O Ladrão de Raios - Rick Riordan

Livro: O Ladrão de Raios - Saga Percy Jackson e os Olimpianos
Autor (a): Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2009
ISBN 978-85-980-7839-7

''Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.''

Olá,

De uma maneira totalmente inusitada, Percy descobre que é um meio-sangue. Ou seja, seu pai é um deus e sua mãe, sendo humana, o gerou dessa forma: um herói. Assim, ele começa a perceber que os seres mitológicos não só são reais e andam no meio dos humanos, como seu pai pertence a este mundo, ao qual também faz parte.

Percy, um pequeno garoto de 12 anos, encontra-se sempre em situações limite, encontrando monstros nas circunstâncias mais improváveis; escola, auto-estrada... e no meio desta imensa confusão, ele se depara com um lugar totalmente novo: o acampamento meio-sangue, que sua mãe esperava afastá-lo.

Fazendo novas amizades, o nosso pequeno herói nem tem tanto tempo para curtir os colegas no ambiente novo, pois logo ele é designado uma missão: recuperar o raio roubado de Zeus, o deus dos deuses.

Este livro, têm uma enfoque infanto-juvenil e a leitura flui fácil e dinâmica. Com a forma de escrita narrador/personagem, a interpretação do texto é muito clara e eu gostei logo no primeiro capítulo. No decorrer da obra, é possível perceber a característica marcante do autor: um toque de ironia e situações bem divertidas. Afinal, o público-alvo é jovem.

Porém, algumas aventuras que os personagens foram colocados não me agradaram. Não sei dizer se foi pela mentalidade dos protagonistas ou pela excentricidade das aventuras, mas achei bobas e sem necessidade.

Percy Jackson é um garoto inteligente e esperto. Mas, não tem a qualidade fundamental para consagrar um herói: o heroísmo. Parece brincadeira, mas não é! Percy é covarde e escapa dos perigos por um acaso do destino, um toque de sorte e a ajuda de amigos muito mais talentosos e brilhantes (Annabeth, Grover).

Apesar de ter gostado da narrativa, o protagonista não me cativou logo de primeira, precisei de muitos capítulos para me convencer que o Percy é legal e que ele não era tão mané assim. Talvez uma Camila com 11 anos iria amar o livro. Talvez...

Porém, a história em si é muito boa. O autor trouxe a mitologia grega que eu amo para ser o centro do romance, não contada da forma velha e antiga, mas de uma forma atual com deuses no século XXI e isso foi bem legal. Todavia, colocar um herói de 12 anos para lutar com o deus da guerra e vencê-lo no mano a mano foi subestimar a capacidade do leitor. Tudo bem, é um livro, tem que ter fantasia. Okay! Mas, o protagonista não deve vencer tudo só porque é o protagonista. Só acho!

Ainda que não tenha aprovado 100% da narrativa, eu super recomendo Percy Jackson. Foi uma leitura fácil e bem humorada.


35 comentários

  1. Oi Camila,
    Algumas pessoas não gostaram da série por dizer o mesmo que você, que algumas situações foram desnecessárias, mas como eu amoooo mitologia grega e o Tio Rick brilhou ao escrever essa série, eu sou apaixonada por ela rsrs. Espero que os próximos volumes te agradem mais.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu li Percy, gostei até, mas não me ganhou, não consegui me sentir atraída pela série.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li o livro, mas, já assisti o filme.
    Não gostei muito. Não faz meu estilo.
    Apesar de eu gostar de mitologia grega, a história não me convenceu.
    Concordo com você: o protagonista não deve vencer tudo.
    Talvez isso se explique pelo fato de ser um livro infanto juvenil.
    Enfim.. beijos e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, isso me deu muita raiva. Dava vontade de tacar o livro longe, de tanta bobagem que eu li. A leitura flui fácil, mas nem sempre de uma maneira positiva. Determinadas situações são tão surreais que frustra.

      Excluir
  4. Olá, Camila.

    Fico muito feliz em ver resenhas de Percy Jackson, como hoje em dia se fala mais dos livros recentes do Rick Riordan relembrar essa saga me deixa feliz. Adorei ler está resenha. Tem muitos anos que li esses livros e foi bom pra eu relembrar. No momento terminei o terceiro livro dos Heróis do Olimpo do Rick.
    Realmente o Rick fez o Percy ser muito fodão em alguns momentos e ficou um pouco forçado. :3

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero ler Os heróis do Olimpo em breve. Só não quero me decepcionar.kkkk
      Beijos:)

      Excluir
  5. Nunca me interessei também na série de pjo. Até os filmes ouvi críticas. Mas tipo, eu adoro mitologias, e também gostei de Percy, por ser novinho e se envolver logo com o mundo dos deuses. Quero ver ele roubar o raio '-', de Zeus '-'. Mas enfim, a leitura é infanto, mas te juro, é a primeira resenha que vejo da saga. E sinceramente? Eu me interessei agora, pela primeira vez. Por ser fantasia também. :)
    Abraços Camila,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Eu já li este livro e ameii.Eu já li até o terceiro da série, eu adoro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Nunca cheguei a ler Percy Jackson e os Olimpianos (o motivo eu não sei), mas já vi os filmes e são muito bons, principalmente o primeiro, comecei a ler Os Heróis do Olimpo, mas parei no segundo livro, mas quem sabe esse ano eu não comece a ler PJO.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila, tudo bom?

    Adoro Percy Jackson! Acho as estórias legais e superdivertidas. Li os livros quando eu tinha 11/12 anos, mas até hoje gosto (não que tenha passado muito tempo).
    Li há alguns meses o primeiro livro da série "Heróis do Olimpo", que tem alguns dos personagens de Percy Jackson nele. Embora as personagens estejam mais velhas e mais maduras, eu pessoalmente não me surpreendi muito com a trama.

    Abraços,
    Rafa-Eu + Livros
    www.eumaislivros.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Percy Jackson foi uma das primeiras séries que eu li, então é uma das minhas favoritas. Sou apaixonada pelos personagens, e mais ainda pela escrita do Tio Riordan ♥ Amo essa série.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Hey, Camila!
    PARA TUDO! EU AMO PERCY JACKSON!!!!!!!!!!!!! É uma pena MUITO IMENSAAAAAA que os filmes não conseguiram ser 100% como nos livros. Assisti e parece que ficou faltando algo, sabe? Não consegui sentir a mesma coisa que senti quando li o livro que é simplesmente NÃO CONSEGUIR MAIS PARAR DE LER.
    Que bom que você gostou pelo menos um pouco do livro!!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito bom ter uma fã aqui!!! Eu queria mesmo ter gostado da série100% pois coloquei muita expectativa, mas teve uma coisinha ou outra que me impediu de curtir tudo. Mas tá valendo, a série é boa. Acompanhe as próximas resenhas. Beijos:)

      Excluir
  11. Eu só assisti ao filme e odiei pra falar a verdade. Nem senti vontade de ler o livro depois disso, apesar de o livro ser sempre melhor que o filme. E não sabia que o Percy é covarde, não gosto de protagonistas assim, que se safam de tudo por causa dos amigos e ainda levam a fama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vejo o filme antes sem ler o livro primeiro.

      Excluir
  12. Oi Camila!
    Tentei ler o livro do Rick depois de ver o filme, mas não rolou rsrs Sei que muita gente prefere o filme ao livro só que comigo não foi bem assim... Apesar de como você disse a leitura ser fácil e dinâmica devido as aventuras! Com certeza é um ótimo livro, mas como você mesmo disse talvez se eu fosse mais nova me empolgaria mais com o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Eu nunca tive interesse na série do Percy, acho que o principal motivo é por não me identificar com a mitologia. Também me incomoda quando a maioria diz sobre a... infantilidade do livro, acho que não terei tanta paciência assim.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  14. Oi Camila
    Gente, falar de Percy Jackson é mencionar minha paixão *--* Eu amo essa série. Amei desde o primeiro instante em que li. É uma pena que o personagem não tenha te cativado tanto. Foi a primeira série de livros que me aventurei, e por amar mitologia, não me decepcionei. Mas concordo. A escrita do Riordan é bem fraquinha nos primeiros livros. Você vai ver ela amadurecer um pouco mais do quatro em diante, e se tiver vontade de embarcar na nova série, Os Herois do Olimpo, vai se surpreender muito mais, não só com os personagens mais adultos, mas com a visão deles de mundo. Como você mesmo disse, Percy nesse primeiro livro é só um garoto. Ta apenas com 11 ou 12 anos se não me engano. Super novinho. Acho que a visão dele pra tudo que acontece já foi um tanto madura pra idade. Mas eu amo essa série <3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  15. ler pra mim é muito bom! Mais dos livros Percy Jackson prefiro assistir o filme, não que eu tenha alguma coisa contra os livros e entendo sua aprovação não 100%, mais mesmo assim prefiro assistir.

    ResponderExcluir
  16. Oi Camila.
    Meu primeiro contato com Rick Riordan foi com esse livro, e não me envolvi nem curti totalmente esse enredo.
    Amei o fauno, me divertir muito com ele, me arrancou várias risadas, mas não foi o suficiente pra que eu desse continuidade a série.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Oi Camilla, tudo bem?
    Que bom que você gostou de Percy Jackson pois somos dois. Espero que dê uma chance aos outros livros, e tente ler o mais rápido o terceiro, é o melhor ♥
    Eu adoro Percy Jackson mais a saga Heróis do Olimpo é beem melhor.
    Enfim, boa leitura.

    ResponderExcluir
  18. Oi Camila,
    A série Percy Jackson é ótima, no decorrer da historia muitas coisas vão acontecendo e cada vez nos prende mais na leitura, lembro que li os 5 livros em 1 semana foi a minha leitura mais rápida!

    Agora a questão de ser novo demais e vencer o vilão se aplica também em HP, isso não me incomoda sei que é o esperado e faz parte da fantasia criada.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila, tudo bem?

    Apesar de ter gostado da resenha eu não gosto muito destes livros. Até tentei começar a ler, mas não me atraiu.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nunca li Percy Jackson e também não tenho vontade de ler.
    Não curto muito fantasia e mitologia e por isso a série não me chamou atenção.
    Mas tenho amigos que gostam bastante.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Bom, eu já vi muitos comentários sobre esse livro e a série, mas não é algo que chama muito a minha atenção, por isso eu ainda não li e nem tenho os livros. Eu gosto de infanto-juvenil, mas a história dessa série não me conquistou, sabe? Pode ser que mais para frente eu venha a ler e adorar, mas por enquanto eu dispenso a leitura.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá camila eu não consegui ainda ler nada do Rick, mas tenho o primeiro volume da série em casa, quem sabe um dia né!? Mesmo assim parabéns pela resenha!

    Beijos Joi Cardoso
    http://www.estantediagonal.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Realmente é uma leitura divertida, mas também achei o Percy bem covarde e mané, mas depois ele vai mesmo ficando cada vez menos. ;D Mas eu amo essa série, e ainda tenho que terminá-la, parei no segundo.
    Boa resenha! Um abraço!

    ResponderExcluir
  24. Ainda não li o livro mas assisti o filme,achei bem legal é um tipo de leitura que gosto de ler.
    Além de ser uma boa dica de leitura,pena eu não ter este livro ainda rsrs

    http://magiasbook.blogspot.com.br/2014/12/amber-house.html

    ResponderExcluir
  25. Ei Camila, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler a série, porém fico enrolando justamente pelos comentários que já vi de que ela é meio infantil. Gosto de juvenis, mas não tão juvenis assim, kkkk.
    E não se identificar com o protagonista é um problema sério. Vamos torcer para que essa personalidade do Percy passe e ele amadureça (e fique corajoso, rs) nos próximos.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Nunca li os livros do Percy Jackson, rsrsrs, assisti ao filme -um crime eu sei, mas não me interessei o suficiente para ler o livro, e pelo que vc falou acho que minha decisão de ler é muito sábia, acho que n iria apreciar a leitura
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi, mesmo lendo várias resenhas positivas sobre a serie, ainda não tive vontade de lê-la, e acho que não terei tão cedo.

    Mas gostei da sua resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  28. Confesso que Percy é o tipo de enredo que não me atrai, todo mundo fala super bem sobre os livros e filmes, mas nunca tive curiosidade para conferi-los.
    Adorei a resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  29. Eu assisti aos filmes,mas não li nenhum livro,meus filhos sim e adoram,mesmo com a temática bem juvenil,tenho curiosidade de conhecer a narrativa do autor que é consagrado nas redes sociais.

    Adorei a resenha.

    bjss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  30. Adoro a série Percy Jackson. E adoro o Rick também. Tô querendo ler os outros livros dele agora, que espero que sejam tão maravilhosos quanto esse. Ótima resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Oi, Camila,

    li esse livro ano passado e gostei bastante, mas acabei não continuando na série. A história é muito boa e é uma forma de conhecer melhor a mitologia

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin