende o que ele tenta esconder ou porque tem essas atitudes. Eu só posso dizer que odiei o Théo desde o primeiro momento em que ele apareceu na narrativa. Ele é cheio de mistérios, mas não confiava na própria namorada para compartilhar seus problemas. Foi difícil acreditar no amor que ele dizia sentir e o romance não passou veracidade.

"Quando voltávamos de mãos-dadas para o albergue, à noite, senti uma enorme paz. Imaginei se aquilo era o amor que eu sempre havia esperado na vida. Aquele mesmo amor que eu via em meus pais e custei a aceitar porque acreditava que as pessoas só ficam juntas por tanto tempo por conveniência ou comodidade. Como eu pude duvidar do amor dos meus próprios pais?" (pág. 58)


A Melissa é uma protagonista interessante, mas muito insegura. Ela tem um amor incondicional pela sua família e está sempre em busca da plenitude no amor. Apesar do romance pontuar diversos momentos da narrativa, foram os trechos que ela estava com a família que mais me cativaram. Principalmente porque sua mãe está grávida 20 anos depois da última gestação e seu irmão Michel e sua amiga Samantha também estão esperando um bebê.

A escrita da Fernanda França é muito boa e envolvente. Ela vai descrevendo os lugares que a Mel visita e dá vontade de arrumar as malas e viajar sem rumo. Bateu até saudade do meu intercâmbio <3

"A vida é cíclica, nós sempre sofremos e sorrimos independentemente do que nos permitimos fazer. O melhor, então é ser feliz a cada instante." (pág. 84)

A Editora Planeta fez um trabalho de diagramação impecável nesse livro, com pequenas ilustrações fofas referentes a cada cidade visitada pela protagonista. Sem contar que a capa está muito bonita e totalmente coerente com a história. O tamanho da fonte é confortável e as folhas são amareladas.

Apesar da agilidade da narrativa, eu senti que a autora dava voltas sobre o mesmo assunto e isso me incomodou na leitura. Sabe quando você sente que o personagem já te contou aquilo com outras palavras? Outro ponto negativo foi a opção da autora em utilizar menos diálogos e optar por monólogos da protagonista. Isso desacelerava a leitura e deixava o texto bem cansativo.

Bolsas, Beijos e Brigadeiros é um chick-lit leve e com potencial. Indicado para quem gosta de romances, viagens e se identifica com uma protagonista mais madura. Apesar da minha falta de empatia com a Melissa, acredito que esse livro foi escrito para leitores aventureiros e também consegue cativar aqueles que querem fazer um intercâmbio. Se esse livro faz o seu estilo, conheça e viaje também junto com a Melissa por Portugal, Espanha, Itália, Suíça...

Beijos!

27 comentários

  1. Olá, Aline.

    Não conhecia esse livro e nem a autora. Chick-lit não é meu gênero favorito então não sei se leria. Gosto quando me sinto conectado com o protagonista do livro, quando não a leitura fica complicada. Quero ir na França um dia.\o/

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Também imaginava algo diferente, mais divertido e tal...
    E poxa, odeio quando não tem muitos diálogos, a leitura realmente fica mais cansativa. :/
    E que pena que você não se apegou a personagem... É tão ruim quando isto acontece.
    Apesar de ler coisas que me desmotivaram, ainda quero dar uma conferida no livro.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Que fofa a sua resenha!
    Eu vejo muitos elogios ao trabalho da Fernanda França, desse e do outro livro. Tenho muita curiosidade em ler, principalmente por ser uma leitura mais leve e, aparentemente, divertida.
    Já está anotado para lista de futuras leituras. :)
    Beijocas
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser muito interessante! Já com a tua resenha gostei da Melissa (e detestei o Théo hehe). Gosto muito de livros que se passam em lugares que eu tenho vontade de conhecer e esse parece se encaixar muito bem! Obrigada pela dica ;)

    Beijos,
    Maira

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Aline! Já li Malas, Memórias e Marshmallows e curti bastante. Estou ansiosa para ler Bolsas, Beijos e Brigadeiros e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Esse é um livro que parece tão fofo, espero não me decepcionar com a leitura que parece ser excelente. Acho muito legal o fato da escritora utilizar a mesma inical nos nomes. Super.

    http://inquietudessecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    É uma pena que você não tenha gostado da personagem *-* Cheguei a ler o outro livro da autora, MM&M e ameei ♥ quero muuito ler BB&B ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline.
    Esse livro é o segundo não é? Não me interesso muito por ele, já vi resenhas e tudo mais e não me senti atraída pelos personagens, principalmente pelo namorado dela, imagina se eu lesse então.

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline, tudo bom?

    Vi este livro em uma feira de livros que teve aqui em minha cidade, mas ele não me interessou e achei a capa pouco atraente, pois, embora tenha desenhos meigos e fofos nela, a foto da garota na capa não me atraiu.

    Sua resenha ficou muito boa!
    Beijos,
    Rafa Mello-Eu + Livros
    www.eumaislivros.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adoro chick lits.. Preciso conferir os livros da autora!
    Oarecem ser divertidos!
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  11. Oi, Aline, tudo bem?

    eu adoro chick lits, mas não sei se iria curtir a questão do guia de viagem. Isso me soou um pouco de "auto ajuda", não sei explicar. Só lendo para saber se eu iria gostar =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi flor!!
    Então, eu passei outro livro da editora na frente desse, logo lerei este livro.
    Pela sinopse eu já imaginava tudo que você disse aqui. Chick-li, viagens e romance.
    Mesmo você encontrando pontos negativos, eu acho que vou curtir pelas viagens. Adoro livros que mostram outros lugares e tal. Talvez eu nem me apegue tanto ao romance, mas sim aos lugares, rs.

    Vou ler e depois te conto.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline :D
    Ahh, a Fernanda é uma fofa! Fiz uma entrevista com ela assim que o blog começou e tipo, ela foi super atenciosa conosco. Muito linda. Pessoalmente não li nenhum livro dela pq nas livrarias fisicas daqui da cidade não tem, mas vontade não me falta. Parecem ser leituras bem relaxantes.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Desde que vi sobre esse livro na Bienal em SP eu fiquei curiosa para lê-lo. Eu adoro chick-lit, mas confesso que esse me chamou a atenção pelo nome.
    Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline.
    Nossa eu li uma resenha tão empolgante e positiva desse livro, que me encantei no ato, imaginei justamente um chick-lit divertido, mas seus pontos negativos me deram uma outra visão.
    Um fator que eu prezo muito na minha leitura é o entrosamento com a protagonista, se isso não acontecer com certeza minha leitura não terá valido à pena.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  16. Desde o lançamento li só coisas positivas sobre esse livro, pensava que era um chick-lit daqueles em que a diversão era essencial, mas pelo que vi não é bem assim. É bom saber sempre uma opinião diferente sobre os livros por causa disso, a vivência da pessoa muda muito a opinião. Com esse livro vou tomar cuidado caso resolva lê-lo, pois não sou tão aventureira.

    ResponderExcluir
  17. Quando vi este livro nos lançamento fiquei bastante animada pra conhece
    mais sobre esta obra, pois achei bastante interessante! Sem duvidas
    sua resenha me fez aumenta ainda mais meu interesse

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline...
    Eu gosto de personagens maluquinhas, mas sempre prefiro as mais maduras.
    Gosto da descrição deste livro e tenho vontade de lê-lo.
    Adoro viagens e acho que iria gostar da leitura. Só lendo para saber se a personagem ia me agradar.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Aline, tudo bem???

    Bom o livro não me chamou atenção... na verdade só gostei da cor da fonte da capa.... Mas a história não me envolveu... não sei... não é que eu não goste de aventuras... até gosto mas esse livro não me inspirou a isso.... nunca li nada desse gênero, então para que eu possa ler tenho que me interessar e muito viu... E pelos levantamentos que você fez realmente não é o tipo de livro que eu leria... Xero!!!

    ResponderExcluir
  20. Aline este é o único livro que me chamou atenção da editora, mas lendo sua resenha, não sei se leria =/ me pareceu meio chato e com certeza me travaria na leitura! Como ando atrasada preciso fugir de livros assim hahaha

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  21. Aline, eu sonho em viajar pela Europa. Então, além de associar uma leitura deliciosa com momentos engraçados e divertidos, tenho certeza que adoraria por servir como um norteador sobre o lado europeu. Sem dúvida fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  22. Eu não sou muito adepta a chick-lits porque ainda não tive muitas oportunidades, mas esse chamou a minha atenção. Normalmente eu me conecto bastante com personagens malucas, parecem que é uma parte de mim sabe? rs outro ponto positivo é falar de viagens, já que eu quero fazer um intercâmbio... vou procurar mais sobre ele (:

    ResponderExcluir
  23. Oi Aline, tudo bem?

    Eu gostei muito da capa do livro e a sinopse é até legal, mas o livro não me conquistou sabe, não sei se o leria.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Aline

    Se tem algo que não gosto muito é Chick Lit então esse livro não me agradou, amei a capa a diagramação do livro mas dessa vez vou deixar passar rsrs

    Beijos
    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  25. A tempos tenho vontade de ler os livros dessa autora, mas ainda não tive oportunidade.
    Gostei de saber um pouco mais sobre ele na sua resenha. Parabéns pea leitura e pela resenha!!!
    Beijos

    P.s. Sempre tive vontade de viajar, mas confesso que sou medrosa =\ mas adoro livros assim!!! Valeu pela dica!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  26. Ola Aline eu li esse livro e adorei a forma como a protagonista nos colocou em cada lugar que visitou, seu namorado fujão kkkkkk , ela toda atrapalhada me conquistou . Super leitura leve e descontraída., beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  27. Oi lindinha, gostei da premissa do livro.
    A ideia de ser algo divertido e com viagens me deixou bem empolgada!

    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin