A Cidade Murada - Ryan Graudin

Livro: A Cidade Murada
Autor (a): Ryan Graudin
Editora: Seguinte
Ano: 2015

"A Cidade Murada é um terreno com ruas estreitas e sujas, onde vivem traficantes, assassinos e prostitutas. É também onde mora Dai, um garoto com um passado que o assombra. Para alcançar sua liberdade, ele terá de se envolver com a principal gangue e formar uma dupla com alguém que consiga fazer entregas de drogas muito rápido. Alguém como Jin, uma garota ágil e esperta que finge ser um menino para permanecer em segurança e procurar sua irmã. Mei Yee está mais perto do que ela imagina: presa num bordel, sonhando em fugir… até que Dai cruza seu caminho. Inspirado num lugar que existiu, este romance cheio de adrenalina acompanha três jovens unidos pelo destino numa tentativa desesperada de escapar desse labirinto."

*Livro cedido em parceria com a Editora Seguinte.

Escuridão, dor, esperança e sofrimento são palavras que facilmente podem definir esse livro. A primeira vez que li a sinopse, não imaginava uma história tão envolvente e cheia de nuances. A Editora Seguinte enviou a prova antecipada para alguns parceiros. Vamos conferir como foi a leitura?

A Cidade Murada, cujo nome verdadeiro é Hak Nam, é uma cidade com casas pequenas e empilhadas, ruas estreitas, escuras e lotadas de prostitutas, delinquentes e assassinos. A autora se inspirou na verdadeira cidade murada de Kowloon, em Honk Kong, para criar essa narrativa situada nessa cidade horrível onde é quase impossível ter fé e esperança de dias ensolarados e melhores.

"Existem três regras para sobreviver na Cidade Murada. Corra rápido. Não confie em ninguém. Ande sempre com uma faca." (pág. 11)

Dai vive nessa cidade depois que algo terrível lhe aconteceu e ele precisa desesperadamente se envolver com a gangue mais poderosa do lugar para ter liberdade. Ele necessita de ajuda e acaba recorrendo a Jin, uma garota do interior que se disfarça de homem para sobreviver. Jin está buscando sua irmã Mei Yee pelos bórdeis de Hak Nam, depois que seu pai a vendeu por algumas moedas. O caminho dos três acaba se encontrando e reservando momentos intensos, impactantes e emocionantes.

Dai foi o personagem que mais me intrigou porque no início não sabemos qual o segredo que ele esconde. Mei Yee começa sem grandes atrativos e sua importância foi crescendo no decorrer do livro. Mas, minha personagem preferida é Jin, pois sua valentia e determinação são invejáveis. Enfrentar todas as atrocidades de Hak Nam pela pessoa que você ama é bonito, arriscado e tocante. A relação que ela tinha com a irmã foi algo que me impressionou.

A primeira coisa que chamou minha atenção durante a leitura, foi todo o sofrimento que esses três personagens passam. Dai sofreu muito no passado e paga as consequências de tudo que aconteceu. Jin sempre foi uma menina forte, sofreu agressões do pai e agora sobrevive nas ruas fétidas da Cidade Murada com a esperança de encontrar sua irmã viva. Mei Yee passa seus dias em um quarto escuro e quente, sonhando com o dia em que poderá fugir do inferno que foi obrigada a viver.


Esse livro tem uma narrativa forte e repleta de assuntos importantes como o tráfico humano, prostituição, uso de drogas, criminalização e falta de infra-estrutura. Dai, Jin e Mei Yee, estão o tempo todo no limite, convivendo com as piores pessoas. Eles são sobreviventes!

"Tanto suor e tanta pele. Em toda parte. Envolvendo-me com força, muita força. E dor. Estou sendo violada, despedaçada, rasgada. Aberta e fechada. Exposta e sufocada." (pág. 217)

A narração da história é feita em primeira pessoa pelos três personagens e isso foi o grande trunfo do livro. A cada capítulo eu tinha uma visão diferente que acrescentava novos elementos nessa trama e, que me aproximava de cada um deles. Gostei bastante da escrita da autora e do jogo de palavras usado por ele que me envolveram em sua narrativa.

A maneira com que a trama foi narrada também ajudou a deixar a leitura fluida e dinâmica. A Cidade Murada é aquele tipo de livro que você lê 50 páginas sem perceber. Além disso, a cada final de capítulo você tinha mais estímulo para ler o livro e muita vontade de descobrir como a narrativa seria finalizada.

A Cidade Murada foi uma leitura extremamente rica por trazer uma narrativa diferente do que estou acostumada a ler. Foi interessante aprender um pouco sobre a cultura oriental e a história também faz o leitor refletir sobre assuntos importantes como o tráfico humano.

Um livro que conseguiu ser mais do que eu esperava por ser uma narrativa diferente. Uma história que tem grandes chances de agradar todos os tipos de leitores.

Beijos!

59 comentários

  1. Oi Aline! Que ótimo que gostou do livro e teve oportunidade de variar seu estilo de leitura. Adoro quando isso acontece... Mesmo parecendo ser um livro triste, o enredo parece muito envolvente!

    Bjs bjs, Isa :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha Aline. Quando este livro foi lançado, confesso que não despertou muito a minha atenção mas estou vendo tantos comentários positivos a respeito dele que estou ficando interessada. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    não conhecia o livro, mas acho que não faz meu estilo de leitura :(

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro livros que contam um pouco sobre cultura oriental e com certeza esse livro me interessou. Sua resenha mostrou que é uma estória muito rica e intensa, do jeito que gosto. Bjs

    http://territorio6.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bacana a premissa do livro, porém não sei se estou no momento para esse tipo de leitura, quem sabe mais pra frente,
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha Aline! Já vou anotar para adquirir o livro!
    Gosto muito quando a visão é intercalada entre os personagens. Acho que enriquece muito a leitura.
    Personagens bem construídos e que crescem no decorrer da narrativa são sempre bem vindos! Fiquei muito curiosa!

    ResponderExcluir
  7. Caramba, você não tem noção. Há muito tempo eu não sentia uma vontade tão louca de ler um livro... Quero muito esse!
    Um abraço!
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  8. Oie Aline =)

    Já li A Cidade Murada e tirando o final que achei meio corrido curti bastante a leitura.
    A trama é bem construída e os personagens nos cativam de forma rápida.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Nossa, a resenha está muito bem escrita! Adorei mesmo, olha esse livro me lembrou um filme de dois irmão, que vai em busca de uma menina e logo em seguida um dos irmão trais o outro, assim o enredo se desenrola, e se não me engano tem muito a ver com este livro, trata desse tema de tráfico humano, drogas e assim por diante! Bom, a sua resenha me deixou bastante curioso em relação ao livro, gostei do que foi citado e sobre o que você disse sobre o mesmo, parabéns, gostei de verdade! :)

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Me surpreendi tbm com a profundidade da narrativa. Sem dúvidas, A Cidade Murada é uma das melhores leituras do ano (até agora!)

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  11. Nossa terminei sua resenha muito angustiada com a situação dos personagens e principalmente de imagina que existi uma cidade assim murada, onde a chance de fuga e quase zero.
    A historia desses três personagens parece serem muito marcantes, cheias de momento forte e desesperadores.

    coisasdemineira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oii *-*
    A narrativa da história parece ser bem diferente da habitual, pra mim. Mas me parece ser uma história bem legal e que prende o leitor ao livro!

    Beijiinhos
    www.naoleia.com

    ResponderExcluir
  13. O título do livro fez-me lembrar do Muro de Berlim... Uma história que se passa em Honk Kong e de cunho real, já me interessei. Me parece que o livro corresponde a história daqueles que estão marginalizados e esquecido... adoraria fazer essa leitura e parabéns pela resenha!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Aline pelo que li na sua resenha acabei lembrando do livro Cruzando o caminho do sol que foi uma leitura bem marcante e que aborda esses assuntos também!!
    Adorei saber mais sobre o enredo de A cidade murada e se eu tiver oportunidade darei uma chance ao livro. É sempre bom sair um pouco do lugar comum!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    O livro tem uma premissa bem interessante! Eu curto muito livros de suspense e ação então fiquei bem interessada por essa história.
    Gostei do fato do livro trazer uma personagem ser forte, apesar de tudo que já passou de ruim na vida.

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  16. Estou louco por esse livro desde que vi a resenha do Victor Almeida do Geek Freak.
    Achei a premissa a princípio um pouco parecia com a de "Desafio" da Novo Conceito, tem algo a ver?
    Sem dúvidas presenciar o desenvolvimento do personagem é uma das coisas que eu mais goto durante a leitura de um livro, acho que adoraria ler o amadurecimento e desenvolvimento do Dai.

    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos

    http://www.lanaminhaestante.com

    ResponderExcluir
  17. Não ia dar nada pelo livro com essa capa, mas pela sua resenha iria perder uma história e tanto!
    Já quero muito ler a obra, adoro quando é narrado em primeira pessoa por mais de um personagem, bem melhor de se ambientar na trama.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline, não conhecia o livro e pela resenha parece ter um enredo interessante mesmo. Vou anotar sua dica.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  19. Oi Aline, gostei da proposta do livro.
    O enredo parece ser intenso, com uma temática forte
    do tipo que faz um diferencial na vida de quem lê.
    Justamente o tipo de leitura que tem me agradado ultimamente, faria a leitura sim
    sem dúvidas.
    Beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  20. Aline-flor,
    Adorei a sua resenha. Eu senti curiosidade sobre esse livro quando li sua sinopse, mas confesso que não pretendo incluí-lo na minha lista. Apesar dos personagens serem bem caracterizados e a narrativa fluída, não me interessei pelo enredo. Senti que é um drama sobre as vidas sofridas dos personagens, mas sem um grande objetivo além de sobreviver e encontrar a garota que foi vendida pelo próprio pai. Quem sabe um dia dê uma chance à obra?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Aline

    Já tive o prazer de ler o livro e realmente é um ótimo livro que te envolve do começo ao fim a única coisa dificil de se acostumar são os nomes né demorei um pouco para entender quem era quem rsrs mas com certeza é uma bela história.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Adoro sofrer com personagens e sofrer com 3 sobreviventes dessa cidade deve ser um máximo esse livro. Adoro livros que se lê sem perceber. Os temas que são aboraddaos tbm gosto, adoro um bom drama :D

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Já havia lido outra resenha desse livro, e em ambas é impressionante como o livro foi rico em conhecimento. Certamente esse seria um livro que eu leria, principalmente pela cultura, e por ser de certa forma uma história de um lugar real. Espero poder ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Preciso desse livro, sério. Narrativas em primeira pessoa que intercalam o ponto de vista entre os personagens do livro me ganham facilmente, além disso, o enredo parecer ser bem interessante diferente e cheio de mistérios. Tudo o que eu gosto em uma boa leitura!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Parece ser um bom livro, realmente. A premissa é muito forte, com temas marcantes. Cidades populosas tem um submundo mais escuro do que cidade menores. Não consigo nem se quer imaginar com é sobreviver num lugar assim.
    Um livro que entra para minha lista de necessários.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olha pela sua resenha deu para perceber que a história do livro é bastante interessante, pois eu ainda não o conhecia, mas eu fiquei curiosa para ler. Acho que colocarei na minha listinha de leitura para poder ler assim que puder, porque gostei da maneira que você desenvolveu seu ponto de vista. Chamou bastante minha atenção. Parabéns amiga =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-uma-vida-para-sempre.html

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-frances-que-caiu-do-ceu.html

    ResponderExcluir
  27. Oi Aline, tudo bem?
    Este é um livro que vou querer ler no futuro, principalmente por abordar temas tão importantes.
    Acho super importante.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  28. Oláá´
    Poxa, adorei sua resenha. Confesso que de primeira o livro não havia me atraído, mas depois de ler certas coisas fiquei curiosa sim e espero poder ler em breve e gostar.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi, adorei a resenha, mas infelizmente a história não me chamou a atenção, então no momentos não irei ler.

    ResponderExcluir
  30. Esse é o tipo de livro que gosto de ler e que sei que vai acrescentar muita coisa em minha vida.
    Além de tratar de um tema que acho muito importante, essa relação de jovens com drogas e o sofrimento que muitos até hoje passam deve ser dito, pois muitos simplesmente fingem que não veem oque se passa pelo mundo afora.
    Além disso, sei que vou me envolver muito, e leituras envolventes me cativam!
    Enfim, são muitos motivos e espero muito poder ler em breve.
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  31. Oi Aline,
    A premissa do livro é interessante... tráfico humano, prostituição, uso de drogas ... são temáticas que gosto de ler. Li e reli sua resenha mas não consegui me sentir atraída, vou procurar um pouco mais sobre o livro e talvez mude de ideia, esse foi meu primeiro contato com esse livro.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  32. Estou vendo muita gente fazer comentários positivos sobre esse livro, então levando em conta tudo que já vi e os temas que ele aborda, creio que gostaria justamente por ser algo diferente do que estou acostumada a ler. É bom sair da zona de conforto de vez em quando. Espero conseguir ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Oi Aline,

    jurava que tinha comentado aqui. Nossa, eu adorei o livro. Super eletrizante a história é maravilhosa. Mergulhei de cabeça nessa cidade murada. O livro é muito bem escrito.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  34. Nossa, esse livro parece ser bem intenso mesmo. Só tenho visto críticas positivas sobre ele. Estou muito curiosa para realizar a leitura. Adorei sua resenha, tenho certeza que ela transmitiu tudo que esse livro quis passar :D

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  35. Olá, ainda não conhecia o livro, mas pela sua resenha, é algo que eu gostaria de ler. Parece uma história bem forte. Gostei muito da resenha.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Ola Aline o livro aborda temas fortes mas que estão em nossa realidade e acho que por isso chama atenção, pois muitos tapam sol com peneira sobre esses temas. Já deixei anotado pois quero muito ler. beijos

    Joyce​
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  37. Tenho que ser sincera, essa capa me desanimou total com o livro hahahaha. Mas adorei sua resenha. E estou vendo tantos comentários positivos a respeito dele que estou já curiosa sobre ele. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  38. Oi,
    Tão bom quando o livro consegue nos surpreende né?
    Confesso que lendo a sinopse não imaginava uma leitura da forma que você descreveu na sua resenha, a premissa me ganhou e om toda certeza vou gosta da história que vou ler em breve.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  39. Concordo com você qndo diz que a sinopse não passa tudo o que o livro mostra, especialemnte nesse que aparentemente faz o leitor refletir (mesmo q pouco dependendo do leitor), fora que é muito bom qndo o livro surpreende mostrando mais doq ue esperavamos
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  40. Olá
    Este livro parece trazer uma abordagem bem interessante. Esses assuntos relacionados a trafico humano, prostituição e drogas são sempre do meu interesse. Acredito que o livro seja bem didático e interessante.
    Parabéns pela resenha.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Olá Aline!
    Eu não costumo ler livros assim tão pesados como esse mas gostei bastante do enredo. Minha linha de leitura é sempre meio parecida e acho que seria um bom livro pra sair da rotina.
    Adorei a resenha, o livro é uma ótima dica.

    BJOS!
    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Hello!
    Quando li na sinopse os nomes dos personagens já pensei em algo da China! E que bom q não foi diferente, baseada em Hong Kong que eu amo de paixão. Passei um tempo lá e realmente a máfia lá é tensa.
    Vou ler com certeza, adorei a dica e a resenha me deixou curiosa para saber o final de cada personagem.
    Bjus

    ResponderExcluir
  43. Oi
    Nossa, vendo assim a capa do livro não imaginava um livro tão forte assim. Apesar de tudo o que você disse eu não leria o livro porque eu não sou boa com livros intensos e fortes assim.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  44. Oi Aline, tudo bem?
    Primeiro vi o Victor do Geek Freak falando muito bem do livro, agora você, dessa forma estou ficando a cada dia mais interessado em lê-lo.
    A Cidade Murada parece ser um livro muito bom e bem diferente, nunca li nada que falasse do tráfico humano nem que fosse vagamente e só por esse fato já é bem inovador para mim. Acredito que quando terminar esse livro terei uma cabeça diferente.
    Espero ter a chance de lê-lo logo.

    ResponderExcluir
  45. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que esse livro não chamou muito a minha atenção de início, mas lendo a sua resenha fiquei bem curiosa, a história parece ser realmente bem bacana e os personagens bem construídos, por essa razão vou por na minha lista de desejados e espero ler em breve o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Oi Aline! Tenho visto comentários positivos sobre o livro, eu relutei em fazer a leitura por achar que não seria uma história no estilo das que costumo ler, mas acredito que mesmo assim eu deveria conferir, pois além do rico enredo, vai me tirar da zona de conforto.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  47. Olá Aline, tudo bem ?
    Olha, olhando a capa assim, eu não leria ele. Mas lendo sua resenha, cara, fiquei curiosa. Não só por se tratar de um tema desses, mas porque sei lá, parece ter uma certa dosagem de humor que curto em livros.
    Abraços

    ResponderExcluir
  48. Oi Aline, tudo bem?
    Eu adoro literatura fantástica, romance, distopia, mas esses enredos que abordam assuntos reais, são meus preferidos por justamente serem marcantes e nos dar aquela sacudida pra realidade.
    E o fato da história trazer o ponto de vista de 3 personagens com certeza é o diferencial pra tornar tudo mais crível.
    Já está no kindle.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  49. Já vi comentários positivos sobre o livro, mas por ele ter um tema pesado não fiquei muito lá interessada, mas ao menos o livro é nos "moldes da seguinte", leitura rápida sem perceber e de qualidade garantida!

    ResponderExcluir
  50. Olá Aline, amei sua resenha! Não conhecia nada sobre a obra, mas gosto bastante livros que contém temas fortes, até porque me faz refletir bastante. Fico feliz que seja um livro tocante pelo fato das duas irmãs. Fiquei muito curiosa para ler e com certeza a dica já está anotada e espero ler em breve e gostar e me senti tocada como você.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  51. Oi Aline, eu não sei bem o que esperava de um livro com essa capa, mas não era o que diz a sinopse e a sua resenha, o que é uma coisa boa (rsr), pelo visto é um livro forte e com narrações de 3 pessoas, o que a meu ver deixa o livro mais interessante. Depois de sua resenha estou incluindo ele na minha lista de livros para ler. ;)

    ResponderExcluir
  52. Vamos lá... Bem, eu adorei a sinopse, me intriguei muito mais com a resenha. Essa coisa de ter que lutar por quem ama (a Jin, por lutar pela irmã da maneira como lutou), de tentar fugir de uma realidade ruim, e tudo mais. Muito bom. Mas juro, se eu não tivesse me obrigado a ler a resenha aqui, eu não iria ter interesse nunca por esse livro. Motivo?! A capa. Não gostei, achei fraca. Mas a história realmente compensa. Estarei procurando ela agora.

    ResponderExcluir
  53. Achei legal o livro ser realista, mas não é o tipo de livro que leria, pois a vida real é um drama, e uso a leitura para fugir do dia a dia.

    ResponderExcluir
  54. Oi, uma amiga minha disse que mesmo tendo coisas da cultura oriental, o livro não é tão rico em cultura quanto ela gostaria sabe, por isso eu to pensando se leio ou não.
    Gostei da sua opinião e apesar de ser um bom livro (pelo menos todo mundo tá falando bem), ele não foi uma leitura que me chamou a atenção. Por isso passo essa leitura.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  55. Oie
    Bom, ainda tenho que pensar melhor sobre Acidade murada, só pela sinopse eu não leria, mas gostei da sua resenha e agora fiquei em dúvida... A história parece ser muito forte e envolve temas complicados mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  56. Nossa acho que é um livro para vc ler preparado psicológicamenteuma vez que essa realidade mostrada no livro deve ser triste, pois é daqueles livros que nos fazem refletir sempre acrescentam algo e merecem ser lidos.

    ResponderExcluir
  57. Oi, tudo bem?
    Li ótimos comentários sobre esse livro, apesar da capa não ser tão chamativa, tenho vontade de ler. Gosto de livros que nos prende e cause suspense, com segredos, parece que tem muito nesse. Uma ficção, mas como temas reais. Beijos!

    ResponderExcluir
  58. Esse livro me intriga de fato kkkk
    Essa é a terceira resenha dele queleio, e achei uma história bonita, porém, ao mesmo tempo triste,profunda, inquietante!!!
    Acho que não lerei ela NESTE MOMENTO, porque não to com emocional para essas coisas, rsrsrs
    Mas sim, tenho vontade de lê-la. É um pouco de suspense, vida real, tristezas, perdas, infinidades de coisas né...
    bjoos

    ResponderExcluir
  59. Oi Aline!
    Tenho ouvido tantos comentários positivos que acabaram me deixando muito curiosa em relação a obra. Acredito ser muito importante e de grande valor os autores trazerem assuntos importantes como os presentes no livro (tráfico, prostituição, drogas,...), pois dessa forma abrem nossos olhos para uma realidade que vivenciamos em nossa sociedade, mas muitas vezes não damos a devida importância.
    Gosto de protagonistas que, ao mesmo tempo que estão sofrendo, são fortes o suficiente para enfrentar tudo que vem pela frente.Definitivamente, já adicionei o livro a minha wishlist!
    Beijos!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin