A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard

Livro: A Rainha Vermelha - Livro 01
Autor (a): Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Ano: 2015

"O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses. Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?"

*Livro cedido em parceria com a Editora Seguinte.

Oie, tudo bom?

O que dizer desse livro que acabei de ler e já considero "pacas"??? Haha, desculpem a brincadeira, mas isso simplifica bem a minha opinião sobre A Rainha Vermelha, que eu tive o prazer de receber a prova antecipada da Editora Seguinte. Minhas expectativas estavam bem altas por causa da sinopse e pelas indicações que tive de amigas blogueiras. Vamos conferir como foi a leitura?

A Rainha Vermelha é uma distopia, ou seja, já é um motivo para abraçar a história e não soltar. Além disso, ele bebe da fonte dos desenhos X-men e da série A Seleção, criando uma narrativa original e diferente. A protagonista é a Mare Barrow, uma vermelha que vive em um país chamado Norta, onde os vermelhos são considerados fracos e nascidos para servir os prateados, que fazem parte da realeza e possuem poderes sobrenaturais como dominar o fogo, a água, as árvores e o metal. As pessoas de sangue vermelho são sempre tratadas como empregados, menosprezados e vivem em vilas extremamente pobres. Já os prateados são considerados deuses, tem uma vida cheia de luxos e fazem parte da realeza.

"Esta é a verdadeira distinção entre prateados e vermelhos: a cor do sangue. Esta única diferença os torna mais fortes, mais inteligentes e melhores que nós." (pág. 14)


Mare Barrow é uma vermelha, vive em um pequeno vilarejo com sua família e rouba pequenos objetos para ajudar no sustento da casa. Ela está quase fazendo 18 anos e os vermelhos que não conseguem uma ocupação até essa idade, são enviados para a guerra que acontece há vários anos. Quando Mare consegue um emprego no palácio real, ela acaba mostrando um poder que deixa os prateados desconfiados e confusos, sem entender como uma vermelha conseguiu fazer isso. Por causa desse poder, Mare se vê em uma teia de mistérios e segredos que coloca todos que ela ama em perigo.

Mare lembra várias protagonistas do gênero com sua força, petulância, inteligência e sagacidade. Eu gosto bastante de protagonistas que não se deixam abater pelas adversidades. Mare sabe que precisa sobreviver, mas ainda desconhece seus poderes. Ela é uma vermelha, mas não abaixa a cabeça para os prateados.

"Lucas toma meu silêncio por choque, mas está errado. O que sinto agora é raiva. Todo mundo pode trair todo mundo." (pág. 267)

Os poderes dos prateados são interessantes e lembram os heróis que existem nos filmes da Marvel e DC Comics. Eles são divididos em casas e cada uma delas tem um poder específico. Alguns poderes são recorrentes em outras histórias, como dominar fogo e água, mas achei interessante os prateados chamados curandeiros e cantores, que conseguem respectivamente, curar as pessoas e convencê-las a fazer qualquer coisa. 

Gente, presta atenção! Leiam esse livro!!!!!! A história é eletrizante, emocionante, instigante e você não vai parar de ler. É o livro de estreia da Victoria Aveyard e ela possui uma escrita extremamente fluida, envolvente e cheia de elementos que conseguem prender sua atenção.

A narrativa também possui romance, mas ele fica em segundo plano na história e isso foi um grande acerto da autora. Eu gosto de romances, mas em algumas histórias esse sentimento não precisa ser tão explorado e nesse caso isso foi o mais acertado.

Durante a leitura eu ficava curiosa por causa dos poderes dos prateados, sentia raiva pelas injustiças cometidas e torcia pela Mare. É um livro que causam o mix de sentimentos no leitor. Os prateados mandam em tudo, tem força e poder. Porém, quando esse poder começa a ser ameaçado, eles terão que se submeter a uma vermelha para conseguir se salvar.

Além de Mare, Maven e Cal são dois personagens importantes na narrativa. Eles são príncipes prateados, são dominadores de fogo e filhos do rei Tiberias. Cal será o próximo rei, é guerreiro e bem cativante. Maven vive à sombra do irmão, é uma pessoa mais contida e discreta. Olha, eu passei toda a leitura em dúvida sobre esses dois personagens e tenho certeza que vocês sentirão a mesma coisa. Tive uma quedinha pelo Cal desde o início, mas a autora em nenhum momento expressa um parecer preciso sobre os dois.


A Rainha Vermelha é uma distopia que possui elementos que conhecemos em outros livros do gênero, mas que tem sua própria singularidade com uma narrativa eletrizante e inovadora. É impossível não ficar com o coração na mão a cada capítulo. Me encantei pela forma com que a narrativa foi desenvolvida porque a autora não poupa nenhum personagem.

"Não evoluímos como eles, que têm poderes e forças além da nossa imaginação limitada. Permanecemos os mesmos, presos em nossos corpos. O mundo mudou ao nosso redor e permanecemos os mesmos." (pág. 55)

É uma história que consegue abranger o público de livros distópicos, de aventura, HQ's e filmes da Marvel. Gostei bastante da criatividade para criar essa sociedade separada pela cor do sangue. Só faço uma recomendação, você vai terminar a leitura viciado nesse livro e corre o risco de começar a indicá-lo para todos. Vale a pena não?

Beijos!

46 comentários

  1. Olá!
    Eu já estou indicando para todos mesmo sem ler, imagina quando eu ler! Eu estou louca esperando o lançamento, e sua resenha deu uma visão bem ampla do que me espera!
    Amo o gênero distopia e esse livro parece que vai me surpreeender
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro tem crescido no meu conceito.
    Estou cada vez mais com vontade de lê-lo, porque ele faz bem o meu estilo.
    A personagem principal é bem intrigante.

    Beijos
    ooutroladodaraposa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá flor,
    Esse mix de distopia e poderes está me lembrando Estilhaça-me, achei interessante.
    Eu estava curiosa sobre esse livro e na dúvida se lia ou não, agora com sua resenha estou morrendo de vontade de ler RS
    Beijos

    http://itgeekgirls.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Quando A Rainha Vermelha foi lançada fiquei maluca para tê-lo em mãos e ler o mais rápido possível. Tudo nesse livro me chamou atenção e a capa é linda! A sua resenha me fez ter ainda mais vontade de lê-lo *-* Distopias <3
    Parabéns pela resenha!
    Beijos, Nathália.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Quando A Rainha Vermelha foi lançada fiquei maluca para tê-lo em mãos e ler o mais rápido possível. Tudo nesse livro me chamou atenção e a capa é linda! A sua resenha me fez ter ainda mais vontade de lê-lo *-* Distopias <3
    Parabéns pela resenha!
    Beijos, Nathália.

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline..
    Quero muito ler o livro e adorei saber sua opinião, e ainda mais que gostou tanto.
    Romance na medida certa, uma ótima protagonista, e uma ótima escrita. Que resenha!!
    Se pudesse ia correndo comprar, mas eu não posso por enquanto :( :(

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu sou apaixonada por X-men, as não curto A Seleção, então fiquei um pouco confusa se leria ou não, mesmo assim, quando possível, vou tentar saber mais do livro na livraria. Eu achei a capa muito linda, sua resenha me deixou bastante interessada, de verdade, me esse lance de ser similar a A Seleção, foi desmotivador.

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    não conhecia o livro e a capa não me chamou atenção, mas gostei da sua resenha, parece ser um livro bem diferente neh?

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Aline-flor,
    GOSTEI MUITO desse livro! Eu acho que A Rainha Vermelha é o tipo de distopia que foge do convencional, pois a fantasia e um reino monárquico formam um conjunto completamente diferente do que se poderia esperar. Estou muito animada com a sequência, que espero vir em breve, e com a adaptação cinematográfica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ai, Aline! Nem precisava ler sua resenha, porque amo distopia então já ia ler só por isso, mas lendo ela, você me deixou mais empolgada ainda! *-*
    preciso imediatamente comprar A rainha vermelha!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Meu Deeeus! Quantos elogios... Estava curiosa com o livro, a Angélica do meu blog pegou, depois quero pegar emprestado com ela!
    A Seguinte escolhe MUITO BEM os lançamentos, né?
    Show!!!

    Bjs, Isa :)

    ResponderExcluir
  12. Oláá´
    Parece ser um livro bem legal, eu gosto de distopias mas depende bastante e essa me chamou atenção por ter visto apenas elogios, então parece ser diferente e espero poder ler em berve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline =)
    Eu estou megaaa ansiosa p comprar meu exemplar!
    Eu sou lok c distopias e todo mundo ta falando tão bem desta obra.
    Ac hei muito interessante este universo criado pela autora.
    Fiquei mega contente em saber q o romance não é o foco, pq se não fica q nem a seleção, e uma distopia tão interessante vira plano de fundo né?
    Espero m apaixonar q nem vc!!
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  14. Aline, a cada resenha que eu leio sobre esse livro, vai me dando mais vontade dele. Comecei bem ressabiada, pensando que ia ser meio clichê, mas estou começando a achar que estava enganada. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline,
    eu quero ler esse livro desde antes da editora ter decido trazer ele pra cá,
    saltei de alegria quando confirmaram a publicação, mas agora que saiu estou pobre de marré, marré :'( O pior é que a cada resenha que eu leio, minha vontade só aumenta.
    T.T

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline,

    Que resenha empolgante, a exceção do triângulo que eu não gosto e parece ter no livro, todo o resto me entusiasmou ainda mais a ler o livro.

    ;)

    ResponderExcluir
  17. Oi Aline!
    Tudo bem?
    Nossa, ainda não tinha parado pra ler nada sobre esse livro. Adorei! Vou já colocar na minha lista de desejados. A história parece ser muito interessante e tem muitos elementos que eu gosto.

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  18. Já me apaixonei por esse livro por todas as resenhas que já. Parece ser um ótima distopia. E o fato de ter influências de outras obras recentes não atrapalha em nada. Até porque e seleção já havia se inspirado em outras distopias.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Aline!
    Essa Mare é tal da "badass", né? hahaha vermelha e com poder de prateado!
    Esse livro tá dando o que falar e mal foi lançado, né?
    Todo mundo que recebeu a prova antecipada adorou *-*
    Fiquei curiosa pra saber mais sobre a diagramação da edição final

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  20. Ai SEM OR!
    Eu estou surtando por causa desse livro!
    Concordo que só por ser Distopia, já deveríamos querer abraçá-lo hahaha
    Estou louca nele desde quando a editora divulgou o lançamento. Achei essa capa incrível, e dever ser mais linda pessoalmente.
    Amei demais sua resenha! Eu quero esse livro pra ontem ^^

    Beijos

    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Aline, tudo bem?
    Já queria ler esse livro, e sua resenha só me deixou com mais vontade ainda!
    Adoro distopias e essa, OMG! Acho que vou gostar bastante.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. MEU quero muito ler esse livro antes de ser lançado até em inglês que ele já era febre... quando descobri que sairia pela Seguinte fiquei mais feliz ainda!!! Só por ser distopia já sei que vou amar, plus a autora é muito fofa, plus essa resenha me fez cair da cadeira e quer ler neste momento!!! Mas ainda não tenho, mas logo, logo eu vou fazer questão de ve-lo na minha estante!!! kkk
    Beijokas
    Jeh
    www.jeitodler.com

    ResponderExcluir
  23. Olá Aline,
    Eu vi esse livro em um vídeo da Pam, e já estava desejando, e agora com a sua resenha, eu quero muito, amo distopias e amo fantasias e ai imagina quando os autores juntam as duas coisas, eu enlouqueço, vou pesquisar a data de lançamento para compra-lo kkkkk.

    Beijos
    http://entaotudoaconteceu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Oi Aline, tudo bom?
    Ai eu quero esse livro desde que o povo gringo tava falando dele mas nao sei se leria agora, falaram que o cliffhanger dele é LOUCO demais kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Mesmo não sendo fã de distopias, você acabou de me deixar louca por esse livro!
    Só de falar que bebe de A Seleção e X-men, eu já nem precisava ler o resto hahaha!
    Adoro personagens femininas fortes, então vou gostar da Mare, certeza!
    Adorei a resenha e obrigada pela dica!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  26. Aline, eu não sou do tipo que lê distopias.
    Não consigo gostar, mas essa mudou bastante a minha visão.
    Amei o enredo.
    Poderes me chamou bastante atenção exatamente por me remeter a HQ.
    Estou morrendo de vontade de ler o livro e saber o poder da Mare.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  27. Gente, esse livro já me conquistou pelo título e depois pela capa! hahahahaha <3 <3 <3
    Sendo distopia então, acende uma fagulha no meu peito já. Quando você falou x-men, acabou comigo de vez! hahaha
    Sua resenha ficou muito boa! Só me tira uma dúvida... vai ser mais uma trilogia é? Se sim, tomara que saia logo! Vou esperar pra começar a ler!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  28. Quando soube que esse livro seria lançado, eu entrei em combustão literalmente. Eu quero muito ler o livro, e ter minhas próprias surpresas, com isso, li só suas considerações em relação a escrita da autora e o enredo da obra. A edição ficou maravilhosa, a capa tá divina, fora que se trata de uma distopia, coisa que é queridinho no mundo da literatura. Com base nas suas conclusões, eu quero mais ainda ler esse danado!!!

    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Aline, tenho lido boas resenhas do livro,e como é uma distopia, fiquei logo interessada. Mesmo assim, acho que vai demorar um pouco para ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  30. Oieee!
    Ja ouvi falar MUITO desse livro e to muito interessada!
    O porblema como sempre é a grande fila de livros comprados e a fila de livros nao lidos que aumentam constantemente hahahah
    Suuper beijo
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  31. Aline já comprei o livro essa premissa me conquistou e a cada resenha que leio, assim como a sua minha vontade é largar tudo, sentar e começar a leitura. Pelo visto a escrita da autora nos envolve a ponto de se revoltar com as injustiças e torcer para que a justiça seja feita. Vou ler em breve . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  32. Ai, meu Deus, desde que a Raquel do Por Uma Boa Leitura me viciou em Silo, eu já fico com medo quando dizem que um livro é viciante. Hahahaha! Lerei com certeza! Já estou viciada e ainda nem li, pra vc ter noção. XD

    ResponderExcluir
  33. Oie Aline! ^^
    Só de ler a sua resenha já fiquei empogada com esse livro! \o/ Amooo coisas que envolvem poderes e esse livro tem isso muito presente, já quero ler logo, sem contar que a personagem principal parece ser muito forte, do tipo que eu gosto.

    Beijos e até logo!
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  34. Oii, tudo bem?
    Já vi outra resenha deste livro e me apaixonei logo de cara, adoro distopias, e esta é muito interessante. Queria ver a cara de bocó dos prateados ao descobrirem que uma vermelha tem um poder, e que talvez mais poderoso que eles, haha.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  35. Ahhhhhh enlouquecendo aqui porque ainda não consegui comprar esse livro... estou louca para ler.. cada vez que leio resenhas desse livro fico cada vez mais encantada pelo o enredo proposto... fora que essa capa simboliza bem o contexto do livro certo? Essa questão social parece que é bem abordada no livro e isso eu gostei muito, porque distopia tem muito disso.... sua resenha foi super empolgante e fiquei completamente curiosa para iniciar a leitura dele. Xero!!

    ResponderExcluir
  36. Olá
    Estou louca pra ler esse livro
    Mesmo o romance ficando em segundo lugar nessa história
    Sei lá algo me chama pra esse livro
    Pena que tem outros livros acho que vou esperar para ler todos

    ResponderExcluir
  37. Eu quero tanto ler esse livro *0*
    Adorei a resenha, você me deixou mais curiosa ainda viu kkkkk
    O que mais me chamou atenção foi o título, e o fato de ter referência com X-Man, que eu adoro. Enfim, esse livro tem tudo para ser bom e pelo visto é mesmo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  38. Olá; gostei bastante da sua resenha, foi a primeira que li do livro. Achei a trama bem interessante e diferente, fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  39. Hahaha...Adorei o considero "pacas”!!!
    Para começar amooo distopias, é um gênero que comecei a ler e estou adorando. E acho que Rainha Vermelha vai ser a melhor de todas, só tem elogios e to curiosa demais!
    A ideia de dividir a população em sangue vermelho e prateado eu achei interessante já, pq não são pessoas comuns, tem super poderes (amoooooo!)
    A capa é dessas bem chocantes de tão lindas ne?!
    Com certeza vou ler, quero ter a série toda!

    ResponderExcluir
  40. Hey.

    Tenho que ter esse livro em mãos, urgentemente. Sério, estou doida para ler. E só de saber que a protagonista pelo jeito vai me agradar bastante e o enredo ainda é incrível, ou seja, tem forte possibilidade de eu amar demais esse livro.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  41. Olá,
    Já havia lido a resenha e me interessei. Gosto desse tipo de livro o qual envolve poderes e "grupos" separados, ams que DE REPENTE tem uma pessoa de fora que vai mudar as coisas, adoro!
    É uma série ou trilogia?

    ResponderExcluir
  42. Achei legal essa ideia da autora em misturar um pouco as coisas! Gosto bastante de distopias mas sempre penso duas vezes antes de ler uma! Esse livro chamou minha atenção me lembra algum livro ou filme que vi, só não sei qual! Pretendo ler!

    ResponderExcluir
  43. Oi, tudo bem?
    Eu vi esse livro no facebook e fiquei curiosa só por causa dessa capa linda e agora lendo a sua resenha fiquei muito curiosa e animada, a premissa do livro é muito interessante e pelos seus comentários esse livro é muito bacana, por isso já marquei a dica e espero ler em breve o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Preciso desse livro, preciso! Tá todo mundo falando super bem dele e dessa narrativa eletrizante, então preciso do meu o quanto antes. Tô só imaginando como deve ser maravilhosa para estar conquistando tanta gente. Amei a resenha, me deixou ainda mais curiosa!

    ResponderExcluir
  45. Oi Aline, tudo bem? Eu não sou muito fã de distopia, mas desde que li a sinopse deste livro pela primeira vez eu me encantei. Ainda nem li, mas acho que vou adorar essa história.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Ei Aline,
    adorei a resenha! E nossa, um livro que lembra os filmes de super heróis, e teve os X-Men citados, é algo que preciso ler! Eu amo uma boa história com personagens com super poderes, e realmente, isso confere uma cara nova a essa distopia.
    Pretendo ler em breve, e me apaixonar como você
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin