Champion - Marie Lu

Livro: Champion
Autor (a): Marie Lu
Editora: Rocco
Ano: 2014
ISBN 978-85-7980-208-9

"No emocionante desfecho da trilogia Legend, June ocupa uma posição privilegiada no governo e Day trocou a alcunha de criminoso mais procurado do país pela de herói nacional. Mas quando tudo parece conspirar a favor da paz, a ameaça da guerra ressurge na forma de um vírus mortal que começa a espalhar o pânico entre as colônias. Em Champion, a vida de milhares de pessoas está novamente nas mãos de June, a menina-prodígio da República. Mas salvá-las significa também enfrentar novos desafios e exigir novos sacrifícios de seu amor."

Oie, tudo bom?

Sabe quando você precisa muito ler um livro? Era assim que eu me sentia em relação a Champion, o livro que encerra a trilogia Legend.

Essa série distópica se passa em um mundo pós-apocalíptico onde os EUA não existe mais depois de diversos conflitos e enchentes. O país foi dividido em República da América e as Colônias. As duas regiões vivem em guerra desde então, causando uma série de danos e mortes. Na República o governo é totalitário com forte influencia militar e os mais pobres são oprimidos e sofrem muito. A República é governada pelo Primeiro Eleitor, um político responsável por todas as decisões do país. Já as Colônias são comandadas por um conglomerado de empresas.

"Como é possível dois países com filosofias tão radicalmente diferentes se unirem? Que esperança podemos ter de transformar a República e as Colônias no que elas já foram outrora? Ou talvez essas nações não sejam tão drasticamente diferentes quanto imagino. As corporações das Colônias e o governo da República não são na verdade a mesma coisa?" (pág. 145)

Desde o primeiro livro, a narração é dividida entre Day, o bandido mais procurado da República, e a June, a garota prodígio com grande destaque no meio militar. Day é apenas um adolescente, mas luta para minar o poder da República com suas ações criminosas. June é uma garota rica que vê seus conceitos caírem depois da morte de seu irmão Matias. Depois que a vida dos dois se cruzam, eles nunca mais foram os mesmos e uma sucessão de tragédias e conflitos os acompanha desde o primeiro livro da série.

O que eu mais gosto nessa trilogia é a narrativa fluida da autora Marie Lu. Champion mantém essa premissa com uma trama ainda mais eletrizante e envolvente. Cada capítulo te instiga a ler o próximo com mais vontade e essa sensação eu só consegui sentir com poucos livros. Ela escreveu com maestria, uma distopia que trabalha todos os elementos dos livros desse gênero. Tem guerras, conflitos, mortes, dramas e bons personagens. O romance não é o foco da história e isso foi ótimo porque a narrativa prioriza assuntos mais importantes em um universo onde o futuro é totalmente incerto. Mesmo assim, o livro possui algumas cenas mais românticas que conseguem encantar pela sutileza.

"Metade do meu coração está sofrendo com a dor que vejo no seu rosto, mas a outra parte - percebo com culpa - está radiante por saber que ela ainda se importa comigo." (pág. 90)

Eu estava muito apreensiva antes de iniciar a leitura, pois não sabia como o livro seria finalizado e como as pontas soltas seriam resolvidas. Mas, a autora conseguiu criar uma história redonda e coerente com o desenvolvimento dos primeiros livros da série. A narrativa transcorre sem grandes artifícios, mas com enormes acontecimentos que me deixaram com o coração na mão.

Cada capítulo proporcionou uma visão diferente e causou momentos de apreensão, emoção e reviravoltas. É uma trama eletrizante que me surpreendeu o tempo todo positivamente. A narrativa envolvente e dinâmica fez com que eu finalizasse a leitura em algumas horas.


Day continua um protagonista sofrido, mas muito corajoso. Apesar de toda sua carga de sofrimento, em nenhum momento ele deixa que isso afete seu caráter e seus momentos de coragem são meus preferidos. June também me agrada muito como protagonista com seu jeito destemido, inteligente e sagaz. Eu até simpatizei com o Anden e comecei a entender como é difícil exercer o papel que ele tem na sociedade. Uma personagem que volta a aparecer é a Tess.

"Não aguento mais me preocupar com tudo isso, se as pessoas de quem gosto, vão passar desta noite ou se vão sobreviver ao dia seguinte." (pág. 202)

E o que dizer desse final? SENHORR.......MUITO BOM e BEM ESCRITO. OK, estou surtada...rs. Poucas vezes vi um livro ser tão bem finalizado e isso não quer dizer que foi do jeito que eu queria. O que foi bacana é que a Marie Lu escreveu o que era coerente e não quis apenas ir pelo caminho mais fácil.

Champion foi uma leitura extremamente prazerosa e agradável. Recomendo toda a série para quem gosta do gênero distópico. Uma narrativa rápida, instigante, envolvente e bem escrita.

Beijos!

26 comentários

  1. Você acredita que eu estou com medo de ler este livro?? hahahaha.
    Sério, tenho isso às vezes com finais de série, demoro meses pra conseguir finalizar.
    Adorei a resenha, até me deu uma coragem pra terminar.
    E fiquei curiosa com esse Final OMG! que você citou.

    Bjkssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico muito ansiosa com finais de série Alessandra, mas estava mega ansiosa para ler Champion. Leia sim porque é um final sensacional.
      ;)

      Excluir
  2. Oiee

    Ja tenho os dois primeiros livros dessa serie porque troquei no skoob devido a sua recomendação quero muito ler essa trilogia vamos ver quando vou conseguir.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha seguido minha recomendação Dressa. É uma distopia maravilhosa e sei que você vai amar. ;)

      Excluir
  3. Gostei da resenha Aline. Confesso que tenho o pé atrás quando o assunto é distopia, mas essa série da Marie Lu parece ser interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Que massa saber que essa série é tão bem estruturada e dinâmica. Dica anotada. Valeu!!!
    Beijos e parabéns pela conclusão da série!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  5. Não costumo ler muitas distopias e, apesar da tua resenha me convencer de que essa história é boa, é algo que eu não tenho muito interesse em ler. Questão de gosto mesmo :)

    Beijos,
    Maira

    ResponderExcluir
  6. Oie ALine
    tenho o primeiro livro ja faz um tempão, mas nunca li. Agora que saiu o último livro da trilogia, vou aproveitar e comprar todos..
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Aline, tudo bem?

    Vc fala tão bem dessa série que eu sou louca pra ler também. Engraçado que os livros são bem pequenos, mas a qualidade é lá em cima. Essa série vai estar nas minhas prioridades do ano que vem.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Aline.

    Tenho grande interesse em começar a ler essa Trilogia, acho as capas lindas demais. Agora que a Rocco terminou de lançar todos com certeza irei querer comprar. Odeio ficar esperando lançamentos. '-'
    Curto muito o gênero distópico e irei comprar, quem sabe na Black não esteja barato. *-* Torcendo.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline.
    Fico feliz em saber que a autora deu um final que fez jus a toda trilogia.
    A Marie realmente tem uma narrativa cativante, que nos prende.
    Não vejo a hora de ler esse desfecho e conferir o que a autora aprontou com cada personagem.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Desde o primeiro tive vontade de ler, ia comprar na Bienal acabei esquecendo e agora com sua resenha quero ler, vamos deixar entrar 2015 kkkk perfeita a resenha
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que bom q vc gostou!!! Estou doida pra ler legend. Ja tenho o primeiro da trilogia tvpb lancada pela prumo.. Não sei pq eles n terminaram mas fico feliz q a rocco resolveu lançar de novo e tudo de uma vez praticamente!
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  12. Oii...
    Ainda não tive a oportunidade de ler essa série, mas vejo muitas pessoas falando bem dela. Acho as capas muito bonitas.
    Parabéns pela resenha.
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
  13. Fico feliz por uma série iniciar bem e terminar bem e com um final condizente. É terrível ler séries e ter finais ruins ou sem finais. Muitos que já li foram assim, e é bom saber que essa vou poder iniciar e ler um final.

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não consegui ler nenhum livro dessa série, mas estou louca pra começar. Tenho alguns amigos que leem e simplesmente adoram. Esta na minha lista há algum tempo, acho que agora que acabou, posso investir em um box ou sei lá.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Pense em uma pessoa louca para ler essa trilogia mas ainda não teve a oportunidade. Sofro por camadas, kkk. Adorei a resenha. Ainda nem comecei mas já quero saber esse final.
    Bjim!
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline, tudo bem?

    Eu não li a resenha, eu fiquei com medo, pois eu AMO essa trilogia e quero muito ler este livro e quero ler sem saber nada por isso não li rsrs.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Aline.
    Morro de vontade de ler essa série e saber que o romance não é muito focado só aumentou minha vontade, acho que numa distopia assim, ficar focando no romance atrapalha a história.
    Adoro essa capa.
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Trilogia Legend é uma das mais comentadas!
    Esou louca pra ter os livros, sinceramente sou completamente apaixonada
    pela capa, ela tão perfeita! A historia nem ser falar e muuito incrivel!

    ResponderExcluir
  19. Oi Aline...
    Ultimamente tenho pensado mais em ler essa trilogia. Depende do momento até mudamos de opinião né.
    Gostei da sua resenha, que sabe eu leia,

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Distopia é um dos meus gêneros literários favoritos e estou com uma ótima impressão a respeito dessa trilogia. Na verdade, pode parecer meio ''NÃO!'', mas me lembrou um pouco Jogos Vorazes e não sei explicar o porquê rs
    Essas capas estão lindas, mas acho que a Rocco deu uma caprichada a mais né? Já adicionei na minha wishlist, com certeza (:

    ResponderExcluir
  21. Obrigado por me deixar aflito. Estou LOUCO por esse livro desde que ele era publicado pela falecida prumo e champion não chegava. Agora eu estou com medo. Culpa sua.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Aline, tu deve ter visto minha saga com esta trilogia né?! Sempre quis ler e quando a Rocco relançou todos eu surtei, esperei ir até a feira aqui na minha cidade para comprar,mas eu estava tanto com o nome champion na cabeça que comprei o ultimo! hahaha graças ao meu niver ganhei os dois primeiros e agora tenho todos!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  23. Muito bom que você gostou, Aline. Eu acabei de ler uma resenha falando super mal de Legend e estava já com o pé atrás para não lê-lo, sua resenha do terceiro volume foi como um alento. Agora só me resta ler e sair de cima do muro, rs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin