Piscina Já! - Luiz Antonio Aguiar

Livro: Piscina Já!
Autor (a): Luiz Antonio Aguiar
Editora: Biruta
Ano: 2014
ISBN 978-85-7848-144-5

"Era um Brasil bem diferente. Um país debaixo de Ditadura. Tem gente que não conheceu esses tempos e nem imagina como foi. Era dureza, chumbo grosso. O Brasil estava um breu na época. E mesmo assim a garotada do Condomínio da Colina partiu para a briga contra a repressão. E foi uma aventura dessas que quem viveu nunca esquece! Como foi? No que deu?… Está contado aqui… em Piscina Já! Uma viagem para um tempo em que gente como a gente lutou – de várias maneiras – pela liberdade!"

*Livro cedido em parceria com a Editora Biruta.

Oie, tudo bom?

Eu gosto de ler livros que são ambientados ou que falam sobre a ditadura militar no Brasil porque foi um período obscuro na história do nosso país que nunca deve ser esquecido. Quando eu vi que a Biruta tinha lançado um livro infantil que envolvia a Ditadura, eu fiquei curiosa e solicitei um exemplar para resenha.

Piscina Já! Foi uma bela surpresa, um livro de linguagem simples que de uma forma infantil, consegue apresentar as piores facetas dos anos de chumbo no Brasil. Lara é uma garota de 11 anos, que vive com sua família e tem um tio chamado Zeca que era simpático e bastante inteligente. Certo dia o Tio Zeca deixou de comparecer na sua casa e sua mãe também pediu que ela e seus irmãos evitassem falar do tio na frente dos vizinhos. Na época ela não tinha muita noção, mas ele foi acusado de comunista pelos militares.

“Escuta, já deram até tiro nele. Disseram que iam matar e dispararam. Foi na perna. Só susto, pra ele pensar que já ia morrer. Pra quebrar a resistência dele, pra ele dizer o que queriam. Mas sangrou muito e eles deixaram sangrar. Quase morreu.” (pág. 35)

Depois disso, os militares passaram a invadir sua casa e ameaçavam sua mãe, sua avó, Lara e seus irmãos. A família tinha uma casa em um condomínio na Serra das Araras onde a protagonista ia passar as férias com familiares e um grupo de amigos que sempre se encontravam nessa época. Nesse local, ela passava muito tempo se refrescando na piscina do condômino. No entanto, a chegada de um militar na vizinhança mudou radicalmente esse momento de diversão e essa turma de amigos resolveu reagir contra o general Pimenta e seu autoritarismo.

De uma forma bastante singela, o autor Luiz Antonio Aguiar apresenta uma história que nós leva para os piores anos da Ditadura. No início da década de 70 a repressão se tornou cada vez pior, as pessoas eram presas por subversão e todos sentiam medo. Lara sabia como era perigoso enfrentar uma pequena parte de toda a máquina militar que dominava o país, mas ela e seus amigos se mostraram fortes e lutaram pelo que queriam.

O leitor consegue ter uma pequena amostra dos momentos de apreensão que as famílias dos presos políticos tinham que passar. A avó de Lara é uma personagem guerreira, determinada e que nunca deixou de lutar pelo filho Zeca. Ela sempre mostrou sua indignação diante das atitudes dos militares quando eles invadiam e quebravam as coisas dentro da sua casa


A Editora Biruta caprichou na diagramação com letras grandes, uma bela capa, o formato menor do livro e as belas ilustrações que tornaram a leitura bem mais prazerosa.

Piscina Já! é um livro infanto-juvenil com uma narrativa rápida, fluida, rica e inspiradora. Suas 100 páginas emocionam e ensinam. Estudar esse período histórico por meio desse livro vai ser interessante para quem ainda está na escola, mas não deixa de ser uma leitura para todas as idades. Um livro indicado não só para leitores adolescentes e sim para todos os brasileiros.

Beijos!

19 comentários

  1. Olha eu gostei bastante de tudo que você contou sobre o livro, mas eu acho que não o pegaria para ler não. Acho que não me chamou tanta atenção. Eu só achei bacana pelo que vc contou e também gostei muito da diagramação do livro que é ilustrado, pois isso sim chama bastante atenção para quem gosta desses tipos de livros.
    Mas mesmo assim, gostei do seu ponto de vista sobre ele.
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro. Mas eu achei legal. Mas enfim...
    Acho que não faz muito meu gênero (risos)

    Parabéns amiga. Sucesso com o seu cantinho que tá a cada dia mais lindo.
    Se cuida e Bom Final de Semana

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Também gosto de livros que trazem essa época do Brasil e esse sendo infantil parece ser muito legal porque traz a historia de uma maneira mais leve e mesmo assim mostrando o que acontecia. Livros ilustrados são outra coisa, deixam você sempre mais motivado <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo" e Participe do Top Comentarista de Novembro"

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Eu já tinha ouvido falar sobre o livro e achei bem bacana a ideia por trás dele!!! :)
    As edições da biruta são incríveis!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Já tinha lido outra resenha desse livro e fiquei bem curiosa para ler!
    Sua resenha só reforçou! Parece uma história e tanto! Nunca li nada sobre a ditadura.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Piscina já! Que livro fofo. Nada melhor do que apresentar uma história tão triste de forma bacana par as crianças.

    ResponderExcluir
  7. Seria um livro que não teria tanta vontade de ler. Apesar de ser bem ilustrado e a temática envolver parte da história do Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline! Muito legal vc resenhar um livro com essa temática, ainda mais nesses tempos que tanta gente desinformada pede pela volta da ditadura nas redes sociais. Eu até indicaria esse livro pra essas pessoas, pra ver se enfia um pouco de noção na cabeça delas! hehe... Ah, e o livro é lindinho demais, hein?!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  9. Aline, também gosto muito de livros ambientados e que retratem sobre a ditadura, assim como guerras e afins. Mas acho muito importante a iniciativa da editora em publicar essa obra. Sem dúvidas, quero ler. Já marquei como desejado no skoob

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
  10. Também acho bem legal livros que falam sobre a ditadura, e ter um livro assim voltado pras crianças é muito bom, elas podem aprender sobre esse momento tão importante da nossa história de uma maneira mais leve.

    ResponderExcluir
  11. Apesar de me interessar muito sobre a ditadura militar, confesso que ainda não li nenhum livro sobre o assunto. Acho legal a iniciativa do autor de fazer um livro assim, voltado para crianças e adolescentes, porque meio que incentiva o pessoal desde cedo a conhecer parte da história do Brasil. Não acho que o livro seja pra mim, mas se eu tivesse oportunidade acho que daria uma folhada nele mesmo assim :)

    Beijos,
    Maira - http://rockmyshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Até eu fiquei curiosa. Um livro infantil falando sobre isso.
    Deve ser uma obra e tanto!
    Nunca tinha prestado tanto atenção neste livro, mas me interessei agora pela leitura.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei super interessante essa proposta de contar a historia da ditadura para crianças. E eu particularmente adoro livros que retratam algum ponto da história do Brasil, e esse deve ser bem mais leve de ler!

    ResponderExcluir
  14. Não é bem o meu tipo de leitura, mas apesar disso eu gostei do livro. Parece ser uma boa leitura.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Aline que máximo conhecer esse livro. Confesso que em um primeiro momento o título não chamou minha atenção, até começar a ler sua resenha e perceber o quanto ele é interessante. E assim como vc falou importante por tratar de um tema que não pode ser esquecido.
    Parabéns pela leitura, pela resenha e pela divulgação. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  16. Oiee

    Gostei bastante da história do livro mas não sei se leria, é muito dificil ler livro infantil me sinto muito estranha lendo livro assim kkk mas com certeza vou anotar a dica.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, Aline.

    Não sabia a respeito desse livro e achei bem legal retratar a ditadura em um livro pra um público bem jovem. Esse assunto até hoje tem suas repercussões. Meu pai por exemplo disse que amou a época da ditadura e tem pessoas que odiaram. Fiquei interessada na leitura. Sabe, sou apaixonada por diagramação e pelas imagens que tu mostrou elas são lindas.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Nossa que demais! Adoro livro que contem ilustraçoes
    e são tão especiais, e faz a imaginação ser mais ainda!
    Adooorei esta obra parece ser agradável de ler

    ResponderExcluir
  19. Achei fantástico o jeito do autor abordar a ditadura para o público infantil. Confesso que ao ler o título não passou pela minha cabeça que a premissa seria essa e tudo mais... Não o leria, mas é uma ótima leitura para priminhos rs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin